Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • dar acesso À informação;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • comunicar-se;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • atender usuários;
  • redigir a correspondência oficial;
  • organizar monitorias;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • catalogar documentos/acervos;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • preparar visitas técnicas;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • evidenciar senso de organização;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • armazenar documentos/acervos;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • identificar documentos e acervos;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • organizar museus;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • descrever as características dos acervos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • proceder com criatividade;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • higienizar documentos/acervos;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • preparar material educativo;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • divulgar o acervo;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • negociar parcerias e produtos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • determinar discurso expositivo;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • inventariar acervo;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • definir o perfil do museu;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • ser meticuloso;
  • selecionar documentos para exposição;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • atualizar-se;
  • representar a informação;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • administrar prazos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • planejar a exposição;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • coordenar exposições;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • orientar estagiários;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • ministrar cursos e palestras;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • proceder com flexibilidade;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • orientar as políticas do acervo;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • representar oficialmente a instituição;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • planejar programas de conservação preventiva;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social