Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;

Atividades

  • ouvir com atenção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • conferir documentos com identificação;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar eficiência;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • organizar malotes;
  • demonstrar paciência;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • efetuar acertos em contas;
  • circular informações internas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • interagir com os outros departamentos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar entusiasmo;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar autonomia;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar interesse;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • agir com bom senso;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar empatia;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar pró atividade;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • transmitir recados e fax;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar senso de organização;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • coordenar equipe;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;


Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: