Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Arquivista
- Especialista em educação em museus
- Especialista em documentação museológica
- Especialista em museografia de exposição
- Auxiliar de museus
- Gestor de documentos
- Administrador de arquivos
- Especialista em organização de arquivos
- Conservador de museu
- Especialista em conservação de acervos
- Museólogo
- Especialista em documentação arquivística
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- conservar acervos;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- dar acesso À informação;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- administrar atividades patrocinadas;
- comunicar-se;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
Atividades
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- divulgar o acervo;
- implantar procedimentos de arquivo;
- prestar contas dos financiamentos;
- recolher documentos para guarda permanente;
- representar oficialmente a instituição;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- atualizar-se;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- apoiar as atividades de consulta;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- orientar estagiários;
- estabelecer diálogo com usuário;
- formular instrumentos de pesquisa;
- gerir depósitos de armazenamento;
- monitorar as condições ambientais;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- acondicionar documentos/acervos;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- ser meticuloso;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- armazenar documentos/acervos;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- redigir a correspondência oficial;
- negociar recursos e patrocinadores;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- planejar programas de conservação preventiva;
- proceder com flexibilidade;
- desenvolver acuidade espacial;
- classificar documentos de arquivo;
- registrar documentos de arquivo;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- preparar visitas técnicas;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- negociar parcerias e produtos;
- proceder com criatividade;
- evidenciar senso de organização;
- avaliar documentação;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- gerenciar atividades de consulta;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- pesquisar materiais de conservação;
- participar de conselhos profissionais;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- decidir o suporte do registro de informação;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- ministrar cursos e palestras;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- elaborar plano de classificação;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- elaborar projeto para captar recursos;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- codificar documentos de arquivo;
- definir a tipologia do documento;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- ordenar documentos;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- descartar documentos de arquivo;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- atender usuários;
- desenvolver percepção aguçada;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- trabalhar em equipe;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- administrar prazos;
- higienizar documentos/acervos;
- preparar material educativo;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- identificar fundos de arquivos;
Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto