Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,37 e R$ 14.789,82, com a média salarial de R$ 5.628,79 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.628,79 67.545,50 1.407,20 26,23
1º Quartil 2.364,37 28.372,45 591,09 11,02
Salário Mediana 3.606,00 43.272,00 901,50 16,80
3º Quartil 11.279,35 135.352,21 2.819,84 52,55
Teto Salarial 14.789,82 177.477,88 3.697,46 68,91


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.256 - 20.682 7.950,76 3.255,91 5.300,00 17.075,36 20.682,19
Rio de Janeiro - RJ 2.192 - 25.500 7.485,54 2.192,33 3.471,00 21.053,33 25.500,43
Belo Horizonte - MG 2.447 - 13.604 5.565,92 2.447,33 4.299,00 11.231,33 13.603,73
Goiânia - GO 1.925 - 7.124 3.582,92 1.925,00 3.606,00 5.882,00 7.124,45
Caxias do Sul - RS 1.650 - 2.350 1.768,60 1.650,00 1.750,00 1.940,00 2.349,79
Curitiba - PR 2.326 - 19.770 6.719,63 2.326,00 4.098,00 16.322,00 19.769,70
Fortaleza - CE 1.933 - 7.537 2.845,00 1.933,00 2.068,00 6.223,00 7.537,48
São Bernardo do Campo - SP 2.300 - 15.007 6.153,60 2.300,00 2.300,00 12.390,00 15.007,14
Salvador - BA 1.800 - 5.735 2.800,00 1.800,00 2.316,00 4.735,00 5.735,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.710 - 23.043 8.517,06 2.709,87 5.360,50 19.024,20 23.042,68
Minas Gerais 2.025 - 10.951 4.623,54 2.025,45 4.150,00 9.041,40 10.951,21
Goiás 1.913 - 7.061 3.604,60 1.912,50 3.606,00 5.829,50 7.060,87
Rio de Janeiro 2.316 - 20.746 6.686,75 2.316,25 3.338,50 17.128,25 20.746,25
Rio Grande do Sul 1.650 - 3.476 1.949,64 1.650,00 1.800,00 2.870,00 3.476,23
Paraná 2.326 - 19.770 7.306,33 2.326,00 4.735,00 16.322,00 19.769,70
Mato Grosso do Sul 1.412 - 6.783 2.863,78 1.412,00 2.000,00 5.600,00 6.782,89
Bahia 1.931 - 5.351 3.087,50 1.931,00 2.793,50 4.417,50 5.350,61
Ceará 1.412 - 7.537 2.606,17 1.412,00 2.000,50 6.223,00 7.537,48


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

  • Atividades

    • assegurar padrões de atendimento;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • consolidar informações gerenciais;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • coordenar equipes;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • demonstrar poder de decisão;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • controlar orçamento da área;
    • demonstrar persuasão;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • gerir processos de crédito;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar percepção (feeling);
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • participar de comitê de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar serviços terceirizados;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • dispensar pessoas;
    • determinar perfil de ocupações;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • selecionar pessoas;
    • remanejar pessoal;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • estipular políticas por produto;
    • revisar plano diretor;
    • visitar clientes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • promover interação da equipe;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • classificar clientes (rating e score);
    • propor remuneração de pessoal;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • respeitar valores da instituição;
    • programar férias da equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar visão gerencial;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • examinar operações gerenciais;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • demonstrar segurança;
    • incrementar resultados;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • demonstrar liderança;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • estudar sugestões de clientes;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • executar consultas de crédito;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • atender auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • participar de projetos da instituição;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • motivar equipes;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • acompanhar formalização de operações;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • administrar conflitos;
    • delegar atribuições;
    • identificar necessidade de cliente;
    • conferir autenticidade de informações;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • implementar políticas internas e externas;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • controlar custos;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Construção de edifícios
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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