Quanto ganha um Conselheiro tutelar
Um Conselheiro tutelar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,00 e R$ 4.908,93, com a média salarial de R$ 2.289,09 e o salário mediana em R$ 1.670,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.289,09 | 27.469,04 | 572,27 | 11,45 |
1º Quartil | 1.490,00 | 17.879,95 | 372,50 | 7,45 |
Salário Mediana | 1.670,00 | 20.040,00 | 417,50 | 8,35 |
3º Quartil | 3.743,76 | 44.925,07 | 935,94 | 18,73 |
Teto Salarial | 4.908,93 | 58.907,10 | 1.227,23 | 24,56 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de saúde
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Monte Azul Paulista - SP | 2.615 - 3.605 | 2.680,64 | 2.615,00 | 2.615,00 | 2.976,00 | 3.604,62 |
Paulistânia - SP | 1.587 - 1.923 | 1.587,07 | 1.587,00 | 1.587,00 | 1.587,40 | 1.922,70 |
Nova Odessa - SP | 3.043 - 4.018 | 3.121,14 | 3.043,00 | 3.043,00 | 3.316,95 | 4.017,59 |
Nova Nazaré - MT | 3.192 - 4.046 | 3.241,33 | 3.192,00 | 3.192,00 | 3.340,00 | 4.045,51 |
Glicério - SP | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Niquelândia - GO | 1.470 - 5.131 | 2.023,20 | 1.470,00 | 1.470,00 | 4.236,00 | 5.130,77 |
Indiana - SP | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.412 - 5.732 | 2.438,17 | 1.412,00 | 1.653,00 | 4.732,00 | 5.731,54 |
Mato Grosso | 1.451 - 4.046 | 2.535,64 | 1.451,00 | 3.192,00 | 3.340,00 | 4.045,51 |
Goiás | 1.470 - 5.131 | 2.023,20 | 1.470,00 | 1.470,00 | 4.236,00 | 5.130,77 |
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Conselheiro tutelar
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:
Atividades
- requisitar serviços;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- participar do planejamento de revista geral (surpresa);
- avaliar a adesão a medida socioeducativa;
- trocar experiências;
- avistar assistidos/usuários;
- demonstrar flexibilidade;
- administrar conflitos;
- revistar o interno e visitantes;
- analisar práticas;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- realizar atividades de laborterapia;
- respeitar diferenças;
- demonstrar persistência;
- pesquisar histórico familiar;
- verificar a ocorrência de violação de direitos;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- mapear público-alvo;
- assumir riscos;
- estabelecer cronograma;
- fazer devolutiva;
- abrir procedimento de atendimento;
- realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
- contornar situações adversas;
- criar vínculos;
- informar sobre a violação das regras pelos internos;
- solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
- monitorar comportamento;
- desenvolver oficinas;
- buscar identificação e empatia;
- acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
- demonstrar pró atividade;
- realizar rondas;
- demonstrar criatividade;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- encaminhar documentação oficial;
- definir metodologia de trabalho;
- verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
- servir de exemplo;
- identificar se os internos estão sendo atendidos;
- exercitar atividade de escuta;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- verificar denúncias;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- apontar alternativas;
- realizar atividades de lazer e cultura;
- acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
- assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
- definir objetivos;
- acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- realizar atividades pedagógicas lúdicas;
- conscientizar sobre riscos;
- fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- identificar internos em situação de risco;
- avaliar ações;
- conscientizar sobre regras e normas;
- passar o plantão;
- analisar casos;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- despertar esperança;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- demonstrar coragem;
- realizar atividades utilizando cão;
- participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
- realizar visitas domiciliares;
- participar de equipes multidisciplinares;
- participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- levantar dados estatísticos;
- informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- demonstrar entusiasmo;
- receber pedidos de ajuda da família;
- percorrer perímetros e áreas;
- definir estratégias;
- notificar pessoas e entidades;
- definir metas;
- realizar acompanhamento pedagógico;
- realizar terapias em grupo;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- revistar as celas;
- realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
- construir hábitos;
- tomar decisões;
- participar da elaboração das normas;
- conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
- avaliar a produtividade dos internos;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- receber informações sobre violação de direitos;
- receber demanda espontânea;
- participar da elaboração de questionários;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
- preencher documentos;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- avaliar o comportamento dos internos;
- alterar estratégias;
- agir sob pressão;
- estabelecer roteiro de visitas;
- acolher educando;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- mapear perímetros ou áreas;
- registrar ocorrências;
- subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
- denunciar situação de risco;
- permanecer em estado de alerta;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- demonstrar autocontrole;
- realizar procedimentos de segurança;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- resgatar autoestima;
- analisar resultados;
- conferir o número de internos nas celas;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- identificar público-alvo;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- recepcionar educando/ interno;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- receber denúncias;
- definir rotina administrativa;
- agendar visitas;
- acompanhar reuniões socioeducativas;
- planejar eventos;
- realizar atividades artísticas;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- avaliar adesão ao tratamento;
- trabalhar em equipe;
- despertar aptidões, habilidades;
- inspirar confiança;
Setores que mais contratam Conselheiro tutelar no mercado de trabalho
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
- Restaurantes e similares
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br