Salário para o cargo de Especialista em educação em museus
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em educação em museus - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em educação em museus

Um Especialista em educação em museus trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em educação em museus

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em educação em museus

Arquivistas e museólogos devem:

  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • conservar acervos;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;

  • Atividades

    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • administrar prazos;
    • divulgar o acervo;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • armazenar documentos/acervos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • trabalhar em equipe;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • ordenar documentos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • avaliar documentação;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • descrever as características dos acervos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • proceder com flexibilidade;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • preparar visitas técnicas;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • orientar estagiários;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • planejar a exposição;
    • definir a tipologia do documento;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • proceder com criatividade;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • atender usuários;
    • preparar material educativo;
    • elaborar plano de classificação;
    • identificar documentos e acervos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • organizar museus;
    • identificar fundos de arquivos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • organizar monitorias;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • determinar discurso expositivo;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • inventariar acervo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • negociar parcerias e produtos;
    • ministrar cursos e palestras;
    • representar a informação;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • orientar as políticas do acervo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • higienizar documentos/acervos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • descartar documentos de arquivo;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • catalogar documentos/acervos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • evidenciar senso de organização;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • registrar documentos de arquivo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • ser meticuloso;
    • coordenar exposições;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • definir o perfil do museu;
    • participar de conselhos profissionais;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • atualizar-se;


    Setores que mais contratam Especialista em educação em museus no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Outras atividades de atenção à saúde humana




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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