Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • estipular políticas por produto;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • conferir autenticidade de informações;
  • demonstrar liderança;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • coordenar equipes;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar poder de decisão;
  • remanejar pessoal;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • incrementar resultados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • identificar necessidade de cliente;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • delegar atribuições;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • estabelecer prioridades;
  • promover interação da equipe;
  • propor remuneração de pessoal;
  • atender auditoria interna e externa;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • motivar equipes;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • conduzir reuniões com equipe;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • dispensar pessoas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • controlar orçamento da área;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar visão gerencial;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • selecionar pessoas;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar persuasão;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • visitar clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • administrar conflitos;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • classificar clientes (rating e score);
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • participar de projetos da instituição;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • respeitar valores da instituição;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acompanhar formalização de operações;
  • analisar mercado e concorrência;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • demonstrar segurança;
  • implementar políticas internas e externas;
  • participar de comitê de crédito;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • controlar custos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • examinar operações gerenciais;
  • executar consultas de crédito;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • revisar plano diretor;
  • elaborar orçamento da área;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




Profissões em Destaque: