Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conservar acervos;

Atividades

  • gerenciar atividades de consulta;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • negociar parcerias e produtos;
  • classificar documentos de arquivo;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • descartar documentos de arquivo;
  • registrar documentos de arquivo;
  • participar de conselhos profissionais;
  • avaliar documentação;
  • identificar fundos de arquivos;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • atualizar-se;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • representar oficialmente a instituição;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • definir a tipologia do documento;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • evidenciar senso de organização;
  • armazenar documentos/acervos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • elaborar plano de classificação;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • codificar documentos de arquivo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • proceder com flexibilidade;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • preparar material educativo;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • ordenar documentos;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • orientar estagiários;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • administrar prazos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • atender usuários;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • preparar visitas técnicas;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • proceder com criatividade;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • ser meticuloso;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • divulgar o acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • orientar a organização de arquivos correntes;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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