Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • testar sistemas;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • estabelecer padrões de software;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • realizar revisões técnicas;
  • instalar software;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • prestar consultoria técnica;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • implantar sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • orientar áreas de apoio;
  • consultar documentação técnica;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar senso analítico;
  • inventariar software e hardware;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar iniciativa;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • evidenciar concentração;
  • participar de fóruns de discussão;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • registrar ocorrências;
  • avaliar novas tecnologias;
  • documentar níveis de serviços;
  • administrar recursos de rede;
  • acionar suporte de terceiros;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar necessidade do cliente;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • documentar soluções disponíveis;
  • construir ambiente de teste;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • divulgar solução;
  • apresentar alternativas de solução;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • divulgar documentação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • configurar software e hardware;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • emitir pareceres técnicos;
  • documentar estrutura da rede;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • administrar ambiente operacional;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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