Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Especialista em educação em museus
- Especialista em documentação arquivística
- Gestor de documentos
- Conservador de museu
- Auxiliar de museus
- Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
- Especialista em museografia de exposição
- Administrador de arquivos
- Museólogo
- Especialista em documentação museológica
- Especialista em conservação de acervos
- Arquivista
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Especialista em organização de arquivos
Arquivistas e museólogos devem:
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- dar acesso À informação;
- conservar acervos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- comunicar-se;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- administrar atividades patrocinadas;
Atividades
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- armazenar documentos/acervos;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- ser meticuloso;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- divulgar o acervo;
- gerenciar atividades de consulta;
- negociar parcerias e produtos;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- avaliar documentação;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- elaborar plano de classificação;
- administrar prazos;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- decidir o suporte do registro de informação;
- estabelecer diálogo com usuário;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- preparar material educativo;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- monitorar as condições ambientais;
- elaborar projeto para captar recursos;
- registrar documentos de arquivo;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- classificar documentos de arquivo;
- identificar fundos de arquivos;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- atualizar-se;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- acondicionar documentos/acervos;
- ordenar documentos;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- formular instrumentos de pesquisa;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- gerir depósitos de armazenamento;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- higienizar documentos/acervos;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- recolher documentos para guarda permanente;
- participar de conselhos profissionais;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- preparar visitas técnicas;
- redigir a correspondência oficial;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- evidenciar senso de organização;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- apoiar as atividades de consulta;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- representar oficialmente a instituição;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- implantar procedimentos de arquivo;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- desenvolver percepção aguçada;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- proceder com flexibilidade;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- codificar documentos de arquivo;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- desenvolver acuidade espacial;
- atender usuários;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- planejar programas de conservação preventiva;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- definir a tipologia do documento;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- orientar estagiários;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- descartar documentos de arquivo;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- proceder com criatividade;
- trabalhar em equipe;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- ministrar cursos e palestras;
- negociar recursos e patrocinadores;
- pesquisar materiais de conservação;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- prestar contas dos financiamentos;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
Setores que mais contratam Especialista em organização de arquivos no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto