Salário para o cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;

  • Atividades

    • informar sanções contratuais;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • orientar o usuário;
    • avaliar perfil de consumo;
    • registrar respostas em papel;
    • negociar descontos;
    • identificar-se ao cliente;
    • orientar usuário de telefonia;
    • administrar conflitos;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • autocontrolar-se;
    • oferecer benefícios variados;
    • atualizar listas;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar objetividade;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • oferecer vantagens;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • comunicar débitos;
    • oferecer soluções;
    • finalizar pendências de serviços;
    • consultar histórico;
    • direcionar atendimento;
    • informar prazo de entrega;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • negociar valores;
    • negociar datas de pagamento;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • consultar supervisor;
    • identificar clientes potenciais;
    • esclarecer dúvidas;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • definir formas de pagamento;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • depurar informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • efetivar a venda;
    • tomar decisões;
    • acionar serviços emergenciais;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar poder de persuasão;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • abordar o cliente;
    • fornecer informações;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • confirmar dados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • finalizar contato;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • descrever o produto;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar paciência;
    • argumentar com o cliente;
    • consultar manuais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • calcular encargos do débito;
    • apresentar produtos e serviços;
    • confirmar dados cadastrais;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar empatia;
    • negociar valor de débitos;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • solicitar informações ao cliente;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • finalizar pendência técnica;
    • registrar informações com precisão;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • identificar problemas;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;


    Setores que mais contratam Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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