Salário para o cargo de Bricabraquista - empregador
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Bricabraquista - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bricabraquista - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • exercitar a autonomia;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar motivação;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover programas prevencionistas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir estoques;
  • contratar serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • transferir numerário para o banco;
  • fazer orçamentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • remanejar leiaute;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • formular incentivos de produtividade;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • representar a empresa;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir investimentos;
  • participar de reuniões;
  • operar equipamentos de informática;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • exercer liderança;
  • entrevistar candidatos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • manter apresentação pessoal;
  • expressar-se gestualmente;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • analisar tendências do mercado;
  • captar recursos;
  • propor compra de novos itens;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • qualificar fornecedores;
  • estimular a motivação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • examinar currículos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • expressar-se oralmente;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerir custos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • orientar clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • cobrar resultados;
  • recepcionar mercadorias;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • designar equipe para projeto;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • zelar pela organização do local de trabalho;


Setores que mais contratam Bricabraquista - empregador no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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