Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- desenvolver cenários;
- aplicar a dança à ação cultural;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- trabalhar o tempo ritual;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- divulgar o evento;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- experimentar novos movimentos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- estudar música tradicional e popular;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- desenvolver figurinos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- interpretar coreografia;
- realizar oficinas de trabalho;
- aprimorar a coreografia;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- pesquisar figurinos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- estudar movimentos na dança;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- estudar passos na dança;
- estudar gestos na dança;
- vivenciar a dança;
- dançar representando histórias;
- trabalhar o tempo cênico;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- trabalhar em equipe;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- captar recursos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- desenvolver objetos cênicos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver trilhas sonoras;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- gerenciar a produção artística;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção executiva;
- estudar figurino popular e tradicional;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- criar roteiros;
Setores que mais contratam Bailarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer