Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • dar acesso À informação;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • organizar monitorias;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • evidenciar senso de organização;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • atualizar-se;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • ser meticuloso;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • identificar documentos e acervos;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • planejar a exposição;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • preparar material educativo;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • catalogar documentos/acervos;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • proceder com criatividade;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • redigir a correspondência oficial;
  • negociar parcerias e produtos;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • determinar discurso expositivo;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • atender usuários;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • proceder com flexibilidade;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • administrar prazos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • definir o perfil do museu;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • representar oficialmente a instituição;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • orientar as políticas do acervo;
  • preparar visitas técnicas;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • inventariar acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar estagiários;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • organizar museus;
  • divulgar o acervo;
  • coordenar exposições;
  • monitorar as condições ambientais;
  • armazenar documentos/acervos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • representar a informação;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • descrever as características dos acervos;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • selecionar documentos para exposição;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • ministrar cursos e palestras;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • higienizar documentos/acervos;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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