Salário para o cargo de Corretor de anúncios (publicidade)
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Corretor de anúncios (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Corretor de anúncios (publicidade)

Um Corretor de anúncios (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.183,20 e R$ 5.945,61, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Corretor de anúncios (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.183,20 14.198,35 295,80 5,54
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 4.534,38 54.412,53 1.133,59 21,23
Teto Salarial 5.945,61 71.347,35 1.486,40 27,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Corretor de anúncios (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • gerenciar setores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • vender serviços publicitários;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • antever cenários futuros;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar senso estético;
    • comprar espaço na mídia;
    • administrar conflitos;
    • analisar demanda do cliente;
    • fazer previsão orçamentária;
    • detectar tendências de mercado;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • demonstrar poder de síntese;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • analisar concorrência;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • acordar briefing com cliente;
    • demonstrar senso crítico;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • analisar perfil do público alvo;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • traçar planejamento de campanha;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • definir target (público alvo);
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • criar ações de merchandising;
    • demonstrar criatividade;
    • rever processo criativo;
    • contratar serviços de publicidade;
    • pesquisar novas recomendações;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • definir conceito de campanhas;
    • definir necessidades do cliente;
    • selecionar fornecedores;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • coordenar área de mídia;
    • apresentar tabelas de preços;
    • criar campanhas publicitárias;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • assumir riscos;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • criar peças publicitárias;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • adaptar linguagem ao público;
    • preparar cronograma;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • mapear dados secundários;
    • comunicar imagem de clientes;
    • determinar fornecedores;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • demonstrar dinamismo;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • apresentar projeto para cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;


    Setores que mais contratam Corretor de anúncios (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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