Salário para o cargo de Diretor de criação
CBO 2531-30 > Profissionais de publicidade

Diretor de criação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de criação

Um Diretor de criação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.936,56 e R$ 22.828,79, com a média salarial de R$ 7.340,36 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de criação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.340,36 88.084,36 1.835,09 35,10
1º Quartil 1.936,56 23.238,68 484,14 9,26
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,35
3º Quartil 17.410,21 208.922,51 4.352,55 83,26
Teto Salarial 22.828,79 273.945,46 5.707,20 109,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.258 - 42.582 13.480,84 2.258,04 6.690,96 35.156,28 42.582,34
Porto Alegre - RS 1.700 - 3.476 2.212,74 1.700,00 2.200,00 2.870,08 3.476,32
Rio de Janeiro - RJ 1.850 - 27.253 10.040,72 1.850,00 8.500,00 22.500,00 27.252,68
São José do Rio Preto - SP 1.401 - 4.246 2.341,26 1.401,00 2.250,00 3.505,30 4.245,72
Belo Horizonte - MG 1.900 - 3.831 2.383,74 1.900,00 2.200,00 3.162,70 3.830,76
Curitiba - PR 1.330 - 6.624 2.432,27 1.330,00 1.863,00 5.469,00 6.624,22
Balneário Camboriú - SC 2.100 - 11.143 3.990,00 2.100,00 2.800,00 9.200,00 11.143,32
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 4.845 2.510,20 1.350,00 1.800,00 4.000,00 4.844,92
Campinas - SP 1.200 - 4.239 2.257,55 1.200,00 2.500,00 3.500,00 4.239,31
Recife - PE 1.700 - 10.901 4.310,16 1.700,00 2.588,25 9.000,00 10.901,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.660 - 35.539 10.384,56 1.659,73 4.000,00 29.341,25 35.539,00
Rio Grande do Sul 1.603 - 3.844 2.252,95 1.603,07 2.056,10 3.173,36 3.843,67
Minas Gerais 1.262 - 4.046 2.263,09 1.261,61 2.200,00 3.340,36 4.045,94
Paraná 1.290 - 4.850 2.331,44 1.290,00 2.200,00 4.004,52 4.850,39
Rio de Janeiro 1.204 - 21.953 6.382,69 1.203,94 2.954,00 18.124,80 21.953,30
Santa Catarina 1.619 - 7.799 3.553,50 1.618,98 2.725,00 6.438,80 7.798,87
Pernambuco 1.073 - 9.425 3.650,59 1.072,50 2.144,13 7.781,27 9.424,90
Espírito Santo 1.500 - 4.239 2.143,93 1.500,00 1.800,00 3.500,00 4.239,31
Mato Grosso 1.300 - 4.239 2.500,00 1.300,00 2.200,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de criação

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • gerenciar setores;
  • contratar fornecedores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • preparar cronograma;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir conceito de campanhas;
    • selecionar fornecedores;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • analisar perfil do público alvo;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • demonstrar senso crítico;
    • acordar briefing com cliente;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • comprar espaço na mídia;
    • criar peças publicitárias;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • comunicar imagem de clientes;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • criar campanhas publicitárias;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • apresentar projeto para cliente;
    • definir target (público alvo);
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • determinar fornecedores;
    • pesquisar novas recomendações;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • traçar planejamento de campanha;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • adaptar linguagem ao público;
    • fazer previsão orçamentária;
    • criar ações de merchandising;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • coordenar área de mídia;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • analisar demanda do cliente;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • assumir riscos;
    • detectar tendências de mercado;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • demonstrar dinamismo;
    • contratar serviços de publicidade;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • rever processo criativo;
    • definir necessidades do cliente;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • explicar formas de pagamento;
    • administrar conflitos;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar proatividade;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • analisar concorrência;
    • demonstrar senso estético;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • mapear dados secundários;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • demonstrar poder de síntese;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;


    Setores que mais contratam Diretor de criação no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Consultoria em publicidade
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de publicidade
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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