Salário para o cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • escrever letras e números;
  • limpar material;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • demonstrar senso de organização;
  • comprar material pedagógico;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • reestruturar estratégias;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • estabelecer vínculos;
  • alimentar os alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • registrar observações;
  • convocar pais e responsáveis;
  • apresentar regras da escola;
  • solicitar material pedagógico;
  • recortar materiais;
  • demonstrar versatilidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • colar materiais;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • desenhar;
  • comentar filmes;
  • demonstrar autocontrole;
  • auto avaliar-se;
  • supervisionar refeições;
  • orientar atividades artísticas;
  • definir atividades pedagógicas;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • elaborar relatórios;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • contornar situações adversas;
  • mostrar filmes;
  • observar a socialização;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • demonstrar afetividade;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • interagir com a comunidade;
  • preencher fichas de avaliação;
  • corrigir atividades;
  • servir como referencial de conduta;
  • orientar atividades de desenho;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • participar de conselhos;
  • supervisionar recreio;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar espaços em geral;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar sensibilidade;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • observar o raciocínio lógico;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • explicar atividades propostas;
  • organizar sala de aula;
  • definir métodos de avaliação;
  • demonstrar paciência;
  • dar banho nos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • higienizar brinquedos;
  • brincar com os alunos;
  • modelar massas e argila;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • atualizar-se;
  • ensinar culinária;
  • identificar material pedagógico;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • organizar material pedagógico;
  • organizar eventos na escola;
  • pintar;
  • planejar o roteiro de aula;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • construir regras com os alunos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • elaborar cronograma;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • discutir resultados dos projetos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • cantar músicas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • reciclar material;
  • trocar fralda dos alunos;
  • utilizar sucata;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • contar estórias;
  • investigar interesse do aluno;
  • selecionar material didático;
  • demonstrar criatividade;
  • ler textos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • observar a linguagem;


Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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