Salário para o cargo de Diretor de divisão médica
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de divisão médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de divisão médica

Um Diretor de divisão médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de divisão médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de divisão médica

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • avaliar resultados financeiros;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • produzir material técnico-científico;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • planejar ações de capacitação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • contratar auditorias;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • prestar assessoria;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • planejar ações de sensibilização;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • analisar indicadores de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • implementar programas de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • prestar auditoria;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • participar em conselhos;
    • implementar ações de sensibilização;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • elaborar plano estratégico;
    • levantar custo por departamento;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • delegar funções;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • propor auditorias;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • nomear ouvidores;
    • participar de conferência de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar criatividade;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • demonstrar empatia;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • definir investimentos e custeio;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • viabilizar captação de recursos;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar pesquisas;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • elaborar relatórios;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • aprovar contratações e demissões;
    • definir instruções de serviços internos;
    • prestar consultoria;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de divisão médica no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro