Salário para o cargo de Diretor de arte (publicidade)
CBO 2531-25 > Profissionais de publicidade

Diretor de arte (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de arte (publicidade)

Um Diretor de arte (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.577,52 e R$ 10.252,72, com a média salarial de R$ 3.886,69 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de arte (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.886,69 46.640,26 971,67 18,34
1º Quartil 1.577,52 18.930,28 394,38 7,44
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,15
3º Quartil 7.819,16 93.829,96 1.954,79 36,89
Teto Salarial 10.252,72 123.032,66 2.563,18 48,37


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.199 - 12.311 5.294,14 2.198,56 4.300,00 10.163,84 12.310,75
Rio de Janeiro - RJ 1.876 - 9.986 4.252,42 1.875,90 3.500,00 8.244,88 9.986,45
Fortaleza - CE 1.284 - 4.620 2.350,29 1.284,00 2.251,72 3.814,71 4.620,50
Brasília - DF 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Curitiba - PR 1.436 - 8.803 3.524,44 1.435,77 2.589,00 7.267,58 8.802,72
Barueri - SP 2.238 - 9.583 4.696,21 2.237,98 4.500,00 7.911,75 9.582,95
Recife - PE 1.374 - 4.644 2.409,04 1.373,98 2.152,68 3.834,07 4.643,94
Campinas - SP 1.723 - 5.676 2.861,82 1.722,86 2.150,00 4.686,51 5.676,44
Belo Horizonte - MG 1.352 - 5.430 2.697,04 1.352,24 2.409,24 4.482,95 5.429,88
Porto Alegre - RS 1.821 - 6.479 3.158,35 1.820,83 2.728,71 5.348,90 6.478,75
Joinville - SC 1.720 - 5.682 2.924,83 1.720,13 2.500,00 4.691,30 5.682,24
Goiânia - GO 1.284 - 5.808 2.647,12 1.283,81 2.200,00 4.795,24 5.808,14
Guarulhos - SP 1.956 - 10.456 4.719,26 1.956,40 4.308,89 8.632,45 10.455,88
Uberlândia - MG 1.283 - 5.300 2.530,89 1.283,03 1.800,00 4.375,32 5.299,52
Salvador - BA 1.612 - 5.331 2.629,56 1.612,09 2.326,25 4.401,68 5.331,44
Maringá - PR 1.416 - 4.020 2.329,17 1.416,09 2.198,00 3.319,25 4.020,37
Ribeirão Preto - SP 1.698 - 6.056 3.237,54 1.698,14 3.226,03 5.000,23 6.056,42
Blumenau - SC 1.667 - 6.475 3.168,50 1.666,67 3.076,41 5.345,67 6.474,84
Londrina - PR 1.493 - 4.692 2.556,07 1.493,40 2.500,00 3.873,59 4.691,81
Sorocaba - SP 1.322 - 6.003 2.951,93 1.322,32 3.000,00 4.956,23 6.003,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.919 - 11.177 4.746,53 1.918,93 3.850,00 9.228,22 11.177,49
Rio de Janeiro 1.704 - 9.506 3.985,53 1.703,62 3.200,00 7.848,36 9.506,17
Santa Catarina 1.506 - 5.036 2.600,65 1.506,17 2.381,32 4.157,82 5.036,08
Rio Grande do Sul 1.484 - 5.607 2.721,27 1.484,11 2.300,00 4.629,28 5.607,12
Paraná 1.387 - 6.614 2.873,03 1.387,48 2.242,70 5.460,29 6.613,66
Minas Gerais 1.299 - 5.753 2.619,79 1.299,09 2.115,00 4.749,45 5.752,67
Ceará 1.254 - 4.456 2.274,18 1.253,59 2.039,99 3.679,02 4.456,14
Pernambuco 1.343 - 4.476 2.314,33 1.342,69 2.000,00 3.695,67 4.476,31
Distrito Federal 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Goiás 1.389 - 5.818 2.687,96 1.388,93 2.200,00 4.803,14 5.817,71
Bahia 1.330 - 4.593 2.282,96 1.330,36 2.000,00 3.792,31 4.593,36
Espírito Santo 1.365 - 4.231 2.273,07 1.365,08 2.042,00 3.492,99 4.230,82
Maranhão 1.149 - 4.550 2.084,76 1.148,59 1.800,00 3.756,92 4.550,49
Mato Grosso 1.356 - 5.001 2.675,05 1.355,85 2.650,00 4.129,21 5.001,42
Mato Grosso do Sul 1.282 - 3.677 1.885,69 1.281,87 1.537,50 3.035,89 3.677,16
Amazonas 1.407 - 4.792 2.575,31 1.406,56 2.370,00 3.956,48 4.792,21
Sergipe 1.442 - 6.019 2.608,89 1.442,33 2.110,00 4.969,00 6.018,60
Piauí 1.099 - 5.130 2.360,08 1.099,00 1.794,50 4.235,32 5.129,94
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.571 1.511,88 1.100,00 1.428,50 2.123,00 2.571,44
Paraíba 1.112 - 2.601 1.444,39 1.111,67 1.177,50 2.147,53 2.601,15
Alagoas 1.500 - 5.038 2.297,81 1.500,00 1.800,00 4.159,36 5.037,94
Pará 1.450 - 6.359 2.877,10 1.450,24 2.500,00 5.250,00 6.358,96
Rondônia 1.752 - 15.896 5.283,20 1.752,42 2.600,00 13.123,63 15.895,73
Tocantins 1.100 - 10.901 3.550,36 1.100,00 2.126,00 9.000,00 10.901,07


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de arte (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • gerenciar setores;
  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;

  • Atividades

    • administrar conflitos;
    • criar peças publicitárias;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • criar campanhas publicitárias;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar senso estético;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar demanda do cliente;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • contratar serviços de publicidade;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • fazer previsão orçamentária;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • mapear dados secundários;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar dinamismo;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • criar ações de merchandising;
    • definir necessidades do cliente;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • definir target (público alvo);
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • determinar fornecedores;
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • apresentar projeto para cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • pesquisar novas recomendações;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • explicar formas de pagamento;
    • rever processo criativo;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • demonstrar senso crítico;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • adaptar linguagem ao público;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • preparar cronograma;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar poder de síntese;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • comprar espaço na mídia;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • analisar concorrência;
    • assumir riscos;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • traçar planejamento de campanha;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • analisar perfil do público alvo;
    • acordar briefing com cliente;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar liderança;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • comunicar imagem de clientes;
    • definir conceito de campanhas;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar proatividade;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • coordenar área de mídia;
    • desenvolver campanhas promocionais;


    Setores que mais contratam Diretor de arte (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua