Salário para o cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • orientar atividades de desenho;
  • servir alimentação aos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • ler textos;
  • servir como referencial de conduta;
  • definir métodos de avaliação;
  • participar da definição do horário;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • dar banho nos alunos;
  • supervisionar recreio;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • brincar com os alunos;
  • alimentar os alunos;
  • identificar material pedagógico;
  • definir atividades pedagógicas;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • avaliar atividades dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • cantar músicas;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • pintar;
  • comentar filmes;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • desenhar;
  • trocar roupa dos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • elaborar relatórios;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • apresentar regras da escola;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • demonstrar criatividade;
  • ensinar culinária;
  • organizar eventos na escola;
  • modelar massas e argila;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • participar de conselhos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • mostrar filmes;
  • observar a socialização;
  • trabalhar em equipe;
  • confeccionar material pedagógico;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • demonstrar autocontrole;
  • reestruturar estratégias;
  • comprar material pedagógico;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar afetividade;
  • orientar atividades artísticas;
  • definir objetivos da ação didática;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • demonstrar senso de organização;
  • organizar espaços em geral;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • recortar materiais;
  • estabelecer vínculos;
  • supervisionar refeições;
  • contar estórias;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • investigar interesse do aluno;
  • observar a linguagem;
  • colar materiais;
  • construir regras com os alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • atualizar-se;
  • trocar fralda dos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • elaborar cronograma;
  • organizar material pedagógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • observar o raciocínio lógico;
  • contornar situações adversas;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • utilizar sucata;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • explicar atividades propostas;
  • higienizar brinquedos;
  • limpar material;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar sensibilidade;
  • corrigir atividades;
  • discutir resultados dos projetos;
  • organizar sala de aula;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • selecionar material didático;
  • registrar observações;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • reciclar material;
  • orientar higiene pessoal;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • solicitar material pedagógico;


Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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