Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir metodologias a serem adotadas;
  • instalar hardware;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • identificar necessidade do cliente;
  • consultar documentação técnica;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • documentar soluções disponíveis;
  • realizar revisões técnicas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar senso analítico;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de fóruns de discussão;
  • administrar recursos de rede;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • instalar software;
  • prestar consultoria técnica;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • avaliar novas tecnologias;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • implantar sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar níveis de serviços;
  • divulgar solução;
  • apresentar alternativas de solução;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar criatividade;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • construir ambiente de teste;
  • acionar suporte de terceiros;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • administrar banco de dados;
  • inventariar software e hardware;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • evidenciar concentração;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • orientar áreas de apoio;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • testar sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • registrar ocorrências;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar especificação técnica;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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