Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;

Atividades

  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar solução;
  • identificar necessidade do cliente;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • participar de fóruns de discussão;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • divulgar documentação;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • implantar sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • configurar software e hardware;
  • avaliar desempenho do produto;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • construir ambiente de teste;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • instalar hardware;
  • estabelecer padrões de software;
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar novas tecnologias;
  • realizar revisões técnicas;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • testar sistemas;
  • demonstrar iniciativa;
  • documentar capacidade e performance;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar senso analítico;
  • prestar consultoria técnica;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • acionar suporte de terceiros;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • instalar software;
  • consultar documentação técnica;
  • definir nomenclatura padrão;
  • administrar banco de dados;
  • apresentar alternativas de solução;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • administrar recursos de rede;
  • registrar ocorrências;
  • orientar áreas de apoio;
  • documentar níveis de serviços;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • inventariar software e hardware;
  • administrar ambiente operacional;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • evidenciar concentração;
  • documentar soluções disponíveis;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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