Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
Atividades
- demonstrar determinação para aprender;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- respeitar ética profissional;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar relações de trabalho;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- providenciar material impresso para divulgação;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- perceber as habilidades dos alunos;
- motivar os alunos;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- adquirir técnicas para cair;
- criar guarda roupa;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- definir coreografia;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- confeccionar o aparelho;
- desenvolver disciplina;
- definir equipamentos de segurança;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- fazer aquecimento;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- preparar a entrada do artista;
- selecionar música;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- fazer alongamento;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar movimentos corporais;
- montar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar materiais;
- estabelecer comunicação com o público;
- desmontar o aparelho;
- criar maquiagem;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- dar entrevistas;
- fazer concentração;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- aprender a profissão ensaiando;
- sincronizar luz e som com a representação;
- misturar os números criando outros;
- transmitir ética circense;
- conquistar empatia do público;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar aparelhos;
Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares