Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • dar acesso À informação;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • decidir o suporte do registro de informação;
  • definir a tipologia do documento;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • registrar documentos de arquivo;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • atualizar-se;
  • redigir a correspondência oficial;
  • classificar documentos de arquivo;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • preparar material educativo;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • identificar fundos de arquivos;
  • proceder com flexibilidade;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • codificar documentos de arquivo;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • administrar prazos;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • orientar estagiários;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • preparar visitas técnicas;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • armazenar documentos/acervos;
  • trabalhar em equipe;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • monitorar as condições ambientais;
  • higienizar documentos/acervos;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • ministrar cursos e palestras;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • negociar parcerias e produtos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • ordenar documentos;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • elaborar plano de classificação;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • descartar documentos de arquivo;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • proceder com criatividade;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • atender usuários;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • evidenciar senso de organização;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • divulgar o acervo;
  • avaliar documentação;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • ser meticuloso;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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