Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- avaliar desempenho dos alunos;
Atividades
- organizar espaços em geral;
- servir como referencial de conduta;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- desenhar;
- observar higiene dos brinquedos;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar criatividade;
- ler textos;
- organizar material pedagógico;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- ensinar culinária;
- colar materiais;
- contornar situações adversas;
- apresentar regras da escola;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- planejar o roteiro de aula;
- discutir resultados dos projetos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- selecionar material didático;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- participar da definição do horário;
- elaborar cronograma;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- desenvolver atividades artísticas;
- preencher fichas de avaliação;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- demonstrar sensibilidade;
- investigar interesse do aluno;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- observar o raciocínio lógico;
- dramatizar estórias e músicas;
- servir alimentação aos alunos;
- corrigir atividades;
- construir regras com os alunos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- observar a socialização;
- definir objetivos da ação didática;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- organizar eventos na escola;
- modelar massas e argila;
- conferir cadastro dos alunos;
- utilizar sucata;
- orientar atividades artísticas;
- observar o desenvolvimento motor;
- demonstrar versatilidade;
- dar banho nos alunos;
- atualizar-se;
- contar estórias;
- identificar material pedagógico;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- demonstrar capacidade de observação;
- trocar roupa dos alunos;
- recortar materiais;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- criar jogos e brincadeiras;
- reciclar material;
- auto avaliar-se;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- registrar observações;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- comprar material pedagógico;
- supervisionar refeições;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- supervisionar recreio;
- criar espaço para brincadeiras;
- orientar higiene pessoal;
- estabelecer vínculos;
- mostrar filmes;
- apresentar projeto aos alunos;
- demonstrar afetividade;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- brincar com os alunos;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- demonstrar paciência;
- participar de conselhos;
- desenvolver capacidades motoras;
- orientar atividades de desenho;
- trocar roupa de cama;
- interagir com a comunidade;
- escrever letras e números;
- convocar pais e responsáveis;
- limpar material;
- definir atividades pedagógicas;
- higienizar brinquedos;
- pintar;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- cantar músicas;
- elaborar estórias com alunos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- avaliar atividades dos alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- trabalhar em equipe;
- elaborar relatórios;
- comentar filmes;
- organizar sala de aula;
- determinar parâmetros do projeto;
- explicar atividades propostas;
- desenvolver capacidades emocionais;
- participar da associação de pais e mestres;
- definir métodos de avaliação;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- observar a linguagem;
- demonstrar autocontrole;
- alimentar os alunos;
- demonstrar senso de organização;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- trocar fralda dos alunos;
- reestruturar estratégias;
- solicitar material pedagógico;
Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares