Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • administrar atividades patrocinadas;
  • dar acesso À informação;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • proceder com criatividade;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • higienizar documentos/acervos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • representar oficialmente a instituição;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • proceder com flexibilidade;
  • orientar estagiários;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • definir a tipologia do documento;
  • descartar documentos de arquivo;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • elaborar plano de classificação;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • evidenciar senso de organização;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • ordenar documentos;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • preparar material educativo;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • classificar documentos de arquivo;
  • administrar prazos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • participar de conselhos profissionais;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • avaliar documentação;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • atualizar-se;
  • ser meticuloso;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • identificar fundos de arquivos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • redigir a correspondência oficial;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • preparar visitas técnicas;
  • atender usuários;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • divulgar o acervo;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • armazenar documentos/acervos;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • negociar parcerias e produtos;
  • codificar documentos de arquivo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • registrar documentos de arquivo;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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