Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Quanto ganha um Analista de suporte técnico

Um Analista de suporte técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.391,61 e R$ 8.912,84, com a média salarial de R$ 3.197,08 e o salário mediana em R$ 2.196,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de suporte técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.197,08 38.365,02 799,27 15,40
1º Quartil 1.391,61 16.699,37 347,90 6,70
Salário Mediana 2.196,54 26.358,48 549,14 10,58
3º Quartil 6.797,31 81.567,73 1.699,33 32,74
Teto Salarial 8.912,84 106.954,05 2.228,21 42,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.574 - 9.946 3.805,69 1.574,16 2.500,00 8.211,72 9.946,28
Belo Horizonte - MG 1.495 - 7.585 3.069,29 1.494,79 2.100,00 6.262,23 7.585,00
Barueri - SP 1.628 - 10.468 3.960,69 1.627,92 2.535,05 8.642,74 10.468,34
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.415 3.819,23 1.537,88 2.800,00 7.772,96 9.414,85
Florianópolis - SC 1.374 - 3.676 1.793,38 1.374,08 1.381,44 3.035,33 3.676,49
Brasília - DF 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Curitiba - PR 1.525 - 7.757 3.261,94 1.525,17 2.500,00 6.404,15 7.756,89
Porto Alegre - RS 1.601 - 10.663 3.923,45 1.601,03 2.534,00 8.803,09 10.662,57
Fortaleza - CE 1.233 - 14.175 4.384,32 1.233,05 2.300,00 11.703,35 14.175,45
Campinas - SP 1.733 - 8.645 3.602,29 1.732,89 2.600,00 7.137,02 8.644,57
Goiânia - GO 1.260 - 6.834 2.713,88 1.260,12 1.856,76 5.642,15 6.833,94
Uberlândia - MG 1.402 - 3.990 2.042,10 1.401,63 1.728,37 3.294,25 3.990,09
Santana de Parnaíba - SP 1.338 - 8.234 2.957,01 1.338,42 1.811,25 6.798,43 8.234,46
São Bernardo do Campo - SP 1.562 - 9.647 3.541,17 1.562,31 2.108,09 7.964,67 9.647,04
Osasco - SP 1.576 - 7.843 3.284,08 1.575,62 2.500,00 6.474,98 7.842,69
Recife - PE 1.386 - 5.406 2.440,25 1.386,31 1.900,00 4.463,41 5.406,21
Joinville - SC 1.526 - 5.658 2.604,60 1.525,52 2.080,00 4.671,08 5.657,75
Blumenau - SC 1.875 - 8.808 3.893,41 1.874,83 3.089,95 7.272,17 8.808,27
Salvador - BA 1.387 - 7.117 3.052,35 1.386,54 2.411,73 5.875,91 7.117,07
Ribeirão Preto - SP 1.547 - 4.838 2.477,85 1.546,87 2.066,09 3.994,41 4.838,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.539 - 9.248 3.551,20 1.538,71 2.400,00 7.635,49 9.248,33
Minas Gerais 1.321 - 6.382 2.645,76 1.321,33 1.873,50 5.268,97 6.381,93
Santa Catarina 1.364 - 5.023 2.272,21 1.363,99 1.774,65 4.147,07 5.023,06
Paraná 1.363 - 6.186 2.671,31 1.362,91 2.000,00 5.107,16 6.185,94
Rio Grande do Sul 1.439 - 7.998 3.183,06 1.438,99 2.256,00 6.603,18 7.997,97
Rio de Janeiro 1.452 - 9.060 3.626,25 1.452,26 2.500,00 7.480,36 9.060,43
Distrito Federal 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Ceará 1.200 - 13.092 4.130,50 1.199,62 2.200,00 10.809,04 13.092,23
Goiás 1.209 - 9.359 3.186,50 1.208,57 1.819,94 7.726,53 9.358,60
Pernambuco 1.271 - 5.152 2.323,32 1.270,53 1.800,00 4.253,48 5.151,95
Bahia 1.178 - 6.360 2.665,22 1.177,51 2.000,00 5.250,87 6.360,02
Espírito Santo 1.341 - 6.432 2.813,21 1.341,08 2.250,00 5.310,13 6.431,79
Mato Grosso 1.226 - 5.076 2.387,30 1.225,78 2.080,00 4.190,94 5.076,19
Mato Grosso do Sul 1.179 - 4.026 1.970,99 1.179,46 1.565,87 3.323,63 4.025,68
Pará 1.163 - 5.361 2.440,33 1.162,90 2.100,00 4.425,84 5.360,71
Amazonas 1.397 - 6.652 3.018,68 1.397,50 2.544,92 5.491,95 6.652,02
Paraíba 1.099 - 4.443 2.022,46 1.098,53 1.534,25 3.668,39 4.443,26
Rondônia 1.120 - 2.560 1.415,03 1.119,61 1.178,27 2.113,92 2.560,44
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.472 1.714,98 1.087,26 1.450,00 2.866,32 3.471,77
Sergipe 1.125 - 4.471 2.039,35 1.125,47 1.500,00 3.691,57 4.471,34
Piauí 1.067 - 2.927 1.583,72 1.067,23 1.500,00 2.416,25 2.926,64
Tocantins 1.112 - 3.635 1.772,22 1.111,97 1.540,76 3.001,18 3.635,12
Maranhão 1.124 - 4.683 2.221,92 1.124,14 1.825,18 3.866,24 4.682,91
Alagoas 1.121 - 5.323 2.194,49 1.121,33 1.578,46 4.394,31 5.322,52
Acre 1.439 - 3.257 2.149,87 1.438,74 2.200,00 2.689,07 3.257,08
Amapá 1.105 - 3.028 1.593,93 1.105,00 1.405,00 2.500,00 3.028,08
Roraima 1.073 - 3.244 1.867,07 1.072,50 1.750,00 2.678,00 3.243,67


Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
    • identificar falhas nos sistemas;
    • demonstrar criatividade;
    • apresentar alternativas de solução;
    • documentar níveis de serviços;
    • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    • construir ambiente de teste;
    • realizar revisões técnicas;
    • monitorar performance dos sistemas;
    • elaborar especificação técnica;
    • identificar necessidade do cliente;
    • avaliar novas tecnologias;
    • evidenciar concentração;
    • documentar capacidade e performance;
    • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
    • consultar documentação técnica;
    • elaborar dicionário de dados;
    • desenvolver raciocínio abstrato;
    • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
    • administrar ambiente operacional;
    • instalar software;
    • controlar acesso aos dados e recursos;
    • modelar dados;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
    • realizar simulações em ambiente controlado;
    • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
    • divulgar documentação;
    • desenvolver capacidade de memorização;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • implantar sistemas;
    • participar de fóruns de discussão;
    • definir nomenclatura padrão;
    • escolher ferramentas de desenvolvimento;
    • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
    • analisar funcionalidade do produto;
    • documentar estrutura da rede;
    • corrigir falhas nos sistemas;
    • descrever processos (fluxo de atividades);
    • administrar banco de dados;
    • registrar ocorrências;
    • montar protótipo dos sistemas;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • levantar fontes de dados;
    • acionar suporte de terceiros;
    • adequar soluções a necessidade do cliente;
    • elaborar manuais do sistema;
    • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
    • definir padrões de interface com cliente/usuário;
    • avaliar proposta de fornecedores;
    • divulgar utilização de novos padrões;
    • testar sistemas;
    • documentar soluções disponíveis;
    • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
    • avaliar desempenho do produto;
    • configurar software e hardware;
    • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
    • elaborar propostas técnicas comerciais;
    • planejar testes de sistemas e ambientes;
    • demonstrar senso analítico;
    • inventariar software e hardware;
    • definir alternativas físicas de implantação;
    • realizar auditoria de sistemas;
    • codificar programas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • especificar aplicativos;
    • divulgar solução;
    • comparar alternativas tecnológicas;
    • prestar consultoria técnica;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
    • propor mudanças de processos e funções;
    • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
    • demonstrar empatia com público-alvo;
    • levantar necessidades do cliente/usuário;
    • especificar a arquitetura dos sistemas;
    • administrar recursos de rede;
    • emitir pareceres técnicos;
    • orientar áreas de apoio;
    • administrar perfil de acesso às informações;
    • definir metodologias a serem adotadas;
    • instalar hardware;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver raciocínio lógico;
    • estabelecer padrões de software;
    • consultar fontes alternativas de informações;


    Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista