Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Quanto ganha um Analista de suporte computacional

Um Analista de suporte computacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.391,61 e R$ 8.912,84, com a média salarial de R$ 3.197,08 e o salário mediana em R$ 2.196,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de suporte computacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.197,08 38.365,02 799,27 15,40
1º Quartil 1.391,61 16.699,37 347,90 6,70
Salário Mediana 2.196,54 26.358,48 549,14 10,58
3º Quartil 6.797,31 81.567,73 1.699,33 32,74
Teto Salarial 8.912,84 106.954,05 2.228,21 42,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.574 - 9.946 3.805,69 1.574,16 2.500,00 8.211,72 9.946,28
Belo Horizonte - MG 1.495 - 7.585 3.069,29 1.494,79 2.100,00 6.262,23 7.585,00
Barueri - SP 1.628 - 10.468 3.960,69 1.627,92 2.535,05 8.642,74 10.468,34
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.415 3.819,23 1.537,88 2.800,00 7.772,96 9.414,85
Florianópolis - SC 1.374 - 3.676 1.793,38 1.374,08 1.381,44 3.035,33 3.676,49
Brasília - DF 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Curitiba - PR 1.525 - 7.757 3.261,94 1.525,17 2.500,00 6.404,15 7.756,89
Porto Alegre - RS 1.601 - 10.663 3.923,45 1.601,03 2.534,00 8.803,09 10.662,57
Fortaleza - CE 1.233 - 14.175 4.384,32 1.233,05 2.300,00 11.703,35 14.175,45
Campinas - SP 1.733 - 8.645 3.602,29 1.732,89 2.600,00 7.137,02 8.644,57
Goiânia - GO 1.260 - 6.834 2.713,88 1.260,12 1.856,76 5.642,15 6.833,94
Uberlândia - MG 1.402 - 3.990 2.042,10 1.401,63 1.728,37 3.294,25 3.990,09
Santana de Parnaíba - SP 1.338 - 8.234 2.957,01 1.338,42 1.811,25 6.798,43 8.234,46
São Bernardo do Campo - SP 1.562 - 9.647 3.541,17 1.562,31 2.108,09 7.964,67 9.647,04
Osasco - SP 1.576 - 7.843 3.284,08 1.575,62 2.500,00 6.474,98 7.842,69
Recife - PE 1.386 - 5.406 2.440,25 1.386,31 1.900,00 4.463,41 5.406,21
Joinville - SC 1.526 - 5.658 2.604,60 1.525,52 2.080,00 4.671,08 5.657,75
Blumenau - SC 1.875 - 8.808 3.893,41 1.874,83 3.089,95 7.272,17 8.808,27
Salvador - BA 1.387 - 7.117 3.052,35 1.386,54 2.411,73 5.875,91 7.117,07
Ribeirão Preto - SP 1.547 - 4.838 2.477,85 1.546,87 2.066,09 3.994,41 4.838,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.539 - 9.248 3.551,20 1.538,71 2.400,00 7.635,49 9.248,33
Minas Gerais 1.321 - 6.382 2.645,76 1.321,33 1.873,50 5.268,97 6.381,93
Santa Catarina 1.364 - 5.023 2.272,21 1.363,99 1.774,65 4.147,07 5.023,06
Paraná 1.363 - 6.186 2.671,31 1.362,91 2.000,00 5.107,16 6.185,94
Rio Grande do Sul 1.439 - 7.998 3.183,06 1.438,99 2.256,00 6.603,18 7.997,97
Rio de Janeiro 1.452 - 9.060 3.626,25 1.452,26 2.500,00 7.480,36 9.060,43
Distrito Federal 1.370 - 10.067 3.944,22 1.370,32 2.762,06 8.310,98 10.066,51
Ceará 1.200 - 13.092 4.130,50 1.199,62 2.200,00 10.809,04 13.092,23
Goiás 1.209 - 9.359 3.186,50 1.208,57 1.819,94 7.726,53 9.358,60
Pernambuco 1.271 - 5.152 2.323,32 1.270,53 1.800,00 4.253,48 5.151,95
Bahia 1.178 - 6.360 2.665,22 1.177,51 2.000,00 5.250,87 6.360,02
Espírito Santo 1.341 - 6.432 2.813,21 1.341,08 2.250,00 5.310,13 6.431,79
Mato Grosso 1.226 - 5.076 2.387,30 1.225,78 2.080,00 4.190,94 5.076,19
Mato Grosso do Sul 1.179 - 4.026 1.970,99 1.179,46 1.565,87 3.323,63 4.025,68
Pará 1.163 - 5.361 2.440,33 1.162,90 2.100,00 4.425,84 5.360,71
Amazonas 1.397 - 6.652 3.018,68 1.397,50 2.544,92 5.491,95 6.652,02
Paraíba 1.099 - 4.443 2.022,46 1.098,53 1.534,25 3.668,39 4.443,26
Rondônia 1.120 - 2.560 1.415,03 1.119,61 1.178,27 2.113,92 2.560,44
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.472 1.714,98 1.087,26 1.450,00 2.866,32 3.471,77
Sergipe 1.125 - 4.471 2.039,35 1.125,47 1.500,00 3.691,57 4.471,34
Piauí 1.067 - 2.927 1.583,72 1.067,23 1.500,00 2.416,25 2.926,64
Tocantins 1.112 - 3.635 1.772,22 1.111,97 1.540,76 3.001,18 3.635,12
Maranhão 1.124 - 4.683 2.221,92 1.124,14 1.825,18 3.866,24 4.682,91
Alagoas 1.121 - 5.323 2.194,49 1.121,33 1.578,46 4.394,31 5.322,52
Acre 1.439 - 3.257 2.149,87 1.438,74 2.200,00 2.689,07 3.257,08
Amapá 1.105 - 3.028 1.593,93 1.105,00 1.405,00 2.500,00 3.028,08
Roraima 1.073 - 3.244 1.867,07 1.072,50 1.750,00 2.678,00 3.243,67


Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • realizar simulações em ambiente controlado;
    • documentar capacidade e performance;
    • registrar ocorrências;
    • demonstrar senso analítico;
    • administrar ambiente operacional;
    • avaliar novas tecnologias;
    • definir nomenclatura padrão;
    • testar sistemas;
    • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
    • escolher ferramentas de desenvolvimento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • documentar níveis de serviços;
    • especificar a arquitetura dos sistemas;
    • planejar testes de sistemas e ambientes;
    • emitir pareceres técnicos;
    • desenvolver raciocínio lógico;
    • configurar software e hardware;
    • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
    • apresentar alternativas de solução;
    • analisar funcionalidade do produto;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • participar de fóruns de discussão;
    • adequar soluções a necessidade do cliente;
    • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • realizar auditoria de sistemas;
    • documentar estrutura da rede;
    • desenvolver raciocínio abstrato;
    • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
    • especificar aplicativos;
    • avaliar desempenho do produto;
    • monitorar performance dos sistemas;
    • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
    • realizar revisões técnicas;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar proposta de fornecedores;
    • inventariar software e hardware;
    • divulgar solução;
    • construir ambiente de teste;
    • implantar sistemas;
    • desenvolver capacidade de memorização;
    • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
    • instalar hardware;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • identificar falhas nos sistemas;
    • divulgar utilização de novos padrões;
    • definir padrões de interface com cliente/usuário;
    • montar protótipo dos sistemas;
    • descrever processos (fluxo de atividades);
    • elaborar especificação técnica;
    • identificar necessidade do cliente;
    • administrar recursos de rede;
    • codificar programas;
    • elaborar manuais do sistema;
    • elaborar propostas técnicas comerciais;
    • prestar consultoria técnica;
    • definir metodologias a serem adotadas;
    • administrar banco de dados;
    • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
    • propor mudanças de processos e funções;
    • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
    • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
    • consultar documentação técnica;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • evidenciar concentração;
    • modelar dados;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • levantar necessidades do cliente/usuário;
    • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
    • corrigir falhas nos sistemas;
    • elaborar dicionário de dados;
    • comparar alternativas tecnológicas;
    • divulgar documentação;
    • estabelecer padrões de software;
    • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    • administrar perfil de acesso às informações;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar empatia com público-alvo;
    • documentar soluções disponíveis;
    • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
    • instalar software;
    • controlar acesso aos dados e recursos;
    • orientar áreas de apoio;
    • levantar fontes de dados;
    • consultar fontes alternativas de informações;
    • definir alternativas físicas de implantação;
    • acionar suporte de terceiros;


    Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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