Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Belchior
- Baleiro (exclusive no comércio ambulante)
- Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista - empregador)
- Administrador no comércio de mercadorias
- Botequineiro
- Cigarreiro (comércio varejista)
- Chumbeiro (comércio varejista)
- Geleiro
- Armeiro (comércio varejista)
- Gerente de empresas comerciais
- Inspetor regional (comércio de mercadorias a varejo)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- definir estratégias de terceirização;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- determinar perfis profissionais;
- colaborar na definição de epi e epc;
- elaborar normas e instruções;
- gerir compras;
- providenciar integração de funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- orientar clientes;
- avaliar desempenho;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- divulgar mercadorias e serviços;
- agir com dinamismo;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- formular incentivos de produtividade;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- analisar tendências do mercado;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- captar recursos;
- controlar o cumprimento de normas;
- prover ações de preservação ambiental;
- cobrar resultados;
- cooperar na definição de projetos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- demonstrar motivação;
- apreciar inovações organizacionais;
- atender agentes de fiscalização;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- estimular a motivação das equipes;
- gerir estoques;
- gerir investimentos;
- redigir comunicados e normas;
- representar a empresa;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- medir resultados de treinamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- participar de reuniões;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- entrevistar candidatos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- negociar preços e condições de pagamento;
- delegar atribuições;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- fazer orçamentos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- elaborar plano de investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- manter apresentação pessoal;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar remanejamentos;
- transferir numerário para o banco;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- gerir custos;
- gerenciar contratos de serviços;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- remanejar leiaute;
- exercer liderança;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- planejar compras e locações;
- contratar serviços;
- preparar relatórios para a diretoria;
- acompanhar rotinas administrativas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- expressar-se oralmente;
- exercitar a autonomia;
- recomendar promoção de funcionários;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- operar equipamentos de informática;
- resolver reclamações de clientes;
- liberar mercadorias para entrega;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- instruir subordinados;
- recepcionar mercadorias;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- revisar manuais de procedimentos;
- sugerir investimentos;
- sugerir inovações;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- propor compra de novos itens;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- examinar currículos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- buscar atualização profissional;
- expressar-se gestualmente;
- designar equipe para projeto;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção