Salário para o cargo de Bricabraquista - empregador
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bricabraquista - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bricabraquista - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • expressar-se oralmente;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • entrevistar candidatos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • determinar perfis profissionais;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • contratar serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • orientar clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • medir resultados de treinamento;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • captar recursos;
  • operar equipamentos de informática;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir investimentos;
  • gerir compras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • avaliar desempenho;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercer liderança;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir perfil do consumidor final;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • representar a empresa;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • demonstrar motivação;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • agir com dinamismo;
  • fazer orçamentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar compras e locações;
  • promover funcionários;
  • gerir custos;
  • instruir subordinados;
  • gerir estoques;
  • designar equipe para projeto;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • cobrar resultados;
  • remanejar leiaute;
  • elaborar plano de investimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • exercitar a autonomia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • administrar remanejamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • examinar currículos;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar conflitos entre funcionários;


Setores que mais contratam Bricabraquista - empregador no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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