Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;

Atividades

  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • respeitar relações de trabalho;
  • fazer aquecimento;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adquirir técnicas para cair;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir equipamentos de segurança;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • transmitir ética circense;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • criar guarda roupa;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • desmontar o aparelho;
  • confeccionar o aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar tecnologias;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • respeitar ética profissional;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • montar o aparelho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar materiais;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • misturar os números criando outros;
  • dar entrevistas;
  • fazer alongamento;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • trabalhar em equipe;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar aparelhos;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • selecionar música;
  • definir coreografia;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • motivar os alunos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • fazer concentração;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • preparar a entrada do artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar maquiagem;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • conquistar empatia do público;
  • desenvolver disciplina;
  • demonstrar determinação para aprender;


Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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