Salário para o cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • atualizar-se na Área;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • orientar alunos;
  • produzir material de trabalho;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;

  • Atividades

    • avaliar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • elaborar projetos de extensão;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • planejar aulas;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • produzir cartazes;
    • participar de atividades culturais;
    • preencher relatórios de atividades;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • estudar a legislação educacional;
    • exercer cargos de representação;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • orientar monitores;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • coordenar cursos;
    • coordenar pesquisas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • produzir hipertextos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • exercer cargos de direção;
    • desenvolver atividades interativas;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • atuar em comissões editoriais;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • participar de associações de classe;
    • avaliar políticas educacionais;
    • proferir palestras;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • participar de reuniões;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • gerenciar projetos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • realizar eventos;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • participar de colegiados;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • atuar em projetos de extensão;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar material didático;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • dialogar com os alunos;
    • produzir vídeos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • participar de associações científicas;
    • planejar pesquisas;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • coordenar estágios;
    • planejar projetos de extensão;
    • coordenar convênios;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • coordenar reuniões;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • redigir publicações científicas;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • estudar a produção científica da área;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • demonstrar postura ética;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • sistematizar conteúdos;
    • produzir transparências;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • avaliar currículos de alunos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • produzir artigos para divulgação;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • organizar coletâneas;
    • planejar eventos e seminários;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • auto avaliar-se;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • organizar publicações;
    • atuar em debates;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar postura crítica;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atribuir notas e conceitos;
    • elaborar pareceres;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • coordenar eventos;
    • participar de comissões;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • gerenciar convênios;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • prever fontes de financiamento;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • avaliar cursos;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • planejar estágios;
    • mapear campos para estágio;
    • estudar outros idiomas;
    • treinar auxiliares de pesquisa;


    Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão