Salário para o cargo de Corretor de anúncios (publicidade)
CBO 2531-40 > Profissionais de publicidade

Corretor de anúncios (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Corretor de anúncios (publicidade)

Um Corretor de anúncios (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,45 e R$ 5.127,11, com a média salarial de R$ 2.233,06 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Corretor de anúncios (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.233,06 26.796,75 558,27 10,45
1º Quartil 1.308,45 15.701,46 327,11 6,13
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,02
3º Quartil 3.910,15 46.921,81 977,54 18,31
Teto Salarial 5.127,11 61.525,29 1.281,78 24,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.428 - 12.870 4.585,97 1.427,72 3.000,00 10.625,31 12.869,69
Curitiba - PR 1.318 - 3.821 1.916,06 1.317,61 1.500,00 3.154,29 3.820,57
Rio de Janeiro - RJ 1.250 - 5.567 2.371,22 1.250,11 1.500,00 4.596,54 5.567,47
Nazaré Paulista - SP 1.500 - 1.837 1.504,15 1.500,00 1.500,00 1.516,88 1.837,28
Porto Alegre - RS 1.289 - 5.389 2.378,27 1.288,81 2.000,00 4.449,08 5.388,85
Belo Horizonte - MG 1.130 - 2.996 1.629,45 1.130,19 1.500,00 2.473,27 2.995,70
Campinas - SP 1.183 - 3.157 1.581,30 1.183,33 1.213,50 2.606,11 3.156,60
Goiânia - GO 1.216 - 4.821 2.136,29 1.216,02 1.550,00 3.980,37 4.821,14
Vitoria - ES 1.222 - 3.564 1.968,20 1.221,55 1.864,09 2.942,62 3.564,19
São José do Rio Preto - SP 1.250 - 3.764 1.797,15 1.250,00 1.439,00 3.107,23 3.763,57
Colombo - PR 2.869 - 4.616 3.226,14 2.869,29 3.121,50 3.810,71 4.615,65
Florianópolis - SC 1.544 - 5.952 2.613,90 1.543,83 2.045,65 4.914,36 5.952,42
Criciúma - SC 1.282 - 3.009 1.635,25 1.281,54 1.370,00 2.484,44 3.009,22
Londrina - PR 1.333 - 2.563 1.607,26 1.332,98 1.500,00 2.115,73 2.562,63
Caxias do Sul - RS 1.385 - 4.428 2.334,31 1.385,00 2.438,00 3.655,38 4.427,50
Franca - SP 1.198 - 1.942 1.312,65 1.198,00 1.250,00 1.603,59 1.942,32
Brasília - DF 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ribeirão Preto - SP 1.328 - 6.541 2.610,02 1.328,45 2.000,00 5.400,05 6.540,70
Volta Redonda - RJ 1.258 - 1.555 1.277,29 1.257,98 1.283,73 1.283,73 1.554,89
Fortaleza - CE 1.040 - 2.406 1.476,58 1.040,06 1.391,65 1.986,04 2.405,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.232 - 8.114 2.871,67 1.231,94 1.575,00 6.698,83 8.113,82
Paraná 1.312 - 3.887 1.956,95 1.312,30 1.500,00 3.209,53 3.887,48
Rio Grande do Sul 1.210 - 4.104 2.003,85 1.209,96 1.600,40 3.388,46 4.104,20
Rio de Janeiro 1.238 - 4.623 1.995,68 1.237,92 1.380,00 3.816,51 4.622,67
Santa Catarina 1.308 - 3.670 1.910,88 1.308,18 1.600,00 3.029,91 3.669,92
Minas Gerais 1.083 - 2.579 1.473,79 1.082,69 1.300,00 2.129,50 2.579,31
Goiás 1.154 - 3.763 1.860,73 1.153,86 1.550,00 3.106,36 3.762,51
Espírito Santo 1.163 - 3.504 1.863,49 1.163,27 1.634,05 2.892,65 3.503,67
Bahia 1.062 - 3.150 1.634,13 1.062,32 1.500,00 2.600,57 3.149,89
Pernambuco 1.084 - 4.871 1.938,53 1.084,18 1.300,71 4.021,33 4.870,76
Distrito Federal 1.120 - 3.130 1.674,79 1.120,00 1.584,98 2.583,87 3.129,66
Ceará 1.041 - 2.724 1.550,00 1.041,05 1.428,80 2.248,83 2.723,85
Rio Grande do Norte 1.069 - 2.237 1.381,36 1.068,88 1.275,00 1.847,00 2.237,14
Mato Grosso 1.100 - 2.180 1.361,50 1.100,33 1.300,00 1.799,52 2.179,63
Alagoas 1.050 - 2.261 1.303,59 1.050,00 1.200,00 1.866,67 2.260,96
Amazonas 1.403 - 3.028 1.889,29 1.402,98 1.870,08 2.500,00 3.028,08
Pará 1.082 - 2.473 1.410,09 1.082,33 1.251,36 2.042,07 2.473,41
Paraíba 1.137 - 2.164 1.434,13 1.137,32 1.409,21 1.786,94 2.164,40
Tocantins 1.246 - 2.155 1.551,13 1.245,78 1.660,56 1.778,80 2.154,54
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.071 1.648,95 1.045,00 1.226,00 3.361,00 4.070,94
Sergipe 1.069 - 2.362 1.404,11 1.069,00 1.250,00 1.950,00 2.361,90
Acre 1.100 - 2.422 1.330,13 1.100,00 1.128,60 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.086 - 1.428 1.143,50 1.086,00 1.177,00 1.179,00 1.428,04
Amapá 1.431 - 2.180 1.638,50 1.431,00 1.650,00 1.800,00 2.180,21
Roraima 1.071 - 3.774 1.934,45 1.071,00 1.800,00 3.115,44 3.773,51


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Corretor de anúncios (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • gerenciar setores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • contratar fornecedores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;

  • Atividades

    • comprar espaço na mídia;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • identificar necessidades do cliente;
    • rever processo criativo;
    • administrar conflitos;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • demonstrar dinamismo;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • adaptar linguagem ao público;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • apresentar projeto para cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar proatividade;
    • traçar planejamento de campanha;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • comunicar imagem de clientes;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar liderança;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • antever cenários futuros;
    • apresentar tabelas de preços;
    • fazer previsão orçamentária;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • demonstrar poder de síntese;
    • analisar perfil do público alvo;
    • acordar briefing com cliente;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • demonstrar senso estético;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar senso crítico;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • assumir riscos;
    • criar peças publicitárias;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • criar ações de merchandising;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • mapear dados secundários;
    • definir target (público alvo);
    • criar campanhas publicitárias;
    • preparar cronograma;
    • selecionar fornecedores;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • contratar serviços de publicidade;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • definir necessidades do cliente;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • determinar fornecedores;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • definir conceito de campanhas;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • coordenar área de mídia;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • analisar concorrência;
    • pesquisar novas recomendações;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;


    Setores que mais contratam Corretor de anúncios (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Marketing direto
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico