Salário para o cargo de Assessor de microcrédito
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-50

Assessor de microcrédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Assessor de microcrédito

Um Assessor de microcrédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,96 e R$ 2.657,48, com a média salarial de R$ 1.415,89 e o salário mediana em R$ 1.242,64 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor de microcrédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.415,89 16.990,72 353,97 6,88
1º Quartil 1.122,96 13.475,53 280,74 5,46
Salário Mediana 1.242,64 14.911,68 310,66 6,04
3º Quartil 2.026,71 24.320,50 506,68 9,85
Teto Salarial 2.657,48 31.889,77 664,37 12,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.166 - 3.076 1.641,92 1.166,34 1.200,00 2.539,81 3.076,29
Fortaleza - CE 1.160 - 1.543 1.206,67 1.159,86 1.189,13 1.274,28 1.543,45
Rio de Janeiro - RJ 1.140 - 2.050 1.404,79 1.140,10 1.400,00 1.692,33 2.049,80
Belém - PA 1.129 - 1.821 1.241,97 1.129,26 1.150,00 1.503,60 1.821,21
Salvador - BA 1.160 - 1.961 1.316,20 1.160,22 1.242,64 1.619,32 1.961,37
Florianópolis - SC 1.362 - 1.814 1.421,90 1.361,99 1.417,61 1.498,01 1.814,43
Recife - PE 1.158 - 1.679 1.239,51 1.158,45 1.206,24 1.385,79 1.678,51
São Luís - MA 1.279 - 2.062 1.467,99 1.278,61 1.446,00 1.702,38 2.061,97
Belo Horizonte - MG 1.081 - 5.675 2.015,13 1.080,86 1.134,65 4.685,68 5.675,43
Osasco - SP 1.285 - 2.658 1.543,74 1.285,47 1.347,00 2.194,14 2.657,61
Teresina - PI 1.046 - 1.482 1.117,92 1.045,67 1.100,00 1.223,72 1.482,20
São Jose - SC 1.444 - 2.501 1.604,60 1.444,45 1.461,00 2.064,85 2.501,01
Brasília - DF 1.046 - 2.016 1.268,78 1.045,61 1.176,79 1.664,35 2.015,92
Guarulhos - SP 1.236 - 1.541 1.259,97 1.236,45 1.265,50 1.272,43 1.541,21
Natal - RN 1.051 - 1.749 1.200,46 1.051,00 1.157,07 1.443,93 1.748,93
Barueri - SP 1.347 - 1.842 1.441,48 1.347,00 1.500,00 1.520,94 1.842,21
Manaus - AM 1.045 - 2.218 1.248,70 1.045,00 1.045,00 1.831,60 2.218,49
Londrina - PR 1.334 - 3.414 1.947,09 1.334,33 2.000,00 2.818,24 3.413,54
Chapeco - SC 1.180 - 2.331 1.458,47 1.180,34 1.331,00 1.924,10 2.330,53
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.132 - 1.505 1.177,09 1.132,00 1.132,00 1.242,64 1.505,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.173 - 2.999 1.619,57 1.173,28 1.348,50 2.476,01 2.999,02
Ceará 1.132 - 1.557 1.207,62 1.131,69 1.189,13 1.285,38 1.556,89
Bahia 1.101 - 1.852 1.270,27 1.101,29 1.242,64 1.529,29 1.852,33
Santa Catarina 1.332 - 2.629 1.618,49 1.332,04 1.461,00 2.170,78 2.629,31
Minas Gerais 1.066 - 2.877 1.439,12 1.066,13 1.134,65 2.375,47 2.877,24
Pernambuco 1.125 - 1.561 1.209,47 1.125,04 1.206,24 1.288,52 1.560,70
Rio de Janeiro 1.159 - 2.028 1.400,82 1.158,95 1.400,00 1.674,55 2.028,26
Maranhão 1.136 - 1.943 1.321,12 1.135,56 1.242,64 1.604,20 1.943,05
Paraná 1.282 - 2.822 1.605,76 1.281,83 1.397,76 2.330,00 2.822,17
Piauí 1.060 - 1.505 1.161,12 1.060,36 1.189,13 1.242,64 1.505,12
Rio Grande do Norte 1.088 - 1.569 1.197,58 1.087,88 1.189,13 1.295,61 1.569,28
Pará 1.123 - 1.789 1.235,31 1.123,15 1.150,00 1.476,91 1.788,87
Paraíba 1.126 - 2.026 1.299,20 1.125,58 1.189,13 1.673,00 2.026,39
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.413 1.498,13 1.212,79 1.353,00 1.992,55 2.413,44
Alagoas 1.123 - 1.517 1.197,65 1.123,24 1.189,13 1.252,66 1.517,25
Sergipe 1.113 - 1.505 1.190,82 1.112,93 1.189,13 1.242,64 1.505,12
Distrito Federal 1.046 - 2.016 1.268,78 1.045,61 1.176,79 1.664,35 2.015,92
Goiás 1.080 - 1.953 1.250,82 1.079,98 1.125,00 1.612,78 1.953,45
Amazonas 1.045 - 2.218 1.248,70 1.045,00 1.045,00 1.831,60 2.218,49
Espírito Santo 1.105 - 1.624 1.211,06 1.105,34 1.200,00 1.340,66 1.623,84
Mato Grosso 1.081 - 2.143 1.282,84 1.080,50 1.155,00 1.769,33 2.143,07
Mato Grosso do Sul 1.136 - 1.585 1.177,60 1.135,89 1.137,36 1.308,21 1.584,55
Tocantins 1.045 - 1.894 1.236,93 1.045,00 1.140,00 1.564,04 1.894,41
Rondônia 1.045 - 1.570 1.161,13 1.045,00 1.114,00 1.296,50 1.570,36


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assessor de microcrédito

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preencher documentos;
  • acompanhar desempenho do empreendimento;
  • prestar apoio logístico;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • tratar documentos;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • prospectar clientes;
  • acompanhar processos administrativos;

  • Atividades

    • digitar textos e planilhas;
    • solicitar informações cadastrais;
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • formatar documentos;
    • coletar referências pessoais;
    • conferir bens dados em garantia;
    • participar do comitê de crédito;
    • divulgar programa de microcrédito;
    • solicitar entrega de documentos;
    • ajustar contratos;
    • trabalhar em equipe;
    • atualizar cadastros;
    • levantar a necessidade de material;
    • mapear área de atuação;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • realizar cobrança preventiva;
    • capacitar clientes;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • averbar transferências de propriedades;
    • renegociar dívida;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • coletar dados;
    • organizar envio de brindes;
    • classificar documentos;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • efetuar cálculos;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • demonstrar flexibilidade;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • demonstrar criatividade;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • solicitar compra de materiais;
    • localizar documentos;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • solicitar recursos de viagens;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • digitar notas de lançamentos contábeis;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • conferir material solicitado;
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • pesquisar preços;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • distribuir documentos;
    • solicitar cópias de documentos;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • ministrar palestras informativas;
    • redigir atas;
    • capacitar pessoal;
    • contornar situações adversas;
    • organizar o setor;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • fornecer informações da empresa;
    • receber documentos;
    • distribuir material de expediente;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • registrar reclamações dos clientes;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • programar eventos;
    • esclarecer dúvidas;
    • requisitar materiais;
    • demonstrar iniciativa;
    • preparar minutas;
    • atualizar dados de planejamento;
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • controlar material de expediente;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • emitir certificados e apólices;
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • verificar destinação do crédito;
    • conferir cálculos;
    • transmitir credibilidade;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • tirar cópias de documentos;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • colher assinaturas;
    • triar documentos;
    • arquivar documentos;
    • submeter pareceres;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • realizar prestação de contas;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • organizar reuniões;
    • elaborar correspondência;
    • localizar processos administrativos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • protocolar documentos;
    • digitalizar documentos;
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;
    • convalidar publicação de atos;
    • visitar órgãos e instituições;
    • intermediar contatos;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • solicitar documentos;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • conferir dados e datas;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • realizar pesquisa cadastral;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • encaminhar protocolos internos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor renovação de crédito;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • demonstrar persistência;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • verificar documentos;
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • atualizar informações;
    • emitir notificações;
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • requisitar pagamentos;
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • cobrar parcelas vencidas;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • organizar eventos;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • orientar procedimentos de gestão;


    Setores que mais contratam Assessor de microcrédito no mercado de trabalho

    • Atividades associativas
    • Seguros de vida
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Concessão de crédito pelas oscip
    • Operadoras de cartões de débito
    • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Sociedades de crédito ao microempreendedor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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