Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • conservar acervos;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;

Atividades

  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • descartar documentos de arquivo;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • ser meticuloso;
  • negociar parcerias e produtos;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • ordenar documentos;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • elaborar plano de classificação;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • divulgar o acervo;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • codificar documentos de arquivo;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • redigir a correspondência oficial;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • definir a tipologia do documento;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • identificar fundos de arquivos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • participar de conselhos profissionais;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • evidenciar senso de organização;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • classificar documentos de arquivo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • atualizar-se;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • orientar estagiários;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • registrar documentos de arquivo;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • atender usuários;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • armazenar documentos/acervos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • preparar material educativo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • proceder com flexibilidade;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • preparar visitas técnicas;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • avaliar documentação;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • proceder com criatividade;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • representar oficialmente a instituição;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • administrar prazos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




Profissões em Destaque: