Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
- Gestor de documentos
- Conservador de museu
- Arquivista
- Auxiliar de museus
- Especialista em museografia de exposição
- Administrador de arquivos
- Especialista em documentação arquivística
- Especialista em documentação museológica
- Especialista em educação em museus
- Museólogo
- Especialista em conservação de acervos
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Especialista em organização de arquivos
Arquivistas e museólogos devem:
- dar acesso À informação;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades patrocinadas;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- conservar acervos;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- comunicar-se;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
Atividades
- orientar a organização de arquivos correntes;
- negociar parcerias e produtos;
- evidenciar senso de organização;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- atualizar-se;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- desenvolver acuidade espacial;
- redigir a correspondência oficial;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- proceder com flexibilidade;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- trabalhar em equipe;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- recolher documentos para guarda permanente;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- gerir depósitos de armazenamento;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- ordenar documentos;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- armazenar documentos/acervos;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- gerenciar atividades de consulta;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- divulgar o acervo;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- pesquisar materiais de conservação;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- decidir o suporte do registro de informação;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- monitorar as condições ambientais;
- elaborar plano de classificação;
- prestar contas dos financiamentos;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- preparar material educativo;
- atender usuários;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- identificar fundos de arquivos;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- definir a tipologia do documento;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- negociar recursos e patrocinadores;
- ministrar cursos e palestras;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- ser meticuloso;
- avaliar documentação;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- proceder com criatividade;
- orientar estagiários;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- desenvolver percepção aguçada;
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- planejar programas de conservação preventiva;
- higienizar documentos/acervos;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- administrar prazos;
- representar oficialmente a instituição;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- acondicionar documentos/acervos;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- implantar procedimentos de arquivo;
- codificar documentos de arquivo;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- registrar documentos de arquivo;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- formular instrumentos de pesquisa;
- classificar documentos de arquivo;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- participar de conselhos profissionais;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- estabelecer diálogo com usuário;
- preparar visitas técnicas;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- apoiar as atividades de consulta;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- elaborar projeto para captar recursos;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- descartar documentos de arquivo;
Setores que mais contratam Especialista em organização de arquivos no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto