Salário para o cargo de Diretor de contas (publicidade)
CBO 2531-35 > Profissionais de publicidade

Diretor de contas (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de contas (publicidade)

Um Diretor de contas (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.821,68 e R$ 24.994,82, com a média salarial de R$ 8.775,90 e o salário mediana em R$ 4.611,63 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de contas (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.775,90 105.310,80 2.193,97 42,28
1º Quartil 2.821,68 33.860,12 705,42 13,60
Salário Mediana 4.611,63 55.339,56 1.152,91 22,22
3º Quartil 19.062,11 228.745,37 4.765,53 91,85
Teto Salarial 24.994,82 299.937,79 6.248,70 120,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.978 - 31.707 11.534,32 2.977,68 7.599,50 26.177,60 31.707,09
Rio de Janeiro - RJ 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Ribeirão Preto - SP 2.167 - 4.572 2.871,08 2.166,67 2.700,00 3.774,72 4.572,05
Porto Alegre - RS 1.683 - 4.845 2.562,78 1.682,50 2.500,00 4.000,00 4.844,92
Barueri - SP 3.405 - 30.491 9.924,27 3.405,46 5.436,76 25.173,35 30.490,71
Campinas - SP 2.268 - 9.690 4.466,86 2.268,00 3.600,00 8.000,00 9.689,84
Curitiba - PR 1.700 - 3.708 2.593,58 1.700,00 2.650,00 3.061,50 3.708,18
Marilia - SP 1.411 - 2.059 1.567,58 1.411,34 1.630,43 1.700,00 2.059,09
Joaçaba - SC 1.700 - 3.634 2.584,25 1.700,00 2.921,25 3.000,00 3.633,69
Belo Horizonte - MG 2.200 - 6.466 3.434,44 2.200,00 3.500,00 5.338,22 6.465,81
Joinville - SC 1.954 - 3.634 2.690,75 1.953,75 3.000,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.508 - 30.590 10.407,98 2.508,32 6.000,00 25.255,07 30.589,69
Santa Catarina 1.563 - 4.487 2.595,96 1.563,36 2.921,25 3.704,65 4.487,19
Rio de Janeiro 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Rio Grande do Sul 1.688 - 4.239 2.452,92 1.688,33 2.400,00 3.500,00 4.239,31
Paraná 1.600 - 3.758 2.467,21 1.600,00 2.500,00 3.102,45 3.757,78
Minas Gerais 1.045 - 6.466 3.036,20 1.045,00 3.062,50 5.338,22 6.465,81
Espírito Santo 1.854 - 3.634 2.280,76 1.854,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de contas (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • gerenciar setores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • criar campanhas publicitárias;
    • fazer previsão orçamentária;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • detectar tendências de mercado;
    • apresentar tabelas de preços;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • analisar demanda do cliente;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • administrar conflitos;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • pesquisar novas recomendações;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • coordenar equipes de trabalho;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • demonstrar criatividade;
    • rever processo criativo;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • assumir riscos;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • contratar serviços de publicidade;
    • preparar cronograma;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • demonstrar liderança;
    • criar peças publicitárias;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • explicar formas de pagamento;
    • apresentar projeto para cliente;
    • antever cenários futuros;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • definir target (público alvo);
    • traçar planejamento de campanha;
    • acordar briefing com cliente;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • demonstrar senso estético;
    • coordenar área de mídia;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • identificar necessidades do cliente;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • mapear dados secundários;
    • demonstrar senso crítico;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • demonstrar dinamismo;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar poder de síntese;
    • demonstrar proatividade;
    • definir necessidades do cliente;
    • selecionar fornecedores;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • comprar espaço na mídia;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • criar ações de merchandising;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • analisar concorrência;
    • analisar perfil do público alvo;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • definir conceito de campanhas;
    • comunicar imagem de clientes;
    • determinar fornecedores;
    • adaptar linguagem ao público;


    Setores que mais contratam Diretor de contas (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Produção de filmes para publicidade
    • Consultoria em publicidade
    • Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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