Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Domador de animais (circense)

Um Domador de animais (circense) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.164,98 e R$ 3.835,62, com a média salarial de R$ 1.800,74 e o salário mediana em R$ 1.543,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Domador de animais (circense)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.800,74 21.608,85 450,18 8,22
1º Quartil 1.164,98 13.979,72 291,24 5,32
Salário Mediana 1.543,50 18.522,00 385,88 7,04
3º Quartil 2.925,21 35.102,51 731,30 13,35
Teto Salarial 3.835,62 46.027,46 958,91 17,51


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.120 - 3.889 1.791,85 1.119,96 1.500,00 3.211,04 3.889,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.142 - 3.673 1.770,87 1.142,47 1.500,00 3.032,41 3.672,95
Mato Grosso 1.800 - 2.665 1.985,71 1.800,00 1.900,00 2.200,00 2.664,71


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • definir coreografia;
    • criar guarda roupa;
    • fazer alongamento;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • preparar a entrada do artista;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • desmontar o aparelho;
    • dar entrevistas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar relações de trabalho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • criar maquiagem;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar ética profissional;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver disciplina;
    • selecionar música;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • transmitir ética circense;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • misturar os números criando outros;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • fazer concentração;
    • trabalhar em equipe;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir equipamentos de segurança;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • conquistar empatia do público;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • montar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar tecnologias;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer aquecimento;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar aparelhos;
    • confeccionar o aparelho;


    Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

    • Criação de bovinos para corte
    • Criação de bovinos, exceto para corte e leite
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Criação de eqüinos
    • Criação de outros animais não especificados anteriormente
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
    • Cultivo de soja
    • Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente
    • Criação de bovinos para leite
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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