Salário para o cargo de Agenciador de propaganda
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Agenciador de propaganda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Agenciador de propaganda

Um Agenciador de propaganda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.183,20 e R$ 5.945,61, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agenciador de propaganda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.183,20 14.198,35 295,80 5,54
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 4.534,38 54.412,53 1.133,59 21,23
Teto Salarial 5.945,61 71.347,35 1.486,40 27,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Agenciador de propaganda

Profissionais de publicidade devem:

  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;

  • Atividades

    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • analisar perfil do público alvo;
    • trabalhar em equipe;
    • comprar espaço na mídia;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preparar cronograma;
    • criar peças publicitárias;
    • criar ações de merchandising;
    • demonstrar poder de síntese;
    • comunicar imagem de clientes;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • antever cenários futuros;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • fazer previsão orçamentária;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • determinar fornecedores;
    • analisar concorrência;
    • demonstrar senso estético;
    • apresentar tabelas de preços;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • explicar formas de pagamento;
    • definir conceito de campanhas;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • demonstrar senso crítico;
    • mapear dados secundários;
    • contratar serviços de publicidade;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • rever processo criativo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar dinamismo;
    • coordenar área de mídia;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • traçar planejamento de campanha;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • criar campanhas publicitárias;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • pesquisar novas recomendações;
    • detectar tendências de mercado;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • definir necessidades do cliente;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • acordar briefing com cliente;
    • adaptar linguagem ao público;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • adaptar-se a situações adversas;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • conduzir realização de pesquisa;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • assumir riscos;


    Setores que mais contratam Agenciador de propaganda no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista