Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Estancieiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir investimentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- participar de reuniões;
- divulgar mercadorias e serviços;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- orientar clientes;
- administrar remanejamentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- monitorar o andamento de projetos;
- liberar mercadorias para entrega;
- representar a empresa;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- operar equipamentos de informática;
- cobrar resultados;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- elaborar plano de investimentos;
- implantar técnicas de vendas;
- determinar perfis profissionais;
- agir com dinamismo;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- recomendar promoção de funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- acompanhar rotinas administrativas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- demonstrar motivação;
- propor compra de novos itens;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- gerir estoques;
- elaborar normas e instruções;
- providenciar integração de funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- prestar assistência social aos funcionários;
- remanejar leiaute;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- buscar atualização profissional;
- manter apresentação pessoal;
- contratar serviços;
- argumentar com convicção (persuasão);
- negociar preços e condições de pagamento;
- atender agentes de fiscalização;
- definir estratégias de terceirização;
- formular incentivos de produtividade;
- examinar currículos;
- planejar compras e locações;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- fazer orçamentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- promover funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- expressar-se gestualmente;
- gerir custos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estimular a motivação das equipes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- entrevistar candidatos;
- gerenciar contratos de serviços;
- expressar-se oralmente;
- gerir compras;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- designar equipe para projeto;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- medir resultados de treinamento;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- exercer liderança;
- implementar reciclagem de funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- controlar o cumprimento de normas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- avaliar desempenho;
- promover programas prevencionistas;
- definir perfil do consumidor final;
- instruir subordinados;
- recepcionar mercadorias;
- cooperar na definição de projetos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- resolver reclamações de clientes;
- analisar tendências do mercado;
- administrar conflitos entre funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- captar recursos;
- realizar reuniões com a equipe;
- exercitar a autonomia;
- transferir numerário para o banco;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- delegar atribuições;
- acompanhar a execução orçamentária;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- qualificar fornecedores;
- apreciar inovações organizacionais;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
Setores que mais contratam Estancieiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos