Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

Atividades

  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar truques;
  • respeitar relações de trabalho;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar tecnologias;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • definir equipamentos de segurança;
  • desmontar o aparelho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • motivar os alunos;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • confeccionar o aparelho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver disciplina;
  • frequentar cursos de atualização;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • respeitar ética profissional;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • trabalhar em equipe;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir coreografia;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • montar o aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar aparelhos;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • fazer alongamento;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • preparar a entrada do artista;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • fazer concentração;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • selecionar música;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • dar entrevistas;
  • criar maquiagem;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar materiais;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adquirir técnicas para cair;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • criar guarda roupa;
  • demonstrar determinação para aprender;


Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: