Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Papeleiro (comércio varejista)

Um Papeleiro (comércio varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,53 e R$ 4.188,33, com a média salarial de R$ 1.793,28 e o salário mediana em R$ 1.420,37 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Papeleiro (comércio varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,28 21.519,35 448,32 8,27
1º Quartil 1.130,53 13.566,41 282,63 5,21
Salário Mediana 1.420,37 17.044,44 355,09 6,55
3º Quartil 3.194,20 38.330,38 798,55 14,72
Teto Salarial 4.188,33 50.259,94 1.047,08 19,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.207 - 4.747 2.070,84 1.206,65 1.466,00 3.919,34 4.747,22
Rio de Janeiro - RJ 1.196 - 5.070 2.205,37 1.195,64 1.692,43 4.185,77 5.069,93
Porto Alegre - RS 1.249 - 3.153 1.657,35 1.248,85 1.379,38 2.603,03 3.152,87
Belo Horizonte - MG 1.087 - 3.689 1.723,41 1.086,83 1.273,00 3.045,45 3.688,74
Ribeirão Preto - SP 1.280 - 3.101 1.679,86 1.280,28 1.462,00 2.560,03 3.100,79
Manaus - AM 1.120 - 2.128 1.331,68 1.120,09 1.196,36 1.757,18 2.128,34
Brasília - DF 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Curitiba - PR 1.306 - 4.062 1.908,67 1.306,47 1.436,60 3.353,85 4.062,29
Atibaia - SP 1.424 - 2.129 1.549,38 1.424,12 1.454,00 1.757,86 2.129,18
Mogi das Cruzes - SP 1.309 - 2.562 1.587,49 1.308,53 1.461,00 2.115,04 2.561,80
Campinas - SP 1.408 - 5.136 2.277,14 1.408,30 1.608,00 4.240,21 5.135,87
Osasco - SP 1.372 - 4.303 1.968,80 1.372,12 1.442,00 3.552,64 4.303,06
Fortaleza - CE 1.045 - 2.858 1.387,60 1.045,00 1.060,00 2.359,44 2.857,83
Braço do Norte - SC 1.352 - 1.726 1.378,16 1.351,61 1.368,00 1.425,20 1.726,24
Salvador - BA 1.077 - 5.270 2.269,36 1.076,88 1.892,27 4.351,14 5.270,23
Volta Redonda - RJ 1.157 - 2.953 1.558,16 1.157,48 1.295,00 2.438,06 2.953,05
Arapongas - PR 1.384 - 1.758 1.410,91 1.384,32 1.404,00 1.451,75 1.758,41
São José dos Campos - SP 1.244 - 3.809 1.844,36 1.243,55 1.453,00 3.145,04 3.809,37
Santos - SP 1.320 - 3.464 1.793,40 1.319,58 1.544,72 2.859,98 3.464,10
São Bernardo do Campo - SP 1.308 - 3.306 1.751,68 1.308,30 1.466,03 2.729,19 3.305,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.242 - 4.244 1.929,46 1.242,21 1.464,00 3.504,18 4.244,37
Rio de Janeiro 1.174 - 4.034 1.902,94 1.174,07 1.428,72 3.330,80 4.034,36
Rio Grande do Sul 1.215 - 2.847 1.567,73 1.215,15 1.344,00 2.350,44 2.846,92
Minas Gerais 1.058 - 3.251 1.546,86 1.058,08 1.165,87 2.683,76 3.250,65
Paraná 1.181 - 2.956 1.614,02 1.180,70 1.404,00 2.440,10 2.955,53
Santa Catarina 1.285 - 3.143 1.679,88 1.284,71 1.391,00 2.595,09 3.143,25
Mato Grosso 1.047 - 2.172 1.271,54 1.046,99 1.118,00 1.793,57 2.172,42
Goiás 1.050 - 3.879 1.704,47 1.049,51 1.205,00 3.202,37 3.878,81
Bahia 1.061 - 4.907 2.043,24 1.061,42 1.500,00 4.051,37 4.907,15
Amazonas 1.101 - 2.105 1.317,24 1.100,80 1.196,36 1.737,99 2.105,11
Distrito Federal 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Espírito Santo 1.113 - 3.936 1.765,44 1.112,59 1.204,00 3.249,42 3.935,80
Maranhão 1.125 - 3.113 1.541,16 1.125,05 1.197,27 2.570,19 3.113,09
Ceará 1.045 - 2.965 1.409,94 1.045,00 1.077,33 2.447,75 2.964,79
Pará 1.073 - 7.023 2.357,00 1.072,83 1.281,27 5.798,09 7.022,82
Mato Grosso do Sul 1.116 - 3.149 1.579,42 1.116,25 1.282,45 2.599,61 3.148,72
Pernambuco 1.090 - 4.910 2.003,34 1.089,77 1.350,00 4.053,62 4.909,86
Rondônia 1.106 - 2.462 1.374,88 1.106,33 1.178,53 2.032,94 2.462,36
Paraíba 1.061 - 4.283 1.799,16 1.060,85 1.171,90 3.536,18 4.283,13
Piauí 1.054 - 3.697 1.577,79 1.053,57 1.155,89 3.052,57 3.697,36
Rio Grande do Norte 1.050 - 5.255 2.191,48 1.049,76 1.672,87 4.338,47 5.254,89
Tocantins 1.062 - 2.785 1.398,86 1.061,77 1.100,00 2.299,45 2.785,16
Alagoas 1.059 - 4.529 1.963,87 1.059,46 1.500,00 3.739,50 4.529,39
Sergipe 1.087 - 3.966 1.674,57 1.087,00 1.148,86 3.274,11 3.965,70
Roraima 1.057 - 1.666 1.156,88 1.056,50 1.076,25 1.375,44 1.665,97
Amapá 1.045 - 2.111 1.225,40 1.045,00 1.045,00 1.742,77 2.110,90
Acre 1.103 - 5.463 2.267,12 1.102,98 1.844,00 4.510,00 5.462,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • instruir subordinados;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • implantar técnicas de vendas;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • providenciar integração de funcionários;
    • planejar compras e locações;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • qualificar fornecedores;
    • recepcionar mercadorias;
    • designar equipe para projeto;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • cobrar resultados;
    • promover programas prevencionistas;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • agir com dinamismo;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • elaborar plano de investimentos;
    • redigir comunicados e normas;
    • gerir estoques;
    • avaliar desempenho;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • demonstrar motivação;
    • expressar-se oralmente;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • fazer orçamentos;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • expressar-se gestualmente;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • administrar remanejamentos;
    • gerir investimentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • realizar reuniões com a equipe;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • contratar serviços;
    • exercer liderança;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • captar recursos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • participar de reuniões;
    • entrevistar candidatos;
    • exercitar a autonomia;
    • promover funcionários;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • definir perfil do consumidor final;
    • manter apresentação pessoal;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • orientar clientes;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • resolver reclamações de clientes;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • definir estratégias de terceirização;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • examinar currículos;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • elaborar normas e instruções;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • propor compra de novos itens;
    • analisar tendências do mercado;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • operar equipamentos de informática;
    • estimular a motivação das equipes;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • gerir compras;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • determinar perfis profissionais;
    • buscar atualização profissional;
    • representar a empresa;
    • transferir numerário para o banco;
    • sugerir inovações;
    • atender agentes de fiscalização;
    • sugerir investimentos;
    • cooperar na definição de projetos;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • remanejar leiaute;
    • medir resultados de treinamento;
    • gerir custos;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • formular incentivos de produtividade;
    • monitorar o andamento de projetos;


    Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social