Salário para o cargo de Agente de coleta supervisor
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Agente de coleta supervisor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Agente de coleta supervisor

Um Agente de coleta supervisor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.876,49 e R$ 6.716,09, com a média salarial de R$ 3.117,08 e o salário mediana em R$ 2.360,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de coleta supervisor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.117,08 37.404,92 779,27 14,80
1º Quartil 1.876,49 22.517,91 469,12 8,91
Salário Mediana 2.360,00 28.320,00 590,00 11,21
3º Quartil 5.121,98 61.463,74 1.280,49 24,32
Teto Salarial 6.716,09 80.593,10 1.679,02 31,89


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.884 - 5.541 2.792,61 1.883,67 2.103,20 4.574,88 5.541,23
Belo Horizonte - MG 1.711 - 2.619 1.877,21 1.710,50 1.845,00 2.162,50 2.619,28
Cotia - SP 4.056 - 11.950 6.388,91 4.056,40 5.822,00 9.865,80 11.949,75
Vitoria - ES 1.908 - 3.377 2.096,84 1.908,00 1.908,00 2.788,00 3.376,91
São Luís - MA 1.486 - 2.998 1.760,93 1.486,00 1.590,00 2.475,33 2.998,20
Belém - PA 1.945 - 4.870 2.951,75 1.945,00 2.727,00 4.020,60 4.869,87
Criciúma - SC 2.910 - 3.917 2.974,84 2.910,00 2.910,00 3.234,00 3.917,12
Nova Lima - MG 1.650 - 2.507 1.791,60 1.650,00 1.776,00 2.069,50 2.506,64
Fortaleza - CE 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Joanópolis - SP 2.768 - 4.809 3.273,56 2.767,50 3.098,00 3.970,00 4.808,58
Rio de Janeiro - RJ 1.560 - 7.947 3.286,00 1.560,00 2.656,00 6.561,00 7.946,88
Manaus - AM 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Campo Grande - MS 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Nova Iguaçu - RJ 3.152 - 6.788 4.331,00 3.152,00 4.307,50 5.604,00 6.787,73
Natal - RN 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Florianópolis - SC 2.000 - 11.768 6.703,34 2.000,00 9.253,00 9.716,00 11.768,31
Macapá - AP 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Cuiabá - MT 1.983 - 8.338 2.963,20 1.983,00 1.983,00 6.884,00 8.338,11
Salvador - BA 1.500 - 6.063 3.160,80 1.500,00 3.164,00 5.006,00 6.063,42
Goiânia - GO 1.455 - 4.351 2.381,72 1.455,00 2.087,60 3.592,02 4.350,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.884 - 7.866 3.471,16 1.884,10 2.865,00 6.494,62 7.866,48
Minas Gerais 1.701 - 5.210 2.417,19 1.700,67 1.845,00 4.301,80 5.210,47
Rio de Janeiro 1.529 - 7.023 3.088,26 1.528,60 2.500,00 5.798,40 7.023,20
Espírito Santo 1.908 - 3.676 2.182,86 1.908,00 1.908,00 3.035,20 3.676,33
Maranhão 1.528 - 5.864 2.403,70 1.527,60 1.590,00 4.841,20 5.863,81
Santa Catarina 2.228 - 9.588 3.956,77 2.227,50 2.910,00 7.916,00 9.588,10
Pará 1.689 - 4.660 2.711,44 1.689,33 2.727,00 3.847,07 4.659,68
Rio Grande do Sul 1.671 - 7.694 3.055,62 1.671,00 2.321,00 6.352,00 7.693,73
Bahia 1.969 - 5.707 3.070,67 1.969,33 2.771,50 4.711,67 5.706,91
Paraná 1.667 - 3.331 2.203,78 1.667,00 2.300,00 2.750,00 3.330,88
Ceará 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Goiás 1.518 - 5.547 2.716,39 1.518,00 2.515,00 4.580,01 5.547,45
Mato Grosso 1.983 - 6.489 3.288,25 1.983,00 2.906,50 5.357,00 6.488,56
Rondônia 1.412 - 4.078 2.512,78 1.412,00 2.677,00 3.367,00 4.078,21
Amazonas 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Mato Grosso do Sul 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Amapá 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Norte 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Pernambuco 1.412 - 4.501 3.164,80 1.412,00 3.559,00 3.716,00 4.500,93


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de coleta supervisor

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • confrontar dados coletados;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • atuar com dinamismo;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor admissões de funcionários;
    • promover reuniões;
    • propor fechamento de contratos;
    • liderar equipe;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • elaborar programação de férias;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • conferir faturas;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • promover rodízio de funções;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • agir com criatividade;
    • agir com flexibilidade;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • orçar custos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • identificar prioridades;
    • definir recursos de trabalho;
    • rever rotinas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • treinar novos funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • manter-se atualizado;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • recolher numerário dos guichês;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • selecionar pessoal;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com empatia;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • analisar relatórios;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir perfil para cargos;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • controlar as emoções;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • tabular dados;
    • demonstrar atitude proativa;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;


    Setores que mais contratam Agente de coleta supervisor no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Comércio atacadista de material elétrico
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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