Salário para o cargo de Conselheiro tutelar
CBO 5153-20 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Conselheiro tutelar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Conselheiro tutelar

Um Conselheiro tutelar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.490,00 e R$ 4.908,93, com a média salarial de R$ 2.289,09 e o salário mediana em R$ 1.670,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Conselheiro tutelar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.289,09 27.469,04 572,27 11,45
1º Quartil 1.490,00 17.879,95 372,50 7,45
Salário Mediana 1.670,00 20.040,00 417,50 8,35
3º Quartil 3.743,76 44.925,07 935,94 18,73
Teto Salarial 4.908,93 58.907,10 1.227,23 24,56


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Monte Azul Paulista - SP 2.615 - 3.605 2.680,64 2.615,00 2.615,00 2.976,00 3.604,62
Paulistânia - SP 1.587 - 1.923 1.587,07 1.587,00 1.587,00 1.587,40 1.922,70
Nova Odessa - SP 3.043 - 4.018 3.121,14 3.043,00 3.043,00 3.316,95 4.017,59
Nova Nazaré - MT 3.192 - 4.046 3.241,33 3.192,00 3.192,00 3.340,00 4.045,51
Glicério - SP 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Niquelândia - GO 1.470 - 5.131 2.023,20 1.470,00 1.470,00 4.236,00 5.130,77
Indiana - SP 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 5.732 2.438,17 1.412,00 1.653,00 4.732,00 5.731,54
Mato Grosso 1.451 - 4.046 2.535,64 1.451,00 3.192,00 3.340,00 4.045,51
Goiás 1.470 - 5.131 2.023,20 1.470,00 1.470,00 4.236,00 5.130,77


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Conselheiro tutelar

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • planejar trabalho;
  • avaliar processo de trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;

  • Atividades

    • requisitar serviços;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • trocar experiências;
    • avistar assistidos/usuários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar conflitos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • analisar práticas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • respeitar diferenças;
    • demonstrar persistência;
    • pesquisar histórico familiar;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • mapear público-alvo;
    • assumir riscos;
    • estabelecer cronograma;
    • fazer devolutiva;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • contornar situações adversas;
    • criar vínculos;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • monitorar comportamento;
    • desenvolver oficinas;
    • buscar identificação e empatia;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • demonstrar pró atividade;
    • realizar rondas;
    • demonstrar criatividade;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • encaminhar documentação oficial;
    • definir metodologia de trabalho;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • servir de exemplo;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • verificar denúncias;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • apontar alternativas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • definir objetivos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • conscientizar sobre riscos;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • identificar internos em situação de risco;
    • avaliar ações;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • passar o plantão;
    • analisar casos;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • despertar esperança;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • demonstrar coragem;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • realizar visitas domiciliares;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • levantar dados estatísticos;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • demonstrar entusiasmo;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • definir estratégias;
    • notificar pessoas e entidades;
    • definir metas;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • realizar terapias em grupo;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • revistar as celas;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • construir hábitos;
    • tomar decisões;
    • participar da elaboração das normas;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • receber demanda espontânea;
    • participar da elaboração de questionários;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • preencher documentos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • alterar estratégias;
    • agir sob pressão;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • acolher educando;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • registrar ocorrências;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • denunciar situação de risco;
    • permanecer em estado de alerta;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • demonstrar autocontrole;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • resgatar autoestima;
    • analisar resultados;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • identificar público-alvo;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • receber denúncias;
    • definir rotina administrativa;
    • agendar visitas;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • planejar eventos;
    • realizar atividades artísticas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • trabalhar em equipe;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • inspirar confiança;


    Setores que mais contratam Conselheiro tutelar no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de centros de assistência psicossocial
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua