Salário para o cargo de Auxiliar de cartório
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-25

Auxiliar de cartório - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Auxiliar de cartório

Um Auxiliar de cartório trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.088,39 e R$ 3.417,22, com a média salarial de R$ 1.600,71 e o salário mediana em R$ 1.315,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de cartório

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.600,71 19.208,52 400,18 7,56
1º Quartil 1.088,39 13.060,74 272,10 5,14
Salário Mediana 1.315,36 15.784,26 328,84 6,21
3º Quartil 2.606,12 31.273,45 651,53 12,31
Teto Salarial 3.417,22 41.006,69 854,31 16,14


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.093 - 3.107 1.593,73 1.093,13 1.316,03 2.565,31 3.107,18
Rio de Janeiro - RJ 1.323 - 5.075 2.408,86 1.322,79 1.848,00 4.189,95 5.074,99
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.733 1.502,79 1.093,63 1.353,00 2.256,40 2.733,01
Joinville - SC 1.289 - 2.687 1.673,97 1.289,35 1.588,75 2.218,57 2.687,20
Brasília - DF 1.101 - 2.329 1.388,69 1.101,46 1.239,06 1.922,45 2.328,53
Cuiabá - MT 1.132 - 2.667 1.503,87 1.132,05 1.327,67 2.202,17 2.667,34
Contagem - MG 1.067 - 2.840 1.432,71 1.067,20 1.185,00 2.344,67 2.839,93
Itajaí - SC 1.300 - 2.005 1.389,47 1.300,00 1.300,00 1.655,56 2.005,26
Curitiba - PR 1.158 - 2.779 1.585,33 1.158,23 1.481,66 2.294,44 2.779,10
Guaramirim - SC 1.351 - 1.791 1.432,40 1.351,25 1.450,00 1.478,35 1.790,62
Niterói - RJ 1.233 - 3.005 1.590,05 1.232,91 1.353,00 2.481,33 3.005,46
Araguari - MG 1.531 - 5.016 2.581,63 1.530,67 2.808,00 4.141,33 5.016,11
São José dos Campos - SP 1.221 - 2.903 1.663,51 1.220,97 1.431,85 2.396,51 2.902,72
Maringá - PR 1.111 - 2.039 1.410,19 1.110,92 1.500,00 1.683,75 2.039,41
Palhoça - SC 1.309 - 1.696 1.355,00 1.308,50 1.331,00 1.400,00 1.695,72
Santarém - PA 1.289 - 9.767 3.427,17 1.289,18 2.243,21 8.064,02 9.767,38
Recife - PE 1.417 - 4.457 2.519,92 1.416,67 2.575,00 3.679,83 4.457,12
Canarana - MT 1.265 - 4.141 1.998,02 1.265,00 1.996,00 3.419,15 4.141,37
Betim - MG 1.050 - 2.507 1.362,02 1.050,00 1.076,25 2.070,20 2.507,49
Jaraguá do Sul - SC 2.633 - 4.346 2.944,07 2.633,49 2.777,46 3.587,85 4.345,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.094 - 3.084 1.588,12 1.094,11 1.314,26 2.546,07 3.083,87
Minas Gerais 1.052 - 2.839 1.483,42 1.052,30 1.258,00 2.344,23 2.839,40
Santa Catarina 1.228 - 3.051 1.649,17 1.227,55 1.420,00 2.519,11 3.051,22
Paraná 1.093 - 3.148 1.595,95 1.092,59 1.355,20 2.599,35 3.148,42
Rio de Janeiro 1.242 - 4.283 1.956,99 1.241,60 1.420,34 3.535,74 4.282,59
Mato Grosso 1.091 - 3.003 1.595,78 1.090,72 1.331,36 2.479,63 3.003,40
Goiás 1.056 - 3.173 1.532,02 1.055,78 1.200,00 2.619,84 3.173,23
Pará 1.065 - 4.190 1.805,36 1.064,52 1.362,00 3.459,28 4.189,99
Pernambuco 1.050 - 4.306 1.951,00 1.050,23 1.450,00 3.554,69 4.305,55
Distrito Federal 1.101 - 2.329 1.388,69 1.101,46 1.239,06 1.922,45 2.328,53
Maranhão 1.045 - 11.530 3.137,92 1.045,00 1.100,00 9.519,39 11.530,17
Espírito Santo 1.071 - 2.928 1.474,96 1.070,77 1.200,00 2.417,06 2.927,62
Rio Grande do Sul 1.245 - 3.295 1.762,32 1.244,92 1.380,00 2.720,53 3.295,18
Amazonas 1.045 - 3.521 1.514,20 1.045,00 1.100,00 2.907,24 3.521,33
Sergipe 1.091 - 2.218 1.382,98 1.090,94 1.325,41 1.831,08 2.217,86
Bahia 1.045 - 3.902 1.553,02 1.045,00 1.100,00 3.221,40 3.901,86
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.558 1.108,00 1.045,00 1.052,86 1.286,09 1.557,75
Ceará 1.045 - 2.678 1.388,65 1.045,00 1.154,73 2.211,08 2.678,12
Piauí 1.063 - 1.819 1.258,38 1.062,50 1.308,72 1.501,72 1.818,92
Rondônia 1.078 - 6.645 2.965,06 1.078,25 3.267,50 5.486,25 6.645,11
Alagoas 1.045 - 2.179 1.299,77 1.045,00 1.104,03 1.799,00 2.179,00
Tocantins 1.344 - 4.845 2.514,98 1.343,67 1.908,00 4.000,00 4.844,92
Paraíba 1.073 - 4.234 1.774,95 1.072,50 1.144,79 3.496,00 4.234,46
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.476 1.542,14 1.045,00 1.553,00 2.044,00 2.475,75


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cartório

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • preencher documentos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • acompanhar desempenho do empreendimento;
  • prospectar clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar processos administrativos;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • prestar apoio logístico;
  • tratar documentos;

  • Atividades

    • localizar processos administrativos;
    • renegociar dívida;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • programar eventos;
    • classificar documentos;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • receber documentos;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • coletar referências pessoais;
    • demonstrar autocontrole;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • submeter pareceres;
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • verificar documentos;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • digitar textos e planilhas;
    • ministrar palestras informativas;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • elaborar correspondência;
    • orientar procedimentos de gestão;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • convalidar publicação de atos;
    • distribuir documentos;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • trabalhar em equipe;
    • averbar transferências de propriedades;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • atualizar cadastros;
    • emitir certificados e apólices;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • capacitar clientes;
    • triar documentos;
    • registrar reclamações dos clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pesquisar preços;
    • atualizar informações;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • requisitar materiais;
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • demonstrar criatividade;
    • solicitar compra de materiais;
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • cobrar parcelas vencidas;
    • solicitar cópias de documentos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • propor renovação de crédito;
    • atualizar dados de planejamento;
    • verificar destinação do crédito;
    • organizar envio de brindes;
    • visitar órgãos e instituições;
    • intermediar contatos;
    • encaminhar protocolos internos;
    • ajustar contratos;
    • controlar material de expediente;
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • realizar prestação de contas;
    • fornecer informações da empresa;
    • mapear área de atuação;
    • organizar o setor;
    • requisitar pagamentos;
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • realizar cobrança preventiva;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • conferir dados e datas;
    • conferir bens dados em garantia;
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • organizar eventos;
    • divulgar programa de microcrédito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • esclarecer dúvidas;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • realizar pesquisa cadastral;
    • colher assinaturas;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • conferir cálculos;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • distribuir material de expediente;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • coletar dados;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • digitalizar documentos;
    • organizar reuniões;
    • protocolar documentos;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • redigir atas;
    • tirar cópias de documentos;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • conferir material solicitado;
    • solicitar informações cadastrais;
    • efetuar cálculos;
    • participar do comitê de crédito;
    • solicitar documentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • contornar situações adversas;
    • solicitar entrega de documentos;
    • levantar a necessidade de material;
    • digitar notas de lançamentos contábeis;
    • emitir notificações;
    • demonstrar persistência;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • formatar documentos;
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • localizar documentos;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • preparar minutas;
    • arquivar documentos;
    • solicitar recursos de viagens;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • capacitar pessoal;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • transmitir credibilidade;
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;


    Setores que mais contratam Auxiliar de cartório no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Administração pública em geral
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Justiça
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Atividades de contabilidade
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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