Salário para o cargo de Coordenador de mídia
CBO 2531-20 > Profissionais de publicidade

Coordenador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Coordenador de mídia

Um Coordenador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,52 e R$ 13.117,16, com a média salarial de R$ 4.415,78 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.415,78 52.989,36 1.103,95 20,95
1º Quartil 1.412,52 16.950,27 353,13 6,70
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,23
3º Quartil 10.003,71 120.044,50 2.500,93 47,45
Teto Salarial 13.117,16 157.405,95 3.279,29 62,22


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.281 - 15.236 6.090,82 2.280,79 4.500,00 12.579,24 15.236,35
Rio de Janeiro - RJ 1.552 - 11.855 4.772,67 1.551,61 3.875,00 9.787,96 11.855,47
Barueri - SP 1.587 - 15.619 6.490,45 1.586,89 5.478,00 12.895,35 15.619,23
Fortaleza - CE 1.356 - 21.465 5.770,48 1.356,38 2.000,00 17.721,29 21.464,56
Goiânia - GO 1.291 - 18.340 4.855,22 1.290,72 1.350,00 15.141,50 18.339,84
Curitiba - PR 1.785 - 8.918 3.887,81 1.785,27 3.063,00 7.362,52 8.917,71
Belo Horizonte - MG 1.533 - 9.207 3.848,06 1.532,98 3.000,00 7.601,43 9.207,08
Manaus - AM 1.330 - 4.388 1.950,87 1.330,00 1.350,00 3.623,01 4.388,30
Brasília - DF 1.824 - 16.020 5.679,30 1.823,68 3.775,23 13.226,45 16.020,27
Campinas - SP 1.522 - 9.272 3.869,62 1.522,29 3.000,00 7.655,36 9.272,40
Porto Alegre - RS 1.871 - 6.057 3.080,95 1.871,31 2.696,00 5.000,51 6.056,77
Uberlândia - MG 1.644 - 4.211 2.328,67 1.644,18 2.002,00 3.476,74 4.211,13
Belém - PA 1.045 - 3.158 1.652,62 1.045,00 1.557,09 2.606,95 3.157,62
Recife - PE 1.278 - 7.134 2.933,23 1.277,78 2.300,00 5.889,59 7.133,65
Criciúma - SC 1.296 - 3.586 1.726,78 1.296,25 1.369,39 2.960,99 3.586,44
Maringá - PR 1.430 - 4.541 2.278,96 1.429,89 1.900,00 3.748,94 4.540,83
Sorocaba - SP 1.286 - 5.602 2.458,79 1.286,00 2.000,00 4.624,67 5.601,53
Vitoria - ES 1.523 - 3.760 2.122,23 1.522,75 1.800,00 3.104,65 3.760,45
Salvador - BA 1.488 - 7.286 3.180,61 1.487,50 2.261,66 6.015,67 7.286,36
Teresina - PI 1.288 - 9.079 3.403,41 1.288,41 2.373,73 7.495,34 9.078,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.836 - 13.922 5.407,73 1.836,20 4.000,00 11.493,90 13.921,76
Rio de Janeiro 1.458 - 11.231 4.323,37 1.457,89 3.088,27 9.272,73 11.231,41
Minas Gerais 1.328 - 6.951 2.947,29 1.327,79 2.369,00 5.738,39 6.950,50
Goiás 1.242 - 11.405 3.402,57 1.242,44 1.350,00 9.415,76 11.404,65
Paraná 1.496 - 7.586 3.257,96 1.496,22 2.500,00 6.263,43 7.586,46
Santa Catarina 1.371 - 5.507 2.537,81 1.370,90 2.015,20 4.546,40 5.506,73
Ceará 1.301 - 17.676 4.975,36 1.300,79 2.000,00 14.593,36 17.675,92
Rio Grande do Sul 1.464 - 6.300 2.922,79 1.464,48 2.554,64 5.201,16 6.299,80
Amazonas 1.330 - 4.388 1.950,87 1.330,00 1.350,00 3.623,01 4.388,30
Distrito Federal 1.824 - 16.020 5.679,30 1.823,68 3.775,23 13.226,45 16.020,27
Pernambuco 1.197 - 6.053 2.542,68 1.196,85 1.982,89 4.997,09 6.052,62
Pará 1.045 - 3.640 1.782,74 1.045,00 1.557,17 3.005,06 3.639,81
Espírito Santo 1.223 - 4.611 2.207,22 1.222,70 1.800,00 3.806,49 4.610,54
Bahia 1.204 - 13.022 4.148,57 1.203,72 2.200,00 10.750,75 13.021,63
Mato Grosso 1.596 - 11.210 4.896,64 1.595,81 3.604,08 9.255,09 11.210,04
Maranhão 1.188 - 5.526 2.220,99 1.188,48 1.400,00 4.561,95 5.525,58
Piauí 1.172 - 8.472 3.261,02 1.172,11 2.373,73 6.994,37 8.471,79
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.122 2.157,34 1.196,40 2.050,00 3.403,40 4.122,30
Paraíba 1.083 - 5.938 2.186,96 1.083,01 1.342,00 4.902,29 5.937,80
Tocantins 1.215 - 3.135 1.543,49 1.214,67 1.257,00 2.588,53 3.135,31
Rio Grande do Norte 1.129 - 3.030 1.856,31 1.128,64 1.927,18 2.501,58 3.029,98
Sergipe 1.467 - 4.354 2.147,49 1.466,67 1.800,00 3.594,81 4.354,14
Alagoas 1.045 - 2.616 1.456,08 1.045,00 1.300,00 2.159,75 2.615,95
Amapá 2.393 - 2.898 2.392,71 2.392,71 2.392,71 2.392,71 2.898,12
Rondônia 1.177 - 2.422 1.407,00 1.177,00 1.179,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Coordenador de mídia

Profissionais de publicidade devem:

  • gerenciar setores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;

  • Atividades

    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • definir target (público alvo);
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • comprar espaço na mídia;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • traçar planejamento de campanha;
    • demonstrar senso crítico;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • definir necessidades do cliente;
    • mapear dados secundários;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • rever processo criativo;
    • coordenar área de mídia;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • comunicar imagem de clientes;
    • assumir riscos;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • determinar fornecedores;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • fazer previsão orçamentária;
    • criar peças publicitárias;
    • definir conceito de campanhas;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • selecionar fornecedores;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • criar campanhas publicitárias;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • detectar tendências de mercado;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • adaptar linguagem ao público;
    • demonstrar poder de síntese;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • contratar serviços de publicidade;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • demonstrar liderança;
    • apresentar projeto para cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • analisar demanda do cliente;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar senso estético;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • preparar cronograma;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • criar ações de merchandising;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • analisar concorrência;
    • pesquisar novas recomendações;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • analisar perfil do público alvo;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • acordar briefing com cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • administrar conflitos;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • demonstrar proatividade;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • explicar formas de pagamento;


    Setores que mais contratam Coordenador de mídia no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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