Salário para o cargo de Agenciador de propaganda
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Agenciador de propaganda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Agenciador de propaganda

Um Agenciador de propaganda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,45 e R$ 5.127,11, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agenciador de propaganda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.308,45 15.701,46 327,11 6,13
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 3.910,15 46.921,81 977,54 18,31
Teto Salarial 5.127,11 61.525,29 1.281,78 24,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Agenciador de propaganda

Profissionais de publicidade devem:

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • gerenciar setores;
  • contratar fornecedores;

  • Atividades

    • definir conceito de campanhas;
    • fazer previsão orçamentária;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • mapear dados secundários;
    • criar peças publicitárias;
    • selecionar fornecedores;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • traçar planejamento de campanha;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • rever processo criativo;
    • demonstrar proatividade;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • definir target (público alvo);
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • demonstrar dinamismo;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • elaborar estratégia de mídia;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • acordar briefing com cliente;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • analisar concorrência;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar senso crítico;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • ponderar opiniões divergentes;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • preparar cronograma;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • pesquisar novas recomendações;
    • antever cenários futuros;
    • analisar demanda do cliente;
    • coordenar área de mídia;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • apresentar projeto para cliente;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • contratar serviços de publicidade;
    • criar campanhas publicitárias;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • determinar fornecedores;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar senso estético;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • adaptar linguagem ao público;
    • analisar perfil do público alvo;
    • comunicar imagem de clientes;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • comprar espaço na mídia;
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • demonstrar poder de síntese;
    • explicar formas de pagamento;
    • criar ações de merchandising;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • assumir riscos;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);


    Setores que mais contratam Agenciador de propaganda no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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