Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;

Atividades

  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • higienizar documentos/acervos;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • determinar discurso expositivo;
  • evidenciar senso de organização;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • planejar a exposição;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • redigir a correspondência oficial;
  • selecionar documentos para exposição;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • administrar prazos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • atender usuários;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • identificar documentos e acervos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • armazenar documentos/acervos;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • negociar parcerias e produtos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • representar oficialmente a instituição;
  • organizar monitorias;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • representar a informação;
  • definir o perfil do museu;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • orientar as políticas do acervo;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • coordenar exposições;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • ser meticuloso;
  • atualizar-se;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de conselhos profissionais;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • inventariar acervo;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • preparar visitas técnicas;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • proceder com criatividade;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • catalogar documentos/acervos;
  • organizar museus;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • divulgar o acervo;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • orientar estagiários;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • monitorar as condições ambientais;
  • descrever as características dos acervos;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • preparar material educativo;
  • proceder com flexibilidade;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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