Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • dar acesso À informação;
  • conservar acervos;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • pesquisar materiais de conservação;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • preparar material educativo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • codificar documentos de arquivo;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • proceder com criatividade;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • proceder com flexibilidade;
  • negociar parcerias e produtos;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • preparar visitas técnicas;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • administrar prazos;
  • divulgar o acervo;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • evidenciar senso de organização;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • elaborar plano de classificação;
  • definir a tipologia do documento;
  • ordenar documentos;
  • classificar documentos de arquivo;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • higienizar documentos/acervos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • ser meticuloso;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • registrar documentos de arquivo;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • avaliar documentação;
  • identificar fundos de arquivos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • orientar estagiários;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • atender usuários;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • armazenar documentos/acervos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • representar oficialmente a instituição;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • atualizar-se;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • descartar documentos de arquivo;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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