Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • comunicar-se;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;

Atividades

  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • preparar visitas técnicas;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • orientar estagiários;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • armazenar documentos/acervos;
  • preparar material educativo;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • ser meticuloso;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • inventariar acervo;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • descrever as características dos acervos;
  • catalogar documentos/acervos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • monitorar as condições ambientais;
  • higienizar documentos/acervos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • planejar a exposição;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • participar de conselhos profissionais;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • administrar prazos;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • atualizar-se;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • selecionar documentos para exposição;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • orientar as políticas do acervo;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • identificar documentos e acervos;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • negociar parcerias e produtos;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • representar a informação;
  • evidenciar senso de organização;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • organizar monitorias;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • atender usuários;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • proceder com criatividade;
  • representar oficialmente a instituição;
  • coordenar exposições;
  • redigir a correspondência oficial;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • determinar discurso expositivo;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • proceder com flexibilidade;
  • organizar museus;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • definir o perfil do museu;
  • divulgar o acervo;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • ministrar cursos e palestras;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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