Salário para o cargo de Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • dar acesso À informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • atender usuários;
  • classificar documentos de arquivo;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • descartar documentos de arquivo;
  • armazenar documentos/acervos;
  • proceder com criatividade;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • elaborar plano de classificação;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • preparar visitas técnicas;
  • preparar material educativo;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • administrar prazos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • participar de conselhos profissionais;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • divulgar o acervo;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • avaliar documentação;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • evidenciar senso de organização;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • proceder com flexibilidade;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • atualizar-se;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • registrar documentos de arquivo;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • ordenar documentos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • negociar parcerias e produtos;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • identificar fundos de arquivos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • orientar estagiários;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • codificar documentos de arquivo;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • ser meticuloso;
  • ministrar cursos e palestras;
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • definir a tipologia do documento;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • trabalhar em equipe;


Setores que mais contratam Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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