Salário para o cargo de Diretor de contas (publicidade)
CBO 2531-35 > Profissionais de publicidade

Diretor de contas (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de contas (publicidade)

Um Diretor de contas (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.019,23 e R$ 29.051,81, com a média salarial de R$ 8.775,90 e o salário mediana em R$ 4.611,63 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de contas (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.775,90 105.310,80 2.193,97 42,28
1º Quartil 2.019,23 24.230,76 504,81 9,73
Salário Mediana 4.611,63 55.339,56 1.152,91 22,22
3º Quartil 22.156,15 265.873,78 5.539,04 106,75
Teto Salarial 29.051,81 348.621,68 7.262,95 139,98


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.978 - 31.707 11.534,32 2.977,68 7.599,50 26.177,60 31.707,09
Rio de Janeiro - RJ 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Ribeirão Preto - SP 2.167 - 4.572 2.871,08 2.166,67 2.700,00 3.774,72 4.572,05
Porto Alegre - RS 1.683 - 4.845 2.562,78 1.682,50 2.500,00 4.000,00 4.844,92
Barueri - SP 3.405 - 30.491 9.924,27 3.405,46 5.436,76 25.173,35 30.490,71
Campinas - SP 2.268 - 9.690 4.466,86 2.268,00 3.600,00 8.000,00 9.689,84
Curitiba - PR 1.700 - 3.708 2.593,58 1.700,00 2.650,00 3.061,50 3.708,18
Joaçaba - SC 1.700 - 3.634 2.584,25 1.700,00 2.921,25 3.000,00 3.633,69
Joinville - SC 1.954 - 3.634 2.690,75 1.953,75 3.000,00 3.000,00 3.633,69
Marilia - SP 1.411 - 2.059 1.567,58 1.411,34 1.630,43 1.700,00 2.059,09
Belo Horizonte - MG 2.200 - 6.466 3.434,44 2.200,00 3.500,00 5.338,22 6.465,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.508 - 30.590 10.407,98 2.508,32 6.000,00 25.255,07 30.589,69
Santa Catarina 1.563 - 4.487 2.595,96 1.563,36 2.921,25 3.704,65 4.487,19
Rio de Janeiro 2.318 - 18.194 7.188,81 2.318,00 5.520,00 15.021,00 18.193,89
Rio Grande do Sul 1.688 - 4.239 2.452,92 1.688,33 2.400,00 3.500,00 4.239,31
Paraná 1.600 - 3.758 2.467,21 1.600,00 2.500,00 3.102,45 3.757,78
Minas Gerais 1.045 - 6.466 3.036,20 1.045,00 3.062,50 5.338,22 6.465,81
Espírito Santo 1.854 - 3.634 2.280,76 1.854,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de contas (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • gerenciar setores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • apresentar tabelas de preços;
    • coordenar área de mídia;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • comunicar imagem de clientes;
    • definir conceito de campanhas;
    • traçar planejamento de campanha;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • identificar necessidades do cliente;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • fazer previsão orçamentária;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • explicar formas de pagamento;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • selecionar fornecedores;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • mapear dados secundários;
    • determinar fornecedores;
    • detectar tendências de mercado;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • contratar serviços de publicidade;
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • comprar espaço na mídia;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar perfil do público alvo;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • demonstrar poder de síntese;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar senso estético;
    • preparar cronograma;
    • pesquisar novas recomendações;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • assumir riscos;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • trabalhar em equipe;
    • acordar briefing com cliente;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • analisar concorrência;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • rever processo criativo;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • demonstrar flexibilidade;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • adaptar linguagem ao público;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • criar ações de merchandising;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • definir necessidades do cliente;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • definir conceito de produto e serviço;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • criar campanhas publicitárias;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • criar peças publicitárias;
    • demonstrar senso crítico;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • administrar conflitos;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • apresentar projeto para cliente;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • adaptar-se a situações adversas;


    Setores que mais contratam Diretor de contas (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Produção de filmes para publicidade
    • Consultoria em publicidade
    • Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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