Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Quanto ganha um Analista de suporte técnico

Um Analista de suporte técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.391,61 e R$ 8.912,84, com a média salarial de R$ 3.197,08 e o salário mediana em R$ 2.196,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de suporte técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.197,08 38.365,02 799,27 15,40
1º Quartil 1.391,61 16.699,37 347,90 6,70
Salário Mediana 2.196,54 26.358,48 549,14 10,58
3º Quartil 6.797,31 81.567,73 1.699,33 32,74
Teto Salarial 8.912,84 106.954,05 2.228,21 42,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.574 - 9.946 3.805,69 1.574,16 2.500,00 8.211,72 9.946,28
Belo Horizonte - MG 1.495 - 7.585 3.069,29 1.494,79 2.100,00 6.262,23 7.585,00
Barueri - SP 1.628 - 10.468 3.960,69 1.627,92 2.535,05 8.642,74 10.468,34
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.415 3.819,23 1.537,88 2.800,00 7.772,96 9.414,85
Florianópolis - SC 1.374 - 3.676 1.793,38 1.374,08 1.381,44 3.035,33 3.676,49
Brasília - DF 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Curitiba - PR 1.525 - 7.757 3.261,94 1.525,17 2.500,00 6.404,15 7.756,89
Porto Alegre - RS 1.601 - 10.663 3.923,45 1.601,03 2.534,00 8.803,09 10.662,57
Fortaleza - CE 1.233 - 14.175 4.384,32 1.233,05 2.300,00 11.703,35 14.175,45
Campinas - SP 1.733 - 8.645 3.602,29 1.732,89 2.600,00 7.137,02 8.644,57
Goiânia - GO 1.260 - 6.834 2.713,88 1.260,12 1.856,76 5.642,15 6.833,94
Uberlândia - MG 1.402 - 3.990 2.042,10 1.401,63 1.728,37 3.294,25 3.990,09
Santana de Parnaíba - SP 1.338 - 8.234 2.957,01 1.338,42 1.811,25 6.798,43 8.234,46
São Bernardo do Campo - SP 1.562 - 9.647 3.541,17 1.562,31 2.108,09 7.964,67 9.647,04
Osasco - SP 1.576 - 7.843 3.284,08 1.575,62 2.500,00 6.474,98 7.842,69
Recife - PE 1.386 - 5.406 2.440,25 1.386,31 1.900,00 4.463,41 5.406,21
Joinville - SC 1.526 - 5.658 2.604,60 1.525,52 2.080,00 4.671,08 5.657,75
Blumenau - SC 1.875 - 8.808 3.893,41 1.874,83 3.089,95 7.272,17 8.808,27
Salvador - BA 1.387 - 7.117 3.052,35 1.386,54 2.411,73 5.875,91 7.117,07
Ribeirão Preto - SP 1.547 - 4.838 2.477,85 1.546,87 2.066,09 3.994,41 4.838,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.539 - 9.248 3.551,20 1.538,71 2.400,00 7.635,49 9.248,33
Minas Gerais 1.321 - 6.382 2.645,76 1.321,33 1.873,50 5.268,97 6.381,93
Santa Catarina 1.364 - 5.023 2.272,21 1.363,99 1.774,65 4.147,07 5.023,06
Paraná 1.363 - 6.186 2.671,31 1.362,91 2.000,00 5.107,16 6.185,94
Rio Grande do Sul 1.439 - 7.998 3.183,06 1.438,99 2.256,00 6.603,18 7.997,97
Rio de Janeiro 1.452 - 9.060 3.626,25 1.452,26 2.500,00 7.480,36 9.060,43
Distrito Federal 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Ceará 1.200 - 13.092 4.130,50 1.199,62 2.200,00 10.809,04 13.092,23
Goiás 1.209 - 9.359 3.186,50 1.208,57 1.819,94 7.726,53 9.358,60
Pernambuco 1.271 - 5.152 2.323,32 1.270,53 1.800,00 4.253,48 5.151,95
Bahia 1.178 - 6.360 2.665,22 1.177,51 2.000,00 5.250,87 6.360,02
Espírito Santo 1.341 - 6.432 2.813,21 1.341,08 2.250,00 5.310,13 6.431,79
Mato Grosso 1.226 - 5.076 2.387,30 1.225,78 2.080,00 4.190,94 5.076,19
Mato Grosso do Sul 1.179 - 4.026 1.970,99 1.179,46 1.565,87 3.323,63 4.025,68
Pará 1.163 - 5.361 2.440,33 1.162,90 2.100,00 4.425,84 5.360,71
Amazonas 1.397 - 6.652 3.018,68 1.397,50 2.544,92 5.491,95 6.652,02
Paraíba 1.099 - 4.443 2.022,46 1.098,53 1.534,25 3.668,39 4.443,26
Rondônia 1.120 - 2.560 1.415,03 1.119,61 1.178,27 2.113,92 2.560,44
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.472 1.714,98 1.087,26 1.450,00 2.866,32 3.471,77
Sergipe 1.125 - 4.471 2.039,35 1.125,47 1.500,00 3.691,57 4.471,34
Piauí 1.067 - 2.927 1.583,72 1.067,23 1.500,00 2.416,25 2.926,64
Tocantins 1.112 - 3.635 1.772,22 1.111,97 1.540,76 3.001,18 3.635,12
Maranhão 1.124 - 4.683 2.221,92 1.124,14 1.825,18 3.866,24 4.682,91
Alagoas 1.121 - 5.323 2.194,49 1.121,33 1.578,46 4.394,31 5.322,52
Acre 1.439 - 3.257 2.149,87 1.438,74 2.200,00 2.689,07 3.257,08
Amapá 1.105 - 3.028 1.593,93 1.105,00 1.405,00 2.500,00 3.028,08
Roraima 1.073 - 3.244 1.867,07 1.072,50 1.750,00 2.678,00 3.243,67


Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
    • realizar revisões técnicas;
    • adequar soluções a necessidade do cliente;
    • elaborar especificação técnica;
    • testar sistemas;
    • orientar áreas de apoio;
    • apresentar alternativas de solução;
    • comparar alternativas tecnológicas;
    • monitorar performance dos sistemas;
    • controlar acesso aos dados e recursos;
    • avaliar desempenho do produto;
    • emitir pareceres técnicos;
    • codificar programas;
    • desenvolver raciocínio abstrato;
    • levantar necessidades do cliente/usuário;
    • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    • demonstrar empatia com público-alvo;
    • construir ambiente de teste;
    • escolher ferramentas de desenvolvimento;
    • descrever processos (fluxo de atividades);
    • administrar perfil de acesso às informações;
    • administrar banco de dados;
    • divulgar documentação;
    • registrar ocorrências;
    • documentar estrutura da rede;
    • divulgar utilização de novos padrões;
    • montar protótipo dos sistemas;
    • demonstrar iniciativa;
    • trabalhar em equipe;
    • modelar dados;
    • corrigir falhas nos sistemas;
    • identificar falhas nos sistemas;
    • documentar níveis de serviços;
    • identificar necessidade do cliente;
    • especificar aplicativos;
    • elaborar propostas técnicas comerciais;
    • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
    • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
    • definir padrões de interface com cliente/usuário;
    • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
    • propor mudanças de processos e funções;
    • prestar consultoria técnica;
    • avaliar novas tecnologias;
    • definir nomenclatura padrão;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • realizar simulações em ambiente controlado;
    • consultar documentação técnica;
    • administrar recursos de rede;
    • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
    • participar de fóruns de discussão;
    • definir alternativas físicas de implantação;
    • planejar testes de sistemas e ambientes;
    • levantar fontes de dados;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar solução;
    • definir metodologias a serem adotadas;
    • desenvolver capacidade de memorização;
    • instalar hardware;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • administrar ambiente operacional;
    • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
    • evidenciar concentração;
    • documentar capacidade e performance;
    • analisar funcionalidade do produto;
    • consultar fontes alternativas de informações;
    • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
    • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
    • implantar sistemas;
    • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • acionar suporte de terceiros;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • especificar a arquitetura dos sistemas;
    • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
    • elaborar manuais do sistema;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar senso analítico;
    • elaborar dicionário de dados;
    • realizar auditoria de sistemas;
    • configurar software e hardware;
    • inventariar software e hardware;
    • avaliar proposta de fornecedores;
    • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
    • desenvolver raciocínio lógico;
    • instalar software;
    • documentar soluções disponíveis;
    • estabelecer padrões de software;


    Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing