Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • circular informações internas;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • agir com bom senso;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • conferir documentos com identificação;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • transmitir recados e fax;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar interesse;
  • organizar malotes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • verificar cadastro e reserva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar senso de organização;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • efetuar acertos em contas;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • ouvir com atenção;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar paciência;
  • receber pagamentos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • imprimir relatórios de controle;
  • organizar materiais de trabalho;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar iniciativa;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar autonomia;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar empatia;
  • atender o cliente com informações precisas;


Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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