Salário para o cargo de Diretor de criação
CBO 2531-30 > Profissionais de publicidade

Diretor de criação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de criação

Um Diretor de criação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.459,23 e R$ 28.099,80, com a média salarial de R$ 7.340,36 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de criação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.340,36 88.084,36 1.835,09 35,10
1º Quartil 1.459,23 17.510,81 364,81 6,98
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,35
3º Quartil 21.430,11 257.161,29 5.357,53 102,48
Teto Salarial 28.099,80 337.197,60 7.024,95 134,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.258 - 42.582 13.480,84 2.258,04 6.690,96 35.156,28 42.582,34
Porto Alegre - RS 1.700 - 3.476 2.212,74 1.700,00 2.200,00 2.870,08 3.476,32
Belo Horizonte - MG 1.900 - 3.831 2.383,74 1.900,00 2.200,00 3.162,70 3.830,76
São José do Rio Preto - SP 1.401 - 4.246 2.341,26 1.401,00 2.250,00 3.505,30 4.245,72
Rio de Janeiro - RJ 1.850 - 27.253 10.040,72 1.850,00 8.500,00 22.500,00 27.252,68
Curitiba - PR 1.330 - 6.624 2.432,27 1.330,00 1.863,00 5.469,00 6.624,22
Campinas - SP 1.200 - 4.239 2.257,55 1.200,00 2.500,00 3.500,00 4.239,31
Balneário Camboriú - SC 2.100 - 11.143 3.990,00 2.100,00 2.800,00 9.200,00 11.143,32
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 4.845 2.510,20 1.350,00 1.800,00 4.000,00 4.844,92
Recife - PE 1.700 - 10.901 4.310,16 1.700,00 2.588,25 9.000,00 10.901,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.660 - 35.539 10.384,56 1.659,73 4.000,00 29.341,25 35.539,00
Rio Grande do Sul 1.603 - 3.844 2.252,95 1.603,07 2.056,10 3.173,36 3.843,67
Minas Gerais 1.262 - 4.046 2.263,09 1.261,61 2.200,00 3.340,36 4.045,94
Paraná 1.290 - 4.850 2.331,44 1.290,00 2.200,00 4.004,52 4.850,39
Rio de Janeiro 1.204 - 21.953 6.382,69 1.203,94 2.954,00 18.124,80 21.953,30
Santa Catarina 1.619 - 7.799 3.553,50 1.618,98 2.725,00 6.438,80 7.798,87
Pernambuco 1.073 - 9.425 3.650,59 1.072,50 2.144,13 7.781,27 9.424,90
Mato Grosso 1.300 - 4.239 2.500,00 1.300,00 2.200,00 3.500,00 4.239,31
Espírito Santo 1.500 - 4.239 2.143,93 1.500,00 1.800,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de criação

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • contratar fornecedores;
  • gerenciar setores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • desenvolver propaganda e promoções;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • criar ações de merchandising;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • administrar conflitos;
    • assumir riscos;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • coordenar área de mídia;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • contratar serviços de publicidade;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • demonstrar liderança;
    • acordar briefing com cliente;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • fazer previsão orçamentária;
    • adaptar linguagem ao público;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • detectar tendências de mercado;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • selecionar fornecedores;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • preparar cronograma;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar perfil do público alvo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • explicar formas de pagamento;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • demonstrar senso crítico;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • criar peças publicitárias;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • mapear dados secundários;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar senso estético;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • pesquisar novas recomendações;
    • comprar espaço na mídia;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • traçar planejamento de campanha;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar dinamismo;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • definir necessidades do cliente;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • comunicar imagem de clientes;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • rever processo criativo;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar poder de síntese;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar criatividade;
    • antever cenários futuros;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • definir conceito de campanhas;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • identificar necessidades do cliente;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • analisar concorrência;
    • determinar fornecedores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar campanhas publicitárias;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • apresentar tabelas de preços;
    • coordenar compra de espaço na mídia;


    Setores que mais contratam Diretor de criação no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Consultoria em publicidade
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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