Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • examinar currículos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir custos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • delegar atribuições;
  • gerir estoques;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • promover funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • expressar-se oralmente;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • representar a empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • exercitar a autonomia;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • agir com dinamismo;
  • exercer liderança;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • operar equipamentos de informática;
  • atender agentes de fiscalização;
  • entrevistar candidatos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • propor compra de novos itens;
  • manter apresentação pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir compras;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • avaliar desempenho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar plano de investimentos;
  • instruir subordinados;
  • determinar perfis profissionais;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • captar recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar motivação;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • estimular a motivação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • analisar tendências do mercado;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • remanejar leiaute;
  • planejar compras e locações;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • cobrar resultados;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • contratar serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • fazer orçamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover programas prevencionistas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • expressar-se gestualmente;


Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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