Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.681,93 e R$ 10.266,52, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.681,93 20.183,21 420,48 7,78
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 7.829,69 93.956,24 1.957,42 36,22
Teto Salarial 10.266,52 123.198,24 2.566,63 47,50


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

  • Atividades

    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • definir estratégias de terceirização;
    • instruir subordinados;
    • orientar clientes;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • exercer liderança;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • realizar reuniões com a equipe;
    • designar equipe para projeto;
    • elaborar normas e instruções;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • recepcionar mercadorias;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • determinar perfis profissionais;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • promover funcionários;
    • analisar tendências do mercado;
    • implantar técnicas de vendas;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • gerir investimentos;
    • medir resultados de treinamento;
    • manter apresentação pessoal;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • examinar currículos;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • atender agentes de fiscalização;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • promover programas prevencionistas;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • delegar atribuições;
    • avaliar desempenho;
    • contratar serviços;
    • planejar compras e locações;
    • captar recursos;
    • definir perfil do consumidor final;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • providenciar integração de funcionários;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • expressar-se oralmente;
    • administrar remanejamentos;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • qualificar fornecedores;
    • gerir compras;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • elaborar plano de investimentos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • gerir estoques;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • operar equipamentos de informática;
    • estimular a motivação das equipes;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • entrevistar candidatos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • resolver reclamações de clientes;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • exercitar a autonomia;
    • transferir numerário para o banco;
    • fazer orçamentos;
    • sugerir inovações;
    • redigir comunicados e normas;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • propor compra de novos itens;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • agir com dinamismo;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • sugerir investimentos;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • gerir custos;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • formular incentivos de produtividade;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • cobrar resultados;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • expressar-se gestualmente;
    • cooperar na definição de projetos;
    • representar a empresa;
    • buscar atualização profissional;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • participar de reuniões;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • demonstrar motivação;
    • remanejar leiaute;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;


    Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista