Salário para o cargo de Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de espada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Comedor de espada

Um Comedor de espada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comedor de espada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de espada

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • fazer alongamento;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer aquecimento;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar materiais;
    • fazer concentração;
    • montar o aparelho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • conquistar empatia do público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar guarda roupa;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • frequentar cursos de atualização;
    • selecionar música;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • respeitar ética profissional;
    • preparar a entrada do artista;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver disciplina;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • respeitar relações de trabalho;
    • motivar os alunos;
    • confeccionar o aparelho;
    • misturar os números criando outros;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • definir coreografia;
    • pesquisar aparelhos;
    • dar entrevistas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • transmitir ética circense;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • desmontar o aparelho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;


    Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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