Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • reconhecer nichos de mercado;
  • estabelecer prioridades;
  • visitar clientes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • participar de comitê de crédito;
  • participar de projetos da instituição;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • controlar orçamento da área;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar segurança;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • atender auditoria interna e externa;
  • selecionar pessoas;
  • executar consultas de crédito;
  • controlar custos;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • revisar plano diretor;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • motivar equipes;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • demonstrar liderança;
  • programar férias da equipe;
  • administrar conflitos;
  • coordenar equipes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • conferir autenticidade de informações;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • remanejar pessoal;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • classificar clientes (rating e score);
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar visão gerencial;
  • estipular políticas por produto;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar poder de decisão;
  • implementar políticas internas e externas;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • respeitar valores da instituição;
  • delegar atribuições;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • promover interação da equipe;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • contratar serviços terceirizados;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • incrementar resultados;
  • propor remuneração de pessoal;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • examinar operações gerenciais;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar persuasão;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • estudar sugestões de clientes;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir processos de crédito;
  • identificar necessidade de cliente;
  • elaborar orçamento da área;
  • analisar mercado e concorrência;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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