Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer alongamento;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • demonstrar determinação para aprender;
  • confeccionar o aparelho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • montar o aparelho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar truques;
  • selecionar música;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • definir equipamentos de segurança;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • fazer concentração;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • respeitar ética profissional;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • transmitir ética circense;
  • frequentar cursos de atualização;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar aparelhos;
  • desmontar o aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir coreografia;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar tecnologias;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • dar entrevistas;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • trabalhar em equipe;
  • misturar os números criando outros;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • criar guarda roupa;
  • criar maquiagem;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • fazer aquecimento;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adquirir técnicas para cair;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • motivar os alunos;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • desenvolver disciplina;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar materiais;


Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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