Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • documentar níveis de serviços;
  • elaborar especificação técnica;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • registrar ocorrências;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • estabelecer padrões de software;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • documentar estrutura da rede;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • testar sistemas;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • administrar ambiente operacional;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • divulgar solução;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar capacidade e performance;
  • evidenciar concentração;
  • documentar soluções disponíveis;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • avaliar desempenho do produto;
  • divulgar documentação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • inventariar software e hardware;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • demonstrar senso analítico;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • realizar revisões técnicas;
  • prestar consultoria técnica;
  • orientar áreas de apoio;
  • apresentar alternativas de solução;
  • instalar software;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • construir ambiente de teste;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir nomenclatura padrão;
  • implantar sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • avaliar novas tecnologias;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • acionar suporte de terceiros;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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