Salário para o cargo de Dançarinos étnicos
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarinos étnicos - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarinos étnicos

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • estudar danças tradicionais e populares;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • criar espetáculos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;

Atividades

  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • experimentar novos movimentos;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • estudar gestos na dança;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • estudar movimentos na dança;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • vivenciar a dança;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • interpretar coreografia;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • pesquisar figurinos;
  • desenvolver figurinos;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • estudar passos na dança;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • estudar música tradicional e popular;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • aprimorar a coreografia;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • trabalhar em equipe;
  • criar roteiros;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • gerenciar a produção executiva;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • dançar representando histórias;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • captar recursos;
  • divulgar o evento;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • desenvolver cenários;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • gerenciar a produção artística;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;


Setores que mais contratam Dançarinos étnicos no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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