Salário para o cargo de Analista de marketing
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de marketing

Um Analista de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • formular plano de incentivos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • autorizar pagamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar mídias;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • administrar orçamentos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • estabelecer diálogo;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • examinar currículos;
    • tomar decisões;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • dimensionar equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • captar recursos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • delegar atribuições;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • mediar conflitos;
    • pesquisar mercado;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • trabalhar em equipe;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar contexto;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • revisar planos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • estabelecer política comercial;
    • gerenciar equipes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • agir com empatia;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • mapear processo de decisão;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • checar informações para divulgação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • planejar campanhas de vendas;
    • elaborar orçamentos;
    • otimizar custos e recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • definir perfis profissionais;
    • administrar conflitos entre partes;
    • negociar com partes interessadas;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • avaliar desempenho;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • pensar estrategicamente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar cenários;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar contratos;
    • analisar impacto normativo;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar demanda do cliente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar tendências do mercado;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerir lucratividade;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • liderar pessoas;
    • representar empresa publicamente;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • saber ouvir;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;


    Setores que mais contratam Analista de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo