Salário para o cargo de Supervisor de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.318,13 e R$ 6.577,06, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.318,13 15.817,62 329,53 6,15
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 5.015,95 60.191,34 1.253,99 23,42
Teto Salarial 6.577,06 78.924,69 1.644,26 30,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • agir com empatia;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • agir com criatividade;
    • justificar diferenças de caixa;
    • selecionar pessoal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • demonstrar atitude proativa;
    • conferir faturas;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • manter-se atualizado;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com desenvoltura;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • promover rodízio de funções;
    • criticar questionários preenchidos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • identificar prioridades;
    • analisar relatórios;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • definir recursos de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • promover reuniões;
    • controlar as emoções;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • propor promoções de funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • estimar volume de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • orçar custos;
    • tabular dados;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • liderar equipe;
    • treinar novos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • propor fechamento de contratos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • agir com flexibilidade;


    Setores que mais contratam Supervisor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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