Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Arquivista
- Especialista em documentação arquivística
- Especialista em organização de arquivos
- Especialista em educação em museus
- Administrador de arquivos
- Especialista em conservação de acervos
- Conservador de museu
- Gestor de documentos
- Museólogo
- Especialista em documentação museológica
- Especialista em museografia de exposição
- Auxiliar de museus
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos devem:
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- comunicar-se;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- dar acesso À informação;
- conservar acervos;
- administrar atividades patrocinadas;
Atividades
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- higienizar documentos/acervos;
- acondicionar documentos/acervos;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- classificar documentos de arquivo;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- recolher documentos para guarda permanente;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- divulgar o acervo;
- apoiar as atividades de consulta;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- atualizar-se;
- ordenar documentos;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- avaliar documentação;
- identificar fundos de arquivos;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- proceder com criatividade;
- negociar recursos e patrocinadores;
- prestar contas dos financiamentos;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- ministrar cursos e palestras;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- pesquisar materiais de conservação;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- estabelecer diálogo com usuário;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- registrar documentos de arquivo;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
- formular instrumentos de pesquisa;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- elaborar plano de classificação;
- decidir o suporte do registro de informação;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- monitorar as condições ambientais;
- ser meticuloso;
- atender usuários;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- gerir depósitos de armazenamento;
- descartar documentos de arquivo;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- elaborar projeto para captar recursos;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- codificar documentos de arquivo;
- implantar procedimentos de arquivo;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- definir a tipologia do documento;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- planejar programas de conservação preventiva;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- proceder com flexibilidade;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- evidenciar senso de organização;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- desenvolver percepção aguçada;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- preparar material educativo;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- gerenciar atividades de consulta;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- trabalhar em equipe;
- redigir a correspondência oficial;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- negociar parcerias e produtos;
- representar oficialmente a instituição;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- preparar visitas técnicas;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- orientar estagiários;
- desenvolver acuidade espacial;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- participar de conselhos profissionais;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- administrar prazos;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- armazenar documentos/acervos;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto