Salário para o cargo de Analista de telecomunicação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de telecomunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de telecomunicação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • definir alternativas físicas de implantação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • realizar auditoria de sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • documentar níveis de serviços;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • prestar consultoria técnica;
  • demonstrar criatividade;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar áreas de apoio;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • construir ambiente de teste;
  • realizar revisões técnicas;
  • avaliar novas tecnologias;
  • emitir pareceres técnicos;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • definir nomenclatura padrão;
  • identificar necessidade do cliente;
  • divulgar documentação;
  • instalar software;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • administrar recursos de rede;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • acionar suporte de terceiros;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • elaborar especificação técnica;
  • configurar software e hardware;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • documentar soluções disponíveis;
  • administrar ambiente operacional;
  • documentar estrutura da rede;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • avaliar desempenho do produto;
  • apresentar alternativas de solução;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • inventariar software e hardware;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • testar sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • divulgar solução;
  • demonstrar iniciativa;
  • documentar capacidade e performance;
  • registrar ocorrências;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • implantar sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • demonstrar senso analítico;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • evidenciar concentração;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • estabelecer padrões de software;


Setores que mais contratam Analista de telecomunicação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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