Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar senso analítico;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • evidenciar concentração;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • prestar consultoria técnica;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • definir nomenclatura padrão;
  • documentar capacidade e performance;
  • construir ambiente de teste;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • avaliar novas tecnologias;
  • estabelecer padrões de software;
  • documentar soluções disponíveis;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • apresentar alternativas de solução;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • orientar áreas de apoio;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • registrar ocorrências;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • administrar banco de dados;
  • participar de fóruns de discussão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • divulgar solução;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • elaborar especificação técnica;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • configurar software e hardware;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • inventariar software e hardware;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar recursos de rede;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • instalar software;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • instalar hardware;
  • implantar sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • testar sistemas;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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