Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar iniciativa;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • agir com bom senso;
  • organizar materiais de trabalho;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar paciência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • organizar malotes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar interesse;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar autonomia;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • circular informações internas;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar pró atividade;
  • transmitir recados e fax;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • conferir documentos com identificação;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar eficiência;
  • interagir com os outros departamentos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • receber pagamentos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • ouvir com atenção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar senso de organização;


Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: