Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Quanto ganha um Analista de suporte técnico

Um Analista de suporte técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.391,61 e R$ 8.912,84, com a média salarial de R$ 3.197,08 e o salário mediana em R$ 2.196,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de suporte técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.197,08 38.365,02 799,27 15,40
1º Quartil 1.391,61 16.699,37 347,90 6,70
Salário Mediana 2.196,54 26.358,48 549,14 10,58
3º Quartil 6.797,31 81.567,73 1.699,33 32,74
Teto Salarial 8.912,84 106.954,05 2.228,21 42,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.574 - 9.946 3.805,69 1.574,16 2.500,00 8.211,72 9.946,28
Belo Horizonte - MG 1.495 - 7.585 3.069,29 1.494,79 2.100,00 6.262,23 7.585,00
Barueri - SP 1.628 - 10.468 3.960,69 1.627,92 2.535,05 8.642,74 10.468,34
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.415 3.819,23 1.537,88 2.800,00 7.772,96 9.414,85
Florianópolis - SC 1.374 - 3.676 1.793,38 1.374,08 1.381,44 3.035,33 3.676,49
Brasília - DF 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Curitiba - PR 1.525 - 7.757 3.261,94 1.525,17 2.500,00 6.404,15 7.756,89
Porto Alegre - RS 1.601 - 10.663 3.923,45 1.601,03 2.534,00 8.803,09 10.662,57
Fortaleza - CE 1.233 - 14.175 4.384,32 1.233,05 2.300,00 11.703,35 14.175,45
Campinas - SP 1.733 - 8.645 3.602,29 1.732,89 2.600,00 7.137,02 8.644,57
Goiânia - GO 1.260 - 6.834 2.713,88 1.260,12 1.856,76 5.642,15 6.833,94
Uberlândia - MG 1.402 - 3.990 2.042,10 1.401,63 1.728,37 3.294,25 3.990,09
Santana de Parnaíba - SP 1.338 - 8.234 2.957,01 1.338,42 1.811,25 6.798,43 8.234,46
São Bernardo do Campo - SP 1.562 - 9.647 3.541,17 1.562,31 2.108,09 7.964,67 9.647,04
Osasco - SP 1.576 - 7.843 3.284,08 1.575,62 2.500,00 6.474,98 7.842,69
Recife - PE 1.386 - 5.406 2.440,25 1.386,31 1.900,00 4.463,41 5.406,21
Joinville - SC 1.526 - 5.658 2.604,60 1.525,52 2.080,00 4.671,08 5.657,75
Blumenau - SC 1.875 - 8.808 3.893,41 1.874,83 3.089,95 7.272,17 8.808,27
Salvador - BA 1.387 - 7.117 3.052,35 1.386,54 2.411,73 5.875,91 7.117,07
Ribeirão Preto - SP 1.547 - 4.838 2.477,85 1.546,87 2.066,09 3.994,41 4.838,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.539 - 9.248 3.551,20 1.538,71 2.400,00 7.635,49 9.248,33
Minas Gerais 1.321 - 6.382 2.645,76 1.321,33 1.873,50 5.268,97 6.381,93
Santa Catarina 1.364 - 5.023 2.272,21 1.363,99 1.774,65 4.147,07 5.023,06
Paraná 1.363 - 6.186 2.671,31 1.362,91 2.000,00 5.107,16 6.185,94
Rio Grande do Sul 1.439 - 7.998 3.183,06 1.438,99 2.256,00 6.603,18 7.997,97
Rio de Janeiro 1.452 - 9.060 3.626,25 1.452,26 2.500,00 7.480,36 9.060,43
Distrito Federal 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Ceará 1.200 - 13.092 4.130,50 1.199,62 2.200,00 10.809,04 13.092,23
Goiás 1.209 - 9.359 3.186,50 1.208,57 1.819,94 7.726,53 9.358,60
Pernambuco 1.271 - 5.152 2.323,32 1.270,53 1.800,00 4.253,48 5.151,95
Bahia 1.178 - 6.360 2.665,22 1.177,51 2.000,00 5.250,87 6.360,02
Espírito Santo 1.341 - 6.432 2.813,21 1.341,08 2.250,00 5.310,13 6.431,79
Mato Grosso 1.226 - 5.076 2.387,30 1.225,78 2.080,00 4.190,94 5.076,19
Mato Grosso do Sul 1.179 - 4.026 1.970,99 1.179,46 1.565,87 3.323,63 4.025,68
Pará 1.163 - 5.361 2.440,33 1.162,90 2.100,00 4.425,84 5.360,71
Amazonas 1.397 - 6.652 3.018,68 1.397,50 2.544,92 5.491,95 6.652,02
Paraíba 1.099 - 4.443 2.022,46 1.098,53 1.534,25 3.668,39 4.443,26
Rondônia 1.120 - 2.560 1.415,03 1.119,61 1.178,27 2.113,92 2.560,44
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.472 1.714,98 1.087,26 1.450,00 2.866,32 3.471,77
Sergipe 1.125 - 4.471 2.039,35 1.125,47 1.500,00 3.691,57 4.471,34
Piauí 1.067 - 2.927 1.583,72 1.067,23 1.500,00 2.416,25 2.926,64
Tocantins 1.112 - 3.635 1.772,22 1.111,97 1.540,76 3.001,18 3.635,12
Maranhão 1.124 - 4.683 2.221,92 1.124,14 1.825,18 3.866,24 4.682,91
Alagoas 1.121 - 5.323 2.194,49 1.121,33 1.578,46 4.394,31 5.322,52
Acre 1.439 - 3.257 2.149,87 1.438,74 2.200,00 2.689,07 3.257,08
Amapá 1.105 - 3.028 1.593,93 1.105,00 1.405,00 2.500,00 3.028,08
Roraima 1.073 - 3.244 1.867,07 1.072,50 1.750,00 2.678,00 3.243,67


Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • documentar níveis de serviços;
    • identificar falhas nos sistemas;
    • administrar recursos de rede;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
    • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
    • montar protótipo dos sistemas;
    • definir nomenclatura padrão;
    • escolher ferramentas de desenvolvimento;
    • realizar revisões técnicas;
    • descrever processos (fluxo de atividades);
    • divulgar utilização de novos padrões;
    • demonstrar empatia com público-alvo;
    • especificar a arquitetura dos sistemas;
    • acionar suporte de terceiros;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
    • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
    • consultar documentação técnica;
    • evidenciar concentração;
    • propor mudanças de processos e funções;
    • levantar fontes de dados;
    • registrar ocorrências;
    • corrigir falhas nos sistemas;
    • avaliar desempenho do produto;
    • apresentar alternativas de solução;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • prestar consultoria técnica;
    • avaliar proposta de fornecedores;
    • instalar software;
    • realizar auditoria de sistemas;
    • modelar dados;
    • desenvolver raciocínio abstrato;
    • desenvolver capacidade de memorização;
    • documentar soluções disponíveis;
    • adequar soluções a necessidade do cliente;
    • levantar necessidades do cliente/usuário;
    • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
    • analisar funcionalidade do produto;
    • configurar software e hardware;
    • planejar testes de sistemas e ambientes;
    • estabelecer padrões de software;
    • administrar perfil de acesso às informações;
    • realizar simulações em ambiente controlado;
    • construir ambiente de teste;
    • demonstrar iniciativa;
    • definir alternativas físicas de implantação;
    • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
    • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
    • especificar aplicativos;
    • administrar ambiente operacional;
    • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
    • monitorar performance dos sistemas;
    • controlar acesso aos dados e recursos;
    • avaliar novas tecnologias;
    • elaborar especificação técnica;
    • consultar fontes alternativas de informações;
    • inventariar software e hardware;
    • definir padrões de interface com cliente/usuário;
    • orientar áreas de apoio;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • divulgar solução;
    • instalar hardware;
    • trabalhar em equipe;
    • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
    • identificar necessidade do cliente;
    • documentar capacidade e performance;
    • demonstrar senso analítico;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • implantar sistemas;
    • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • codificar programas;
    • desenvolver raciocínio lógico;
    • emitir pareceres técnicos;
    • documentar estrutura da rede;
    • elaborar manuais do sistema;
    • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
    • divulgar documentação;
    • elaborar dicionário de dados;
    • administrar banco de dados;
    • participar de fóruns de discussão;
    • testar sistemas;
    • demonstrar criatividade;
    • definir metodologias a serem adotadas;
    • elaborar propostas técnicas comerciais;
    • comparar alternativas tecnológicas;


    Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional