Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- orientar a construção do conhecimento;
- elaborar projetos pedagógicos;
- planejar ações didáticas;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar alunos;
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
Atividades
- mostrar filmes;
- auto avaliar-se;
- dramatizar estórias e músicas;
- explicar atividades propostas;
- demonstrar senso de organização;
- participar da associação de pais e mestres;
- servir alimentação aos alunos;
- cantar músicas;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- recortar materiais;
- definir objetivos da ação didática;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- organizar sala de aula;
- modelar massas e argila;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- planejar o roteiro de aula;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar criatividade;
- corrigir atividades;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- selecionar material didático;
- dar banho nos alunos;
- orientar atividades de desenho;
- definir métodos de avaliação;
- identificar material pedagógico;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- trocar roupa dos alunos;
- pintar;
- elaborar relatórios;
- contar estórias;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- desenvolver capacidades emocionais;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar da definição do horário;
- confeccionar material pedagógico;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar afetividade;
- colar materiais;
- solicitar material pedagógico;
- preencher fichas de avaliação;
- reciclar material;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- ensinar culinária;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- debater projeto com direção e coordenação;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- definir atividades pedagógicas;
- criar jogos e brincadeiras;
- organizar espaços em geral;
- observar o raciocínio lógico;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- observar a socialização;
- comentar filmes;
- desenvolver atividades artísticas;
- convocar pais e responsáveis;
- desenhar;
- desenvolver capacidades motoras;
- elaborar cronograma;
- orientar higiene pessoal;
- apresentar projeto aos alunos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- reestruturar estratégias;
- demonstrar sensibilidade;
- elaborar estórias com alunos;
- supervisionar refeições;
- registrar observações;
- avaliar atividades dos alunos;
- ler textos;
- observar a linguagem;
- escrever letras e números;
- atualizar-se;
- investigar interesse do aluno;
- observar higiene dos brinquedos;
- observar o desenvolvimento motor;
- organizar eventos na escola;
- trabalhar em equipe;
- brincar com os alunos;
- construir regras com os alunos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- apresentar regras da escola;
- servir como referencial de conduta;
- organizar material pedagógico;
- alimentar os alunos;
- supervisionar recreio;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- criar espaço para brincadeiras;
- discutir resultados dos projetos;
- participar de conselhos;
- utilizar sucata;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- comprar material pedagógico;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- interagir com a comunidade;
- contornar situações adversas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- estabelecer vínculos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- conversar com alunos (roda da conversa);
- trocar fralda dos alunos;
- demonstrar capacidade de observação;
- trocar roupa de cama;
- demonstrar paciência;
- higienizar brinquedos;
- limpar material;
- orientar atividades artísticas;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- conferir cadastro dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- supervisionar momento do sono e descanso;
Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares