Salário para o cargo de Coordenador de mídia
CBO 2531-20 > Profissionais de publicidade

Coordenador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Coordenador de mídia

Um Coordenador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.881,39 e R$ 11.349,58, com a média salarial de R$ 4.415,78 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.415,78 52.989,36 1.103,95 20,95
1º Quartil 1.881,39 22.576,63 470,35 8,92
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,23
3º Quartil 8.655,67 103.868,07 2.163,92 41,06
Teto Salarial 11.349,58 136.194,92 2.837,39 53,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.281 - 15.236 6.090,82 2.280,79 4.500,00 12.579,24 15.236,35
Rio de Janeiro - RJ 1.552 - 11.855 4.772,67 1.551,61 3.875,00 9.787,96 11.855,47
Barueri - SP 1.587 - 15.619 6.490,45 1.586,89 5.478,00 12.895,35 15.619,23
Fortaleza - CE 1.356 - 21.465 5.770,48 1.356,38 2.000,00 17.721,29 21.464,56
Goiânia - GO 1.291 - 18.340 4.855,22 1.290,72 1.350,00 15.141,50 18.339,84
Curitiba - PR 1.785 - 8.918 3.887,81 1.785,27 3.063,00 7.362,52 8.917,71
Belo Horizonte - MG 1.533 - 9.207 3.848,06 1.532,98 3.000,00 7.601,43 9.207,08
Manaus - AM 1.330 - 4.388 1.950,87 1.330,00 1.350,00 3.623,01 4.388,30
Brasília - DF 1.824 - 16.020 5.679,30 1.823,68 3.775,23 13.226,45 16.020,27
Campinas - SP 1.522 - 9.272 3.869,62 1.522,29 3.000,00 7.655,36 9.272,40
Porto Alegre - RS 1.871 - 6.057 3.080,95 1.871,31 2.696,00 5.000,51 6.056,77
Uberlândia - MG 1.644 - 4.211 2.328,67 1.644,18 2.002,00 3.476,74 4.211,13
Belém - PA 1.045 - 3.158 1.652,62 1.045,00 1.557,09 2.606,95 3.157,62
Recife - PE 1.278 - 7.134 2.933,23 1.277,78 2.300,00 5.889,59 7.133,65
Criciúma - SC 1.296 - 3.586 1.726,78 1.296,25 1.369,39 2.960,99 3.586,44
Maringá - PR 1.430 - 4.541 2.278,96 1.429,89 1.900,00 3.748,94 4.540,83
Sorocaba - SP 1.286 - 5.602 2.458,79 1.286,00 2.000,00 4.624,67 5.601,53
Salvador - BA 1.488 - 7.286 3.180,61 1.487,50 2.261,66 6.015,67 7.286,36
Vitoria - ES 1.523 - 3.760 2.122,23 1.522,75 1.800,00 3.104,65 3.760,45
Teresina - PI 1.288 - 9.079 3.403,41 1.288,41 2.373,73 7.495,34 9.078,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.836 - 13.922 5.407,73 1.836,20 4.000,00 11.493,90 13.921,76
Rio de Janeiro 1.458 - 11.231 4.323,37 1.457,89 3.088,27 9.272,73 11.231,41
Minas Gerais 1.328 - 6.951 2.947,29 1.327,79 2.369,00 5.738,39 6.950,50
Goiás 1.242 - 11.405 3.402,57 1.242,44 1.350,00 9.415,76 11.404,65
Paraná 1.496 - 7.586 3.257,96 1.496,22 2.500,00 6.263,43 7.586,46
Santa Catarina 1.371 - 5.507 2.537,81 1.370,90 2.015,20 4.546,40 5.506,73
Ceará 1.301 - 17.676 4.975,36 1.300,79 2.000,00 14.593,36 17.675,92
Rio Grande do Sul 1.464 - 6.300 2.922,79 1.464,48 2.554,64 5.201,16 6.299,80
Amazonas 1.330 - 4.388 1.950,87 1.330,00 1.350,00 3.623,01 4.388,30
Distrito Federal 1.824 - 16.020 5.679,30 1.823,68 3.775,23 13.226,45 16.020,27
Pernambuco 1.197 - 6.053 2.542,68 1.196,85 1.982,89 4.997,09 6.052,62
Pará 1.045 - 3.640 1.782,74 1.045,00 1.557,17 3.005,06 3.639,81
Espírito Santo 1.223 - 4.611 2.207,22 1.222,70 1.800,00 3.806,49 4.610,54
Bahia 1.204 - 13.022 4.148,57 1.203,72 2.200,00 10.750,75 13.021,63
Mato Grosso 1.596 - 11.210 4.896,64 1.595,81 3.604,08 9.255,09 11.210,04
Maranhão 1.188 - 5.526 2.220,99 1.188,48 1.400,00 4.561,95 5.525,58
Piauí 1.172 - 8.472 3.261,02 1.172,11 2.373,73 6.994,37 8.471,79
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.122 2.157,34 1.196,40 2.050,00 3.403,40 4.122,30
Paraíba 1.083 - 5.938 2.186,96 1.083,01 1.342,00 4.902,29 5.937,80
Rio Grande do Norte 1.129 - 3.030 1.856,31 1.128,64 1.927,18 2.501,58 3.029,98
Tocantins 1.215 - 3.135 1.543,49 1.214,67 1.257,00 2.588,53 3.135,31
Sergipe 1.467 - 4.354 2.147,49 1.466,67 1.800,00 3.594,81 4.354,14
Alagoas 1.045 - 2.616 1.456,08 1.045,00 1.300,00 2.159,75 2.615,95
Amapá 2.393 - 2.898 2.392,71 2.392,71 2.392,71 2.392,71 2.898,12
Rondônia 1.177 - 2.422 1.407,00 1.177,00 1.179,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Coordenador de mídia

Profissionais de publicidade devem:

  • elaborar planejamento estratégico;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • vender serviços publicitários;
  • contratar fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;

  • Atividades

    • demonstrar poder de síntese;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • assumir riscos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • adaptar linguagem ao público;
    • definir target (público alvo);
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • antever cenários futuros;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • definir conceito de campanhas;
    • demonstrar proatividade;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar senso estético;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • comunicar imagem de clientes;
    • detectar tendências de mercado;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • preparar cronograma;
    • criar peças publicitárias;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • determinar fornecedores;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • apresentar projeto para cliente;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • definir necessidades do cliente;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • demonstrar dinamismo;
    • contratar serviços de publicidade;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • demonstrar senso crítico;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • coordenar área de mídia;
    • comprar espaço na mídia;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • rever processo criativo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • explicar formas de pagamento;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • conduzir realização de pesquisa;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • traçar planejamento de campanha;
    • mapear dados secundários;
    • analisar concorrência;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • analisar perfil do público alvo;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • apresentar tabelas de preços;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • administrar conflitos;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • pesquisar novas recomendações;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • selecionar fornecedores;
    • criar ações de merchandising;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • acordar briefing com cliente;
    • demonstrar liderança;
    • criar campanhas publicitárias;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • fazer previsão orçamentária;


    Setores que mais contratam Coordenador de mídia no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Marketing direto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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