Salário para o cargo de Dançarinos étnicos
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarinos étnicos - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarinos étnicos

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • criar espetáculos;

Atividades

  • desenvolver trilhas sonoras;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • desenvolver figurinos;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • trabalhar em equipe;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • experimentar novos movimentos;
  • interpretar coreografia;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • gerenciar a produção executiva;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • gerenciar a produção artística;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • captar recursos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • criar roteiros;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • estudar passos na dança;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • vivenciar a dança;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • desenvolver cenários;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • estudar música tradicional e popular;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • divulgar o evento;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • pesquisar figurinos;
  • aprimorar a coreografia;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • estudar movimentos na dança;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • dançar representando histórias;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • estudar gestos na dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;


Setores que mais contratam Dançarinos étnicos no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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