Salário para o cargo de Diretor de arte (publicidade)
CBO 2531-25 > Profissionais de publicidade

Diretor de arte (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de arte (publicidade)

Um Diretor de arte (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.012,43 e R$ 9.092,47, com a média salarial de R$ 3.886,69 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de arte (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.886,69 46.640,26 971,67 18,34
1º Quartil 2.012,43 24.149,14 503,11 9,49
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,15
3º Quartil 6.934,31 83.211,69 1.733,58 32,71
Teto Salarial 9.092,47 109.109,66 2.273,12 42,90


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.199 - 12.311 5.294,14 2.198,56 4.300,00 10.163,84 12.310,75
Rio de Janeiro - RJ 1.876 - 9.986 4.252,42 1.875,90 3.500,00 8.244,88 9.986,45
Fortaleza - CE 1.284 - 4.620 2.350,29 1.284,00 2.251,72 3.814,71 4.620,50
Brasília - DF 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Curitiba - PR 1.436 - 8.803 3.524,44 1.435,77 2.589,00 7.267,58 8.802,72
Recife - PE 1.374 - 4.644 2.409,04 1.373,98 2.152,68 3.834,07 4.643,94
Barueri - SP 2.238 - 9.583 4.696,21 2.237,98 4.500,00 7.911,75 9.582,95
Campinas - SP 1.723 - 5.676 2.861,82 1.722,86 2.150,00 4.686,51 5.676,44
Belo Horizonte - MG 1.352 - 5.430 2.697,04 1.352,24 2.409,24 4.482,95 5.429,88
Joinville - SC 1.720 - 5.682 2.924,83 1.720,13 2.500,00 4.691,30 5.682,24
Porto Alegre - RS 1.821 - 6.479 3.158,35 1.820,83 2.728,71 5.348,90 6.478,75
Goiânia - GO 1.284 - 5.808 2.647,12 1.283,81 2.200,00 4.795,24 5.808,14
Guarulhos - SP 1.956 - 10.456 4.719,26 1.956,40 4.308,89 8.632,45 10.455,88
Uberlândia - MG 1.283 - 5.300 2.530,89 1.283,03 1.800,00 4.375,32 5.299,52
Salvador - BA 1.612 - 5.331 2.629,56 1.612,09 2.326,25 4.401,68 5.331,44
Maringá - PR 1.416 - 4.020 2.329,17 1.416,09 2.198,00 3.319,25 4.020,37
Ribeirão Preto - SP 1.698 - 6.056 3.237,54 1.698,14 3.226,03 5.000,23 6.056,42
Blumenau - SC 1.667 - 6.475 3.168,50 1.666,67 3.076,41 5.345,67 6.474,84
Londrina - PR 1.493 - 4.692 2.556,07 1.493,40 2.500,00 3.873,59 4.691,81
Sorocaba - SP 1.322 - 6.003 2.951,93 1.322,32 3.000,00 4.956,23 6.003,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.919 - 11.177 4.746,53 1.918,93 3.850,00 9.228,22 11.177,49
Rio de Janeiro 1.704 - 9.506 3.985,53 1.703,62 3.200,00 7.848,36 9.506,17
Santa Catarina 1.506 - 5.036 2.600,65 1.506,17 2.381,32 4.157,82 5.036,08
Rio Grande do Sul 1.484 - 5.607 2.721,27 1.484,11 2.300,00 4.629,28 5.607,12
Paraná 1.387 - 6.614 2.873,03 1.387,48 2.242,70 5.460,29 6.613,66
Minas Gerais 1.299 - 5.753 2.619,79 1.299,09 2.115,00 4.749,45 5.752,67
Ceará 1.254 - 4.456 2.274,18 1.253,59 2.039,99 3.679,02 4.456,14
Pernambuco 1.343 - 4.476 2.314,33 1.342,69 2.000,00 3.695,67 4.476,31
Distrito Federal 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Goiás 1.389 - 5.818 2.687,96 1.388,93 2.200,00 4.803,14 5.817,71
Bahia 1.330 - 4.593 2.282,96 1.330,36 2.000,00 3.792,31 4.593,36
Espírito Santo 1.365 - 4.231 2.273,07 1.365,08 2.042,00 3.492,99 4.230,82
Maranhão 1.149 - 4.550 2.084,76 1.148,59 1.800,00 3.756,92 4.550,49
Mato Grosso 1.356 - 5.001 2.675,05 1.355,85 2.650,00 4.129,21 5.001,42
Mato Grosso do Sul 1.282 - 3.677 1.885,69 1.281,87 1.537,50 3.035,89 3.677,16
Amazonas 1.407 - 4.792 2.575,31 1.406,56 2.370,00 3.956,48 4.792,21
Sergipe 1.442 - 6.019 2.608,89 1.442,33 2.110,00 4.969,00 6.018,60
Piauí 1.099 - 5.130 2.360,08 1.099,00 1.794,50 4.235,32 5.129,94
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.571 1.511,88 1.100,00 1.428,50 2.123,00 2.571,44
Paraíba 1.112 - 2.601 1.444,39 1.111,67 1.177,50 2.147,53 2.601,15
Alagoas 1.500 - 5.038 2.297,81 1.500,00 1.800,00 4.159,36 5.037,94
Pará 1.450 - 6.359 2.877,10 1.450,24 2.500,00 5.250,00 6.358,96
Tocantins 1.100 - 10.901 3.550,36 1.100,00 2.126,00 9.000,00 10.901,07
Rondônia 1.752 - 15.896 5.283,20 1.752,42 2.600,00 13.123,63 15.895,73


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de arte (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • vender serviços publicitários;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • gerenciar setores;

  • Atividades

    • analisar demanda do cliente;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • traçar planejamento de campanha;
    • detectar tendências de mercado;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • explicar formas de pagamento;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • assumir riscos;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • antever cenários futuros;
    • adaptar linguagem ao público;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • preparar cronograma;
    • comprar espaço na mídia;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • coordenar área de mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • contratar serviços de publicidade;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • definir conceito de campanhas;
    • definir target (público alvo);
    • apresentar projeto para cliente;
    • mapear dados secundários;
    • criar peças publicitárias;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • selecionar fornecedores;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar senso crítico;
    • definir necessidades do cliente;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • determinar fornecedores;
    • comunicar imagem de clientes;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • analisar concorrência;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • administrar conflitos;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • demonstrar dinamismo;
    • pesquisar novas recomendações;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • criar ações de merchandising;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar proatividade;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • analisar perfil do público alvo;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • acordar briefing com cliente;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • criar campanhas publicitárias;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • fazer previsão orçamentária;
    • demonstrar poder de síntese;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • demonstrar senso estético;
    • demonstrar liderança;
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • rever processo criativo;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;


    Setores que mais contratam Diretor de arte (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria