Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Arquivista
- Museólogo
- Especialista em documentação arquivística
- Gestor de documentos
- Administrador de arquivos
- Especialista em conservação de acervos
- Conservador de museu
- Especialista em organização de arquivos
- Especialista em documentação museológica
- Especialista em educação em museus
- Auxiliar de museus
- Especialista em museografia de exposição
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos devem:
- conservar acervos;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- dar acesso À informação;
- administrar atividades patrocinadas;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- evidenciar senso de organização;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- elaborar plano de classificação;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- avaliar documentação;
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- armazenar documentos/acervos;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- planejar programas de conservação preventiva;
- ministrar cursos e palestras;
- descartar documentos de arquivo;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- pesquisar materiais de conservação;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- atualizar-se;
- redigir a correspondência oficial;
- desenvolver percepção aguçada;
- elaborar projeto para captar recursos;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- atender usuários;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- codificar documentos de arquivo;
- desenvolver acuidade espacial;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- negociar parcerias e produtos;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- negociar recursos e patrocinadores;
- preparar material educativo;
- apoiar as atividades de consulta;
- preparar visitas técnicas;
- acondicionar documentos/acervos;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- definir a tipologia do documento;
- ordenar documentos;
- higienizar documentos/acervos;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- decidir o suporte do registro de informação;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- recolher documentos para guarda permanente;
- divulgar o acervo;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- estabelecer diálogo com usuário;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- proceder com flexibilidade;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- implantar procedimentos de arquivo;
- gerenciar atividades de consulta;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- monitorar as condições ambientais;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- participar de conselhos profissionais;
- representar oficialmente a instituição;
- proceder com criatividade;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- prestar contas dos financiamentos;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- identificar fundos de arquivos;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- classificar documentos de arquivo;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- orientar estagiários;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- trabalhar em equipe;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- administrar prazos;
- formular instrumentos de pesquisa;
- ser meticuloso;
- registrar documentos de arquivo;
- gerir depósitos de armazenamento;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto