Salário para o cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Um Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • verificar consistência da informação;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • participar do planejamento da atividade de campo;

  • Atividades

    • agendar entrevista domiciliar;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • verificar coerência da resposta;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • sugerir alterações em questionários;
    • selecionar o formulário adequado;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • manter pontualidade;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • atualizar cadastro da família;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • corrigir informação levantada;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • demonstrar discernimento;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • elaborar tabelas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • identificar a situação da família;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer dúvidas;
    • conferir cálculos;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • elaborar gráficos;
    • controlar a especificação do produto;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • codificar informações;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • demonstrar credibilidade;
    • verificar cadastro;
    • atender as famílias;
    • identificar a demanda da família;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • agir com perseverança;
    • demonstrar imparcialidade;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • cadastrar famílias;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • verificar dados;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • estimar tendências;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • coletar preços no comércio;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • recuperar informação não preenchida;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar paciência;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • evidenciar senso de organização;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • registrar com fidedignidade;
    • agendar entrevistas;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • organizar base de dados;
    • apresentar boa dicção;
    • aplicar questionário de opinião;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • quantificar consumo de produtos;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;


    Setores que mais contratam Entrevistador de cati (computer assisted telephone interviewing) no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: