Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • evidenciar concentração;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • demonstrar senso analítico;
  • realizar revisões técnicas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • inventariar software e hardware;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • configurar software e hardware;
  • implantar sistemas;
  • divulgar solução;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar especificação técnica;
  • participar de fóruns de discussão;
  • construir ambiente de teste;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • identificar necessidade do cliente;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar iniciativa;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • levantar fontes de dados;
  • orientar áreas de apoio;
  • documentar capacidade e performance;
  • prestar consultoria técnica;
  • documentar soluções disponíveis;
  • registrar ocorrências;
  • modelar dados;
  • administrar ambiente operacional;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • analisar funcionalidade do produto;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • documentar níveis de serviços;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • testar sistemas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • apresentar alternativas de solução;
  • trabalhar em equipe;
  • codificar programas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • especificar aplicativos;
  • instalar software;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar desempenho do produto;
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acionar suporte de terceiros;
  • consultar documentação técnica;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • avaliar novas tecnologias;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • elaborar dicionário de dados;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • elaborar manuais do sistema;
  • demonstrar criatividade;
  • monitorar performance dos sistemas;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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