Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • criar maquiagem;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adquirir técnicas para cair;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • conquistar empatia do público;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • respeitar relações de trabalho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • definir coreografia;
  • pesquisar truques;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • criar guarda roupa;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • dar entrevistas;
  • respeitar ética profissional;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • selecionar música;
  • transmitir ética circense;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • trabalhar em equipe;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar aparelhos;
  • montar o aparelho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • frequentar cursos de atualização;
  • desmontar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • fazer alongamento;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • confeccionar o aparelho;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar materiais;
  • preparar a entrada do artista;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar tecnologias;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • fazer aquecimento;
  • fazer concentração;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • misturar os números criando outros;


Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: