Salário para o cargo de Especialista em conservação de acervos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em conservação de acervos - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em conservação de acervos

Arquivistas e museólogos devem:

  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • dar acesso À informação;
  • conservar acervos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • preparar material educativo;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • organizar museus;
  • determinar discurso expositivo;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • preparar visitas técnicas;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • planejar a exposição;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • representar oficialmente a instituição;
  • coordenar exposições;
  • representar a informação;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • proceder com flexibilidade;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • proceder com criatividade;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • catalogar documentos/acervos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • redigir a correspondência oficial;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • atualizar-se;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • identificar documentos e acervos;
  • atender usuários;
  • ser meticuloso;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • evidenciar senso de organização;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • selecionar documentos para exposição;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • ministrar cursos e palestras;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • higienizar documentos/acervos;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • armazenar documentos/acervos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • divulgar o acervo;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • orientar estagiários;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • administrar prazos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • descrever as características dos acervos;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • negociar parcerias e produtos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • participar de conselhos profissionais;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • trabalhar em equipe;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • definir o perfil do museu;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • orientar as políticas do acervo;
  • inventariar acervo;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • organizar monitorias;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;


Setores que mais contratam Especialista em conservação de acervos no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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