Salário para o cargo de Redator de publicidade
CBO 2531-10 > Profissionais de publicidade

Redator de publicidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Redator de publicidade

Um Redator de publicidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.496,48 e R$ 7.418,22, com a média salarial de R$ 3.019,95 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Redator de publicidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.019,95 36.239,41 754,99 14,42
1º Quartil 1.496,48 17.957,71 374,12 7,15
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,55
3º Quartil 5.657,45 67.889,39 1.414,36 27,02
Teto Salarial 7.418,22 89.018,61 1.854,55 35,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.517 - 12.089 4.671,95 1.517,50 3.500,00 9.981,10 12.089,41
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 9.462 4.133,98 1.768,15 3.451,00 7.812,03 9.462,17
Curitiba - PR 1.471 - 5.199 2.559,59 1.470,94 2.200,00 4.292,15 5.198,79
Belo Horizonte - MG 1.364 - 5.807 2.738,75 1.363,91 2.286,50 4.794,61 5.807,37
Porto Alegre - RS 1.615 - 5.935 2.822,04 1.614,98 2.500,00 4.899,81 5.934,80
Brasília - DF 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Goiânia - GO 1.152 - 3.915 1.902,10 1.152,14 1.528,20 3.232,22 3.914,96
Fortaleza - CE 1.327 - 4.171 2.165,42 1.327,48 2.000,00 3.443,66 4.171,07
Recife - PE 1.312 - 4.490 2.238,04 1.311,94 2.000,00 3.707,15 4.490,21
Campinas - SP 1.423 - 5.543 2.613,77 1.422,93 2.027,08 4.576,73 5.543,47
Maringá - PR 1.310 - 2.697 1.686,34 1.309,91 1.600,00 2.227,01 2.697,42
Florianópolis - SC 1.427 - 5.639 2.727,10 1.426,86 2.200,00 4.655,80 5.639,24
Ribeirão Preto - SP 1.255 - 4.058 2.081,39 1.254,53 1.725,08 3.350,31 4.058,00
Barueri - SP 1.473 - 7.471 3.196,83 1.472,65 2.500,00 6.168,37 7.471,32
Manaus - AM 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Joinville - SC 1.272 - 5.539 2.332,35 1.272,16 1.650,00 4.572,63 5.538,51
Chapeco - SC 1.338 - 5.150 2.316,30 1.337,63 1.800,00 4.251,51 5.149,55
São José do Rio Preto - SP 1.220 - 3.215 1.841,78 1.220,37 1.864,98 2.654,37 3.215,05
Vitoria - ES 1.363 - 3.540 2.050,42 1.362,70 2.059,51 2.922,24 3.539,50
Blumenau - SC 1.529 - 3.970 2.118,47 1.528,74 1.700,00 3.277,50 3.969,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.367 - 10.262 3.846,03 1.366,73 2.518,00 8.472,25 10.261,84
Paraná 1.315 - 4.123 2.052,42 1.315,36 1.700,00 3.404,19 4.123,26
Rio de Janeiro 1.410 - 8.693 3.596,12 1.410,15 2.800,00 7.176,88 8.692,85
Santa Catarina 1.318 - 4.622 2.200,56 1.317,65 1.800,00 3.816,36 4.622,49
Rio Grande do Sul 1.368 - 4.759 2.306,80 1.367,70 1.950,00 3.929,44 4.759,46
Minas Gerais 1.148 - 4.900 2.151,15 1.148,18 1.618,43 4.045,21 4.899,68
Goiás 1.126 - 3.599 1.814,62 1.125,92 1.512,15 2.971,50 3.599,17
Ceará 1.226 - 4.025 2.078,57 1.225,57 2.000,00 3.322,78 4.024,65
Distrito Federal 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Pernambuco 1.273 - 4.285 2.144,87 1.272,87 1.800,00 3.537,86 4.285,17
Bahia 1.086 - 4.083 1.890,21 1.085,77 1.500,00 3.371,35 4.083,48
Espírito Santo 1.203 - 3.356 1.896,25 1.202,95 1.800,00 2.770,91 3.356,21
Mato Grosso do Sul 1.166 - 4.006 2.031,28 1.165,64 1.902,20 3.307,49 4.006,13
Amazonas 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Mato Grosso 1.157 - 4.730 2.140,08 1.157,20 1.600,00 3.904,75 4.729,55
Maranhão 1.080 - 2.826 1.568,76 1.080,00 1.500,00 2.333,21 2.826,06
Sergipe 1.101 - 2.720 1.571,75 1.101,09 1.500,00 2.245,69 2.720,05
Paraíba 1.092 - 2.484 1.435,53 1.092,34 1.200,00 2.051,16 2.484,43
Pará 1.162 - 4.469 2.024,54 1.162,44 1.700,00 3.689,46 4.468,78
Alagoas 1.089 - 2.971 1.656,32 1.089,49 1.500,00 2.452,90 2.971,02
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.370 1.671,40 1.087,00 1.500,00 2.782,39 3.370,12
Amapá 1.045 - 1.647 1.193,17 1.045,00 1.200,00 1.360,00 1.647,27
Piauí 1.100 - 3.028 1.804,99 1.100,00 1.800,00 2.500,00 3.028,08
Tocantins 1.200 - 2.422 1.514,29 1.200,00 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.128 - 1.817 1.236,00 1.128,00 1.189,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Redator de publicidade

Profissionais de publicidade devem:

  • gerenciar setores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;

  • Atividades

    • manter relacionamento com o cliente;
    • comprar espaço na mídia;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • demonstrar senso estético;
    • administrar conflitos;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • acordar briefing com cliente;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • contratar serviços de publicidade;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • analisar perfil do público alvo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • definir necessidades do cliente;
    • mapear dados secundários;
    • demonstrar senso crítico;
    • demonstrar criatividade;
    • criar peças publicitárias;
    • demonstrar poder de síntese;
    • coordenar área de mídia;
    • criar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • explicar formas de pagamento;
    • determinar fornecedores;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • definir target (público alvo);
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • rever processo criativo;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • demonstrar proatividade;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • criar ações de merchandising;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • demonstrar dinamismo;
    • preparar cronograma;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • comunicar imagem de clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • assumir riscos;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • definir conceito de campanhas;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • fazer previsão orçamentária;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • antever cenários futuros;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • traçar planejamento de campanha;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • selecionar fornecedores;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • analisar concorrência;
    • demonstrar liderança;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • pesquisar novas recomendações;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • adaptar linguagem ao público;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • detectar tendências de mercado;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • pesquisar alternativas de mídia;


    Setores que mais contratam Redator de publicidade no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Consultoria em publicidade
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional