Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • dar acesso À informação;

Atividades

  • desenvolver percepção aguçada;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • identificar documentos e acervos;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • negociar parcerias e produtos;
  • preparar material educativo;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • inventariar acervo;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar visitas técnicas;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • orientar as políticas do acervo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • proceder com criatividade;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • representar a informação;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • redigir a correspondência oficial;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • ser meticuloso;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • planejar a exposição;
  • organizar museus;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • catalogar documentos/acervos;
  • administrar prazos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • higienizar documentos/acervos;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • organizar monitorias;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • orientar estagiários;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • proceder com flexibilidade;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • coordenar exposições;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • monitorar as condições ambientais;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • determinar discurso expositivo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • selecionar documentos para exposição;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • atualizar-se;
  • atender usuários;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • descrever as características dos acervos;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • participar de conselhos profissionais;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • representar oficialmente a instituição;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • divulgar o acervo;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • armazenar documentos/acervos;
  • definir o perfil do museu;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • evidenciar senso de organização;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista