Salário para o cargo de Agenciador de publicidade
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Agenciador de publicidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Agenciador de publicidade

Um Agenciador de publicidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.183,20 e R$ 5.945,61, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agenciador de publicidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.183,20 14.198,35 295,80 5,54
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 4.534,38 54.412,53 1.133,59 21,23
Teto Salarial 5.945,61 71.347,35 1.486,40 27,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Agenciador de publicidade

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • demonstrar dinamismo;
    • comunicar imagem de clientes;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • antever cenários futuros;
    • assumir riscos;
    • administrar conflitos;
    • rever processo criativo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • criar peças publicitárias;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • contratar serviços de publicidade;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • demonstrar senso estético;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • pesquisar novas recomendações;
    • trabalhar em equipe;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • coordenar área de mídia;
    • mapear dados secundários;
    • analisar concorrência;
    • criar campanhas publicitárias;
    • definir necessidades do cliente;
    • traçar planejamento de campanha;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • fazer previsão orçamentária;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • comprar espaço na mídia;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • demonstrar poder de síntese;
    • adaptar linguagem ao público;
    • acordar briefing com cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • determinar fornecedores;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • preparar cronograma;
    • demonstrar senso crítico;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • detectar tendências de mercado;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • apresentar projeto para cliente;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar liderança;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • definir target (público alvo);
    • apresentar tabelas de preços;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • criar ações de merchandising;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • analisar perfil do público alvo;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • definir conceito de campanhas;
    • selecionar fornecedores;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • analisar demanda do cliente;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • demonstrar proatividade;
    • identificar necessidades do cliente;
    • definir conceito de produto e serviço;


    Setores que mais contratam Agenciador de publicidade no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua