Salário para o cargo de Agenciador de publicidade
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Agenciador de publicidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Agenciador de publicidade

Um Agenciador de publicidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,45 e R$ 5.127,11, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agenciador de publicidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.308,45 15.701,46 327,11 6,13
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 3.910,15 46.921,81 977,54 18,31
Teto Salarial 5.127,11 61.525,29 1.281,78 24,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Agenciador de publicidade

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • gerenciar setores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • contratar fornecedores;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;

  • Atividades

    • conduzir a realização de pesquisas;
    • comprar espaço na mídia;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • selecionar fornecedores;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • coordenar área de mídia;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir necessidades do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • apresentar projeto para cliente;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • explicar formas de pagamento;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • demonstrar senso crítico;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • assumir riscos;
    • demonstrar poder de síntese;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • preparar cronograma;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • administrar conflitos;
    • definir conceito de campanhas;
    • antever cenários futuros;
    • acordar briefing com cliente;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • pesquisar novas recomendações;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • traçar planejamento de campanha;
    • definir target (público alvo);
    • conduzir realização de pesquisa;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • rever processo criativo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • adaptar linguagem ao público;
    • demonstrar senso estético;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • criar campanhas publicitárias;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • analisar concorrência;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar liderança;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • contratar serviços de publicidade;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • criar ações de merchandising;
    • fazer previsão orçamentária;
    • analisar demanda do cliente;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • comunicar imagem de clientes;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • mapear dados secundários;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • criar peças publicitárias;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • detectar tendências de mercado;
    • analisar perfil do público alvo;
    • determinar fornecedores;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;


    Setores que mais contratam Agenciador de publicidade no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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