Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • conservar acervos;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;

Atividades

  • identificar documentos e acervos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • atender usuários;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • orientar estagiários;
  • divulgar o acervo;
  • catalogar documentos/acervos;
  • descrever as características dos acervos;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • monitorar as condições ambientais;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • preparar visitas técnicas;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • planejar a exposição;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • negociar parcerias e produtos;
  • proceder com criatividade;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • organizar monitorias;
  • administrar prazos;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • preparar material educativo;
  • ser meticuloso;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • representar a informação;
  • organizar museus;
  • representar oficialmente a instituição;
  • selecionar documentos para exposição;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • coordenar exposições;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • redigir a correspondência oficial;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • orientar as políticas do acervo;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • trabalhar em equipe;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • armazenar documentos/acervos;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • inventariar acervo;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • definir o perfil do museu;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • ministrar cursos e palestras;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • proceder com flexibilidade;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • atualizar-se;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • determinar discurso expositivo;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • evidenciar senso de organização;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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