Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de crediário
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista caixa
- Encarregado da recepção
- Concierge
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista atendente
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar interesse;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar entusiasmo;
- anotar telefonemas e recados;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- verificar cadastro e reserva;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- circular informações internas;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- ouvir com atenção;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- distribuir malotes;
- atender o cliente com informações precisas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar iniciativa;
- conferir idoneidade dos clientes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- pré-cadastrar o cliente;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar empatia;
- organizar materiais de trabalho;
- efetuar acertos em contas;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar paciência;
- acolher o cliente e passageiro;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- interagir com os outros departamentos;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar pró atividade;
- anunciar a chegada do cliente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- fornecer informações meteorológicas;
- transmitir recados e fax;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- receber pagamentos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agir com bom senso;
- coordenar equipe;
- organizar malotes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar espírito de equipe;
Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas