Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em conservação de acervos

Um Especialista em conservação de acervos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.317,48 e R$ 8.235,85, com a média salarial de R$ 3.804,12 e o salário mediana em R$ 2.854,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em conservação de acervos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.804,12 45.649,41 951,03 19,07
1º Quartil 2.317,48 27.809,72 579,37 11,62
Salário Mediana 2.854,00 34.248,00 713,50 14,31
3º Quartil 6.281,01 75.372,14 1.570,25 31,48
Teto Salarial 8.235,85 98.830,22 2.058,96 41,28


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.384 - 9.358 4.100,64 2.383,69 2.841,00 7.725,66 9.357,55
Rio de Janeiro - RJ 2.438 - 7.216 3.715,30 2.438,12 3.350,00 5.957,71 7.216,16
Belo Horizonte - MG 2.917 - 6.366 3.878,29 2.917,00 3.551,00 5.255,67 6.365,82
Fortaleza - CE 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Brasília - DF 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Belém - PA 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58
Salvador - BA 2.887 - 5.444 4.036,51 2.887,00 4.495,00 4.495,00 5.444,48
Osasco - SP 8.480 - 15.211 9.159,67 8.480,00 8.480,00 12.558,00 15.210,63
Armação de Búzios - RJ 1.547 - 1.959 1.575,00 1.547,00 1.547,00 1.617,00 1.958,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.332 - 9.984 4.284,86 2.331,55 2.854,00 8.242,81 9.983,94
Rio de Janeiro 1.547 - 6.850 3.245,37 1.546,92 2.590,00 5.655,80 6.850,47
Minas Gerais 2.223 - 6.349 3.466,12 2.222,56 2.917,00 5.241,75 6.348,96
Rio Grande do Sul 1.808 - 8.020 3.414,67 1.808,00 2.513,50 6.621,67 8.020,36
Ceará 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Distrito Federal 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Bahia 2.679 - 5.750 3.961,01 2.678,50 4.495,00 4.747,50 5.750,31
Pará 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conservar acervos;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;

  • Atividades

    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • determinar discurso expositivo;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • preparar visitas técnicas;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • inventariar acervo;
    • preparar material educativo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • descrever as características dos acervos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • avaliar documentação;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • coordenar exposições;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • registrar documentos de arquivo;
    • organizar museus;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • proceder com flexibilidade;
    • atualizar-se;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • monitorar as condições ambientais;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • classificar documentos de arquivo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • evidenciar senso de organização;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • planejar a exposição;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • organizar monitorias;
    • representar oficialmente a instituição;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • administrar prazos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • representar a informação;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • proceder com criatividade;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • codificar documentos de arquivo;
    • trabalhar em equipe;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • ministrar cursos e palestras;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • identificar fundos de arquivos;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • orientar estagiários;
    • ordenar documentos;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • definir o perfil do museu;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • elaborar plano de classificação;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • orientar as políticas do acervo;
    • ser meticuloso;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • redigir a correspondência oficial;
    • divulgar o acervo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • definir a tipologia do documento;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • participar de conselhos profissionais;
    • identificar documentos e acervos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • selecionar documentos para exposição;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • catalogar documentos/acervos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • atender usuários;


    Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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