Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;

Atividades

  • estabelecer diálogo com usuário;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • divulgar o acervo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • classificar documentos de arquivo;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • descartar documentos de arquivo;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • elaborar plano de classificação;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • ministrar cursos e palestras;
  • administrar prazos;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • atualizar-se;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • participar de conselhos profissionais;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • atender usuários;
  • proceder com flexibilidade;
  • redigir a correspondência oficial;
  • representar oficialmente a instituição;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • higienizar documentos/acervos;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • proceder com criatividade;
  • avaliar documentação;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • armazenar documentos/acervos;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • registrar documentos de arquivo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • preparar visitas técnicas;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • evidenciar senso de organização;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • orientar estagiários;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • negociar parcerias e produtos;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • definir a tipologia do documento;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • ordenar documentos;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • ser meticuloso;
  • identificar fundos de arquivos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • codificar documentos de arquivo;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • preparar material educativo;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • elaborar tabelas de temporalidade;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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