Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Quanto ganha um Analista de suporte de sistema

Um Analista de suporte de sistema trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.391,61 e R$ 8.912,84, com a média salarial de R$ 3.197,08 e o salário mediana em R$ 2.196,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de suporte de sistema

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.197,08 38.365,02 799,27 15,40
1º Quartil 1.391,61 16.699,37 347,90 6,70
Salário Mediana 2.196,54 26.358,48 549,14 10,58
3º Quartil 6.797,31 81.567,73 1.699,33 32,74
Teto Salarial 8.912,84 106.954,05 2.228,21 42,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.574 - 9.946 3.805,69 1.574,16 2.500,00 8.211,72 9.946,28
Belo Horizonte - MG 1.495 - 7.585 3.069,29 1.494,79 2.100,00 6.262,23 7.585,00
Barueri - SP 1.628 - 10.468 3.960,69 1.627,92 2.535,05 8.642,74 10.468,34
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.415 3.819,23 1.537,88 2.800,00 7.772,96 9.414,85
Florianópolis - SC 1.374 - 3.676 1.793,38 1.374,08 1.381,44 3.035,33 3.676,49
Brasília - DF 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Curitiba - PR 1.525 - 7.757 3.261,94 1.525,17 2.500,00 6.404,15 7.756,89
Porto Alegre - RS 1.601 - 10.663 3.923,45 1.601,03 2.534,00 8.803,09 10.662,57
Fortaleza - CE 1.233 - 14.175 4.384,32 1.233,05 2.300,00 11.703,35 14.175,45
Campinas - SP 1.733 - 8.645 3.602,29 1.732,89 2.600,00 7.137,02 8.644,57
Goiânia - GO 1.260 - 6.834 2.713,88 1.260,12 1.856,76 5.642,15 6.833,94
Uberlândia - MG 1.402 - 3.990 2.042,10 1.401,63 1.728,37 3.294,25 3.990,09
Santana de Parnaíba - SP 1.338 - 8.234 2.957,01 1.338,42 1.811,25 6.798,43 8.234,46
São Bernardo do Campo - SP 1.562 - 9.647 3.541,17 1.562,31 2.108,09 7.964,67 9.647,04
Osasco - SP 1.576 - 7.843 3.284,08 1.575,62 2.500,00 6.474,98 7.842,69
Recife - PE 1.386 - 5.406 2.440,25 1.386,31 1.900,00 4.463,41 5.406,21
Joinville - SC 1.526 - 5.658 2.604,60 1.525,52 2.080,00 4.671,08 5.657,75
Blumenau - SC 1.875 - 8.808 3.893,41 1.874,83 3.089,95 7.272,17 8.808,27
Salvador - BA 1.387 - 7.117 3.052,35 1.386,54 2.411,73 5.875,91 7.117,07
Ribeirão Preto - SP 1.547 - 4.838 2.477,85 1.546,87 2.066,09 3.994,41 4.838,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.539 - 9.248 3.551,20 1.538,71 2.400,00 7.635,49 9.248,33
Minas Gerais 1.321 - 6.382 2.645,76 1.321,33 1.873,50 5.268,97 6.381,93
Santa Catarina 1.364 - 5.023 2.272,21 1.363,99 1.774,65 4.147,07 5.023,06
Paraná 1.363 - 6.186 2.671,31 1.362,91 2.000,00 5.107,16 6.185,94
Rio Grande do Sul 1.439 - 7.998 3.183,06 1.438,99 2.256,00 6.603,18 7.997,97
Rio de Janeiro 1.452 - 9.060 3.626,25 1.452,26 2.500,00 7.480,36 9.060,43
Distrito Federal 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Ceará 1.200 - 13.092 4.130,50 1.199,62 2.200,00 10.809,04 13.092,23
Goiás 1.209 - 9.359 3.186,50 1.208,57 1.819,94 7.726,53 9.358,60
Pernambuco 1.271 - 5.152 2.323,32 1.270,53 1.800,00 4.253,48 5.151,95
Bahia 1.178 - 6.360 2.665,22 1.177,51 2.000,00 5.250,87 6.360,02
Espírito Santo 1.341 - 6.432 2.813,21 1.341,08 2.250,00 5.310,13 6.431,79
Mato Grosso 1.226 - 5.076 2.387,30 1.225,78 2.080,00 4.190,94 5.076,19
Mato Grosso do Sul 1.179 - 4.026 1.970,99 1.179,46 1.565,87 3.323,63 4.025,68
Pará 1.163 - 5.361 2.440,33 1.162,90 2.100,00 4.425,84 5.360,71
Amazonas 1.397 - 6.652 3.018,68 1.397,50 2.544,92 5.491,95 6.652,02
Paraíba 1.099 - 4.443 2.022,46 1.098,53 1.534,25 3.668,39 4.443,26
Rondônia 1.120 - 2.560 1.415,03 1.119,61 1.178,27 2.113,92 2.560,44
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.472 1.714,98 1.087,26 1.450,00 2.866,32 3.471,77
Sergipe 1.125 - 4.471 2.039,35 1.125,47 1.500,00 3.691,57 4.471,34
Piauí 1.067 - 2.927 1.583,72 1.067,23 1.500,00 2.416,25 2.926,64
Tocantins 1.112 - 3.635 1.772,22 1.111,97 1.540,76 3.001,18 3.635,12
Maranhão 1.124 - 4.683 2.221,92 1.124,14 1.825,18 3.866,24 4.682,91
Alagoas 1.121 - 5.323 2.194,49 1.121,33 1.578,46 4.394,31 5.322,52
Acre 1.439 - 3.257 2.149,87 1.438,74 2.200,00 2.689,07 3.257,08
Amapá 1.105 - 3.028 1.593,93 1.105,00 1.405,00 2.500,00 3.028,08
Roraima 1.073 - 3.244 1.867,07 1.072,50 1.750,00 2.678,00 3.243,67


Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;

  • Atividades

    • demonstrar senso analítico;
    • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
    • especificar aplicativos;
    • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
    • analisar funcionalidade do produto;
    • desenvolver raciocínio lógico;
    • desenvolver capacidade de memorização;
    • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
    • levantar necessidades do cliente/usuário;
    • identificar falhas nos sistemas;
    • registrar ocorrências;
    • elaborar dicionário de dados;
    • levantar fontes de dados;
    • demonstrar iniciativa;
    • monitorar performance dos sistemas;
    • elaborar especificação técnica;
    • testar sistemas;
    • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
    • configurar software e hardware;
    • construir ambiente de teste;
    • divulgar documentação;
    • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    • montar protótipo dos sistemas;
    • realizar auditoria de sistemas;
    • definir alternativas físicas de implantação;
    • documentar níveis de serviços;
    • definir metodologias a serem adotadas;
    • orientar áreas de apoio;
    • propor mudanças de processos e funções;
    • estabelecer padrões de software;
    • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
    • comparar alternativas tecnológicas;
    • definir padrões de interface com cliente/usuário;
    • identificar necessidade do cliente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • especificar a arquitetura dos sistemas;
    • controlar acesso aos dados e recursos;
    • administrar recursos de rede;
    • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
    • realizar revisões técnicas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • acionar suporte de terceiros;
    • participar de fóruns de discussão;
    • divulgar solução;
    • descrever processos (fluxo de atividades);
    • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
    • consultar documentação técnica;
    • realizar simulações em ambiente controlado;
    • demonstrar empatia com público-alvo;
    • trabalhar em equipe;
    • implantar sistemas;
    • documentar estrutura da rede;
    • documentar soluções disponíveis;
    • desenvolver raciocínio abstrato;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • administrar ambiente operacional;
    • elaborar propostas técnicas comerciais;
    • definir nomenclatura padrão;
    • instalar hardware;
    • divulgar utilização de novos padrões;
    • corrigir falhas nos sistemas;
    • administrar perfil de acesso às informações;
    • administrar banco de dados;
    • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
    • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • prestar consultoria técnica;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • apresentar alternativas de solução;
    • consultar fontes alternativas de informações;
    • instalar software;
    • codificar programas;
    • elaborar manuais do sistema;
    • adequar soluções a necessidade do cliente;
    • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
    • planejar testes de sistemas e ambientes;
    • avaliar desempenho do produto;
    • emitir pareceres técnicos;
    • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
    • modelar dados;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar novas tecnologias;
    • avaliar proposta de fornecedores;
    • inventariar software e hardware;
    • documentar capacidade e performance;
    • demonstrar flexibilidade;
    • escolher ferramentas de desenvolvimento;
    • evidenciar concentração;


    Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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