Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;

Atividades

  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • participar de fóruns de discussão;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • divulgar documentação;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • instalar hardware;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar recursos de rede;
  • inventariar software e hardware;
  • documentar capacidade e performance;
  • identificar necessidade do cliente;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • acionar suporte de terceiros;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar senso analítico;
  • elaborar especificação técnica;
  • construir ambiente de teste;
  • administrar banco de dados;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • orientar áreas de apoio;
  • definir nomenclatura padrão;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • testar sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • registrar ocorrências;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • avaliar desempenho do produto;
  • apresentar alternativas de solução;
  • divulgar solução;
  • evidenciar concentração;
  • instalar software;
  • avaliar novas tecnologias;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • demonstrar iniciativa;
  • prestar consultoria técnica;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • documentar soluções disponíveis;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • implantar sistemas;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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