Salário para o cargo de Dançarino de rua
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarino de rua - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarino de rua

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • criar espetáculos;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;

Atividades

  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • criar roteiros;
  • divulgar o evento;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • estudar passos na dança;
  • trabalhar em equipe;
  • gerenciar a produção artística;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • experimentar novos movimentos;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • aprimorar a coreografia;
  • vivenciar a dança;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • desenvolver figurinos;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • captar recursos;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • dançar representando histórias;
  • desenvolver cenários;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • trabalhar o tempo ritual;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • gerenciar a produção executiva;
  • estudar gestos na dança;
  • estudar movimentos na dança;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • pesquisar figurinos;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • estudar música tradicional e popular;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • interpretar coreografia;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;


Setores que mais contratam Dançarino de rua no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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