Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;

Atividades

  • definir metodologias a serem adotadas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • documentar capacidade e performance;
  • identificar necessidade do cliente;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • registrar ocorrências;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • documentar soluções disponíveis;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • prestar consultoria técnica;
  • definir nomenclatura padrão;
  • instalar software;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • administrar ambiente operacional;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • avaliar novas tecnologias;
  • construir ambiente de teste;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • elaborar especificação técnica;
  • acionar suporte de terceiros;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar senso analítico;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • administrar recursos de rede;
  • evidenciar concentração;
  • instalar hardware;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • documentar níveis de serviços;
  • testar sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • divulgar solução;
  • avaliar desempenho do produto;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar criatividade;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar documentação;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • implantar sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • inventariar software e hardware;
  • estabelecer padrões de software;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • administrar banco de dados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar flexibilidade;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • realizar revisões técnicas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar relatórios técnicos;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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