Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conservar acervos;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;

Atividades

  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • administrar prazos;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • negociar parcerias e produtos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • evidenciar senso de organização;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • representar oficialmente a instituição;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • ser meticuloso;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • avaliar documentação;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • divulgar o acervo;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • armazenar documentos/acervos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • ordenar documentos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • classificar documentos de arquivo;
  • descartar documentos de arquivo;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • preparar material educativo;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • participar de conselhos profissionais;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • orientar estagiários;
  • identificar fundos de arquivos;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • preparar visitas técnicas;
  • atualizar-se;
  • codificar documentos de arquivo;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • proceder com criatividade;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • atender usuários;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • elaborar plano de classificação;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • proceder com flexibilidade;
  • registrar documentos de arquivo;
  • definir a tipologia do documento;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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