Salário para o cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • produzir material de trabalho;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • comunicar-se;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;

  • Atividades

    • produzir artigos para divulgação;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • sistematizar conteúdos;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • exercer cargos de representação;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • coordenar eventos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • atuar em projetos de extensão;
    • participar de comissões;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • coordenar cursos;
    • auto avaliar-se;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • trabalhar em equipe;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • exercer cargos de direção;
    • redigir publicações científicas;
    • estudar a produção científica da área;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • preencher relatórios de atividades;
    • gerenciar projetos;
    • participar de colegiados;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • planejar pesquisas;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • atribuir notas e conceitos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • atuar em comissões editoriais;
    • desenvolver atividades interativas;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • participar de associações de classe;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar reuniões;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • produzir cartazes;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • planejar estágios;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • coordenar projetos de extensão;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • planejar projetos de extensão;
    • orientar monitores;
    • estudar a legislação educacional;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • produzir transparências;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • planejar aulas;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • proferir palestras;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • gerenciar convênios;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar pareceres;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • demonstrar postura crítica;
    • mapear campos para estágio;
    • avaliar currículos de alunos;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • participar de reuniões;
    • estudar outros idiomas;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • prever fontes de financiamento;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • organizar publicações;
    • coordenar pesquisas;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • avaliar material didático;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • elaborar projetos de extensão;
    • coordenar estágios;
    • participar de associações científicas;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • coordenar convênios;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • produzir hipertextos;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • atuar em debates;
    • planejar eventos e seminários;
    • organizar coletâneas;
    • produzir vídeos;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • avaliar cursos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • avaliar projetos de extensão;
    • demonstrar postura ética;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • participar de atividades culturais;
    • realizar eventos;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;


    Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo