Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;

Atividades

  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • preparar visitas técnicas;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • coordenar exposições;
  • descrever as características dos acervos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • preparar material educativo;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • identificar documentos e acervos;
  • administrar prazos;
  • planejar a exposição;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • representar a informação;
  • participar de conselhos profissionais;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • proceder com criatividade;
  • higienizar documentos/acervos;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • negociar parcerias e produtos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • armazenar documentos/acervos;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • proceder com flexibilidade;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • definir o perfil do museu;
  • atender usuários;
  • evidenciar senso de organização;
  • representar oficialmente a instituição;
  • ministrar cursos e palestras;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • catalogar documentos/acervos;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • selecionar documentos para exposição;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • orientar as políticas do acervo;
  • atualizar-se;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • orientar estagiários;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • monitorar as condições ambientais;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • redigir a correspondência oficial;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • divulgar o acervo;
  • organizar museus;
  • inventariar acervo;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • organizar monitorias;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • determinar discurso expositivo;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • ser meticuloso;
  • negociar recursos e patrocinadores;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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