Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar pró atividade;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • receber pagamentos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar eficiência;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • imprimir relatórios de controle;
  • conferir documentos com identificação;
  • interagir com os outros departamentos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar autonomia;
  • transmitir recados e fax;
  • organizar malotes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • coordenar equipe;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • organizar materiais de trabalho;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • efetuar acertos em contas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar interesse;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar empatia;
  • distribuir malotes;
  • ouvir com atenção;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • agir com bom senso;
  • circular informações internas;


Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: