Salário para o cargo de Redator de publicidade
CBO 2531-10 > Profissionais de publicidade

Redator de publicidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Redator de publicidade

Um Redator de publicidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.281,13 e R$ 8.557,12, com a média salarial de R$ 3.019,95 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Redator de publicidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.019,95 36.239,41 754,99 14,42
1º Quartil 1.281,13 15.373,60 320,28 6,12
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,55
3º Quartil 6.526,02 78.312,30 1.631,51 31,17
Teto Salarial 8.557,12 102.685,43 2.139,28 40,86


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.517 - 12.089 4.671,95 1.517,50 3.500,00 9.981,10 12.089,41
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 9.462 4.133,98 1.768,15 3.451,00 7.812,03 9.462,17
Curitiba - PR 1.471 - 5.199 2.559,59 1.470,94 2.200,00 4.292,15 5.198,79
Belo Horizonte - MG 1.364 - 5.807 2.738,75 1.363,91 2.286,50 4.794,61 5.807,37
Porto Alegre - RS 1.615 - 5.935 2.822,04 1.614,98 2.500,00 4.899,81 5.934,80
Brasília - DF 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Goiânia - GO 1.152 - 3.915 1.902,10 1.152,14 1.528,20 3.232,22 3.914,96
Fortaleza - CE 1.327 - 4.171 2.165,42 1.327,48 2.000,00 3.443,66 4.171,07
Recife - PE 1.312 - 4.490 2.238,04 1.311,94 2.000,00 3.707,15 4.490,21
Campinas - SP 1.423 - 5.543 2.613,77 1.422,93 2.027,08 4.576,73 5.543,47
Maringá - PR 1.310 - 2.697 1.686,34 1.309,91 1.600,00 2.227,01 2.697,42
Florianópolis - SC 1.427 - 5.639 2.727,10 1.426,86 2.200,00 4.655,80 5.639,24
Ribeirão Preto - SP 1.255 - 4.058 2.081,39 1.254,53 1.725,08 3.350,31 4.058,00
Barueri - SP 1.473 - 7.471 3.196,83 1.472,65 2.500,00 6.168,37 7.471,32
Manaus - AM 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Joinville - SC 1.272 - 5.539 2.332,35 1.272,16 1.650,00 4.572,63 5.538,51
Chapeco - SC 1.338 - 5.150 2.316,30 1.337,63 1.800,00 4.251,51 5.149,55
São José do Rio Preto - SP 1.220 - 3.215 1.841,78 1.220,37 1.864,98 2.654,37 3.215,05
Vitoria - ES 1.363 - 3.540 2.050,42 1.362,70 2.059,51 2.922,24 3.539,50
Blumenau - SC 1.529 - 3.970 2.118,47 1.528,74 1.700,00 3.277,50 3.969,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.367 - 10.262 3.846,03 1.366,73 2.518,00 8.472,25 10.261,84
Paraná 1.315 - 4.123 2.052,42 1.315,36 1.700,00 3.404,19 4.123,26
Rio de Janeiro 1.410 - 8.693 3.596,12 1.410,15 2.800,00 7.176,88 8.692,85
Santa Catarina 1.318 - 4.622 2.200,56 1.317,65 1.800,00 3.816,36 4.622,49
Rio Grande do Sul 1.368 - 4.759 2.306,80 1.367,70 1.950,00 3.929,44 4.759,46
Minas Gerais 1.148 - 4.900 2.151,15 1.148,18 1.618,43 4.045,21 4.899,68
Goiás 1.126 - 3.599 1.814,62 1.125,92 1.512,15 2.971,50 3.599,17
Ceará 1.226 - 4.025 2.078,57 1.225,57 2.000,00 3.322,78 4.024,65
Distrito Federal 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Pernambuco 1.273 - 4.285 2.144,87 1.272,87 1.800,00 3.537,86 4.285,17
Bahia 1.086 - 4.083 1.890,21 1.085,77 1.500,00 3.371,35 4.083,48
Espírito Santo 1.203 - 3.356 1.896,25 1.202,95 1.800,00 2.770,91 3.356,21
Mato Grosso do Sul 1.166 - 4.006 2.031,28 1.165,64 1.902,20 3.307,49 4.006,13
Amazonas 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Mato Grosso 1.157 - 4.730 2.140,08 1.157,20 1.600,00 3.904,75 4.729,55
Maranhão 1.080 - 2.826 1.568,76 1.080,00 1.500,00 2.333,21 2.826,06
Sergipe 1.101 - 2.720 1.571,75 1.101,09 1.500,00 2.245,69 2.720,05
Paraíba 1.092 - 2.484 1.435,53 1.092,34 1.200,00 2.051,16 2.484,43
Alagoas 1.089 - 2.971 1.656,32 1.089,49 1.500,00 2.452,90 2.971,02
Pará 1.162 - 4.469 2.024,54 1.162,44 1.700,00 3.689,46 4.468,78
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.370 1.671,40 1.087,00 1.500,00 2.782,39 3.370,12
Amapá 1.045 - 1.647 1.193,17 1.045,00 1.200,00 1.360,00 1.647,27
Piauí 1.100 - 3.028 1.804,99 1.100,00 1.800,00 2.500,00 3.028,08
Tocantins 1.200 - 2.422 1.514,29 1.200,00 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.128 - 1.817 1.236,00 1.128,00 1.189,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Redator de publicidade

Profissionais de publicidade devem:

  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • apresentar tabelas de preços;
    • fazer previsão orçamentária;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • coordenar área de mídia;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • definir necessidades do cliente;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • rever processo criativo;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • criar campanhas publicitárias;
    • mapear dados secundários;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • demonstrar dinamismo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar liderança;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • selecionar fornecedores;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • demonstrar senso estético;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • assumir riscos;
    • comunicar imagem de clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • pesquisar novas recomendações;
    • traçar planejamento de campanha;
    • detectar tendências de mercado;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • administrar conflitos;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • determinar fornecedores;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • acordar briefing com cliente;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • criar peças publicitárias;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar senso crítico;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • analisar concorrência;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • criar ações de merchandising;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • adaptar linguagem ao público;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • definir conceito de campanhas;
    • analisar perfil do público alvo;
    • comprar espaço na mídia;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • contratar serviços de publicidade;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • preparar cronograma;
    • demonstrar poder de síntese;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • conduzir a realização de pesquisas;


    Setores que mais contratam Redator de publicidade no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Consultoria em publicidade
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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