Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- organizar o trabalho;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- preparar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- participar de eventos de qualificação profissional;
- observar a socialização;
- atualizar-se;
- criar jogos e brincadeiras;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- observar o desenvolvimento motor;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar sensibilidade;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- alimentar os alunos;
- reciclar material;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- orientar atividades artísticas;
- ler textos;
- elaborar cronograma;
- demonstrar capacidade de observação;
- contornar situações adversas;
- demonstrar senso de organização;
- servir alimentação aos alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- elaborar relatórios;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- supervisionar recreio;
- interagir com a comunidade;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reestruturar estratégias;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- orientar higiene pessoal;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- escrever letras e números;
- preencher fichas de avaliação;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- cantar músicas;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- conferir cadastro dos alunos;
- colar materiais;
- elaborar estórias com alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- observar a linguagem;
- servir como referencial de conduta;
- trocar fralda dos alunos;
- discutir resultados dos projetos;
- organizar espaços em geral;
- planejar o roteiro de aula;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- desenvolver capacidades emocionais;
- estabelecer vínculos;
- determinar parâmetros do projeto;
- trocar roupa de cama;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- pintar;
- trabalhar em equipe;
- construir regras com os alunos;
- demonstrar autocontrole;
- debater projeto com direção e coordenação;
- definir atividades pedagógicas;
- apresentar projeto aos alunos;
- organizar material pedagógico;
- brincar com os alunos;
- solicitar material pedagógico;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- utilizar sucata;
- comprar material pedagógico;
- limpar material;
- mostrar filmes;
- participar da definição do horário;
- demonstrar paciência;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- selecionar material didático;
- apresentar regras da escola;
- criar espaço para brincadeiras;
- demonstrar versatilidade;
- modelar massas e argila;
- corrigir atividades;
- investigar interesse do aluno;
- desenvolver atividades artísticas;
- dar banho nos alunos;
- contar estórias;
- orientar atividades de desenho;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- avaliar atividades dos alunos;
- participar de conselhos;
- desenhar;
- explicar atividades propostas;
- identificar material pedagógico;
- recortar materiais;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- participar da associação de pais e mestres;
- trocar roupa dos alunos;
- organizar eventos na escola;
- higienizar brinquedos;
- comentar filmes;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar afetividade;
- auto avaliar-se;
- organizar sala de aula;
- convocar pais e responsáveis;
- observar higiene dos brinquedos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- ensinar culinária;
- desenvolver capacidades motoras;
- supervisionar refeições;
- registrar observações;
- observar o raciocínio lógico;
- dramatizar estórias e músicas;
Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares