Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • conferir idoneidade dos clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar paciência;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar interesse;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • distribuir malotes;
  • circular informações internas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • verificar cadastro e reserva;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar pró atividade;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar autonomia;
  • conferir documentos com identificação;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • receber pagamentos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • agir com bom senso;
  • organizar malotes;
  • demonstrar senso de organização;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • ouvir com atenção;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • efetuar acertos em contas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • coordenar equipe;
  • acolher o cliente e passageiro;


Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Caricaturista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Caricaturista