Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • misturar os números criando outros;
  • frequentar cursos de atualização;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • confeccionar o aparelho;
  • fazer concentração;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • fazer aquecimento;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • montar o aparelho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • definir equipamentos de segurança;
  • pesquisar materiais;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar ética profissional;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • criar guarda roupa;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir coreografia;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • fazer alongamento;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • desenvolver disciplina;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar relações de trabalho;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adquirir técnicas para cair;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • selecionar música;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar aparelhos;
  • dar entrevistas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • motivar os alunos;
  • preparar a entrada do artista;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • criar maquiagem;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • conquistar empatia do público;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar truques;
  • transmitir ética circense;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • desmontar o aparelho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • aprender a profissão ensaiando;


Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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