Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • consultar documentação técnica;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar senso analítico;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer padrões de software;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • divulgar solução;
  • divulgar documentação;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • construir ambiente de teste;
  • implantar sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • identificar necessidade do cliente;
  • emitir pareceres técnicos;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar especificação técnica;
  • configurar software e hardware;
  • orientar áreas de apoio;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar capacidade e performance;
  • documentar níveis de serviços;
  • testar sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar iniciativa;
  • administrar banco de dados;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • avaliar novas tecnologias;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • instalar hardware;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • instalar software;
  • prestar consultoria técnica;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • participar de fóruns de discussão;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • apresentar alternativas de solução;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • inventariar software e hardware;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • acionar suporte de terceiros;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • registrar ocorrências;
  • definir nomenclatura padrão;
  • monitorar performance dos sistemas;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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