Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,16 e R$ 8.447,58, com a média salarial de R$ 3.102,61 e o salário mediana em R$ 1.600,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.102,61 37.231,28 775,65 14,58
1º Quartil 1.238,16 14.857,94 309,54 5,82
Salário Mediana 1.600,00 19.200,00 400,00 7,52
3º Quartil 6.442,49 77.309,87 1.610,62 30,27
Teto Salarial 8.447,58 101.371,02 2.111,90 39,69


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.188 - 11.317 3.693,05 1.188,08 1.820,75 9.343,75 11.317,43
Rio de Janeiro - RJ 1.043 - 4.263 1.742,04 1.043,02 1.092,26 3.519,32 4.262,71
Belo Horizonte - MG 1.064 - 3.588 1.573,07 1.064,30 1.122,21 2.962,03 3.587,70
Curitiba - PR 1.159 - 7.326 2.699,89 1.159,39 1.500,00 6.048,38 7.325,98
Salvador - BA 1.051 - 2.627 1.401,70 1.050,64 1.260,00 2.168,89 2.627,02
Campinas - SP 1.065 - 15.579 4.817,27 1.064,81 2.000,00 12.862,48 15.579,43
Fortaleza - CE 1.051 - 2.392 1.285,95 1.051,36 1.051,70 1.975,17 2.392,38
João Pessoa - PB 1.069 - 1.537 1.126,48 1.069,45 1.069,46 1.268,84 1.536,85
Recife - PE 1.051 - 4.322 1.703,38 1.051,00 1.051,00 3.568,21 4.321,92
Porto Alegre - RS 1.238 - 7.628 2.911,08 1.237,85 1.533,40 6.297,64 7.627,89
Barueri - SP 1.924 - 14.783 6.091,70 1.924,00 4.856,09 12.204,57 14.782,55
Brasília - DF 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Ribeirão Preto - SP 1.367 - 11.888 3.992,94 1.367,13 2.132,35 9.815,18 11.888,44
Jundiaí - SP 1.287 - 5.450 2.173,98 1.286,91 1.402,51 4.499,33 5.449,73
São Bernardo do Campo - SP 1.415 - 9.736 4.068,34 1.414,53 3.520,00 8.038,13 9.736,02
Florianópolis - SC 1.226 - 5.108 2.116,69 1.226,05 1.455,92 4.217,46 5.108,31
Bauru - SP 1.243 - 2.187 1.429,70 1.243,07 1.317,00 1.805,56 2.186,95
Uberlândia - MG 1.179 - 4.678 1.955,19 1.179,40 1.350,00 3.862,23 4.678,05
Osasco - SP 1.164 - 10.292 3.052,49 1.163,52 1.282,73 8.497,42 10.292,33
Indaiatuba - SP 2.636 - 9.079 5.258,20 2.636,29 5.500,00 7.495,85 9.079,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.238 - 12.331 4.090,06 1.237,70 2.098,74 10.180,88 12.331,38
Minas Gerais 1.065 - 5.442 2.052,94 1.065,23 1.200,00 4.493,29 5.442,41
Rio de Janeiro 1.043 - 4.777 1.878,66 1.042,81 1.221,00 3.944,27 4.777,42
Paraná 1.232 - 9.766 3.509,76 1.231,72 2.061,96 8.062,74 9.765,84
Rio Grande do Sul 1.252 - 6.903 2.698,80 1.251,86 1.732,03 5.699,19 6.903,03
Santa Catarina 1.259 - 5.533 2.330,61 1.259,28 1.606,50 4.568,09 5.533,01
Bahia 1.050 - 3.544 1.591,36 1.049,68 1.260,00 2.925,98 3.544,03
Ceará 1.051 - 6.172 2.075,07 1.051,44 1.075,00 5.095,75 6.172,13
Mato Grosso 1.200 - 7.560 3.273,48 1.199,90 2.800,00 6.241,25 7.559,59
Paraíba 1.069 - 1.718 1.165,62 1.068,64 1.100,00 1.418,53 1.718,17
Pernambuco 1.051 - 4.691 1.815,36 1.050,80 1.090,00 3.873,04 4.691,15
Goiás 1.117 - 7.458 2.868,33 1.117,19 1.923,47 6.157,15 7.457,73
Distrito Federal 1.204 - 5.211 2.333,90 1.204,38 1.909,09 4.302,54 5.211,36
Espírito Santo 1.144 - 3.647 1.788,88 1.144,10 1.421,50 3.010,69 3.646,64
Mato Grosso do Sul 1.164 - 5.055 2.084,00 1.164,15 1.337,00 4.173,74 5.055,36
Pará 1.163 - 6.099 2.467,02 1.162,51 1.900,00 5.035,50 6.099,14
Maranhão 1.157 - 5.162 2.156,26 1.156,79 1.406,93 4.261,39 5.161,52
Amazonas 1.049 - 3.530 1.616,26 1.048,75 1.172,50 2.914,80 3.530,49
Rio Grande do Norte 1.051 - 3.468 1.574,01 1.050,71 1.117,80 2.862,94 3.467,68
Alagoas 1.063 - 3.716 1.768,09 1.062,91 1.500,00 3.067,74 3.715,73
Rondônia 1.157 - 16.689 4.517,53 1.156,96 1.276,00 13.778,18 16.688,55
Tocantins 1.083 - 5.531 2.362,42 1.082,94 1.897,80 4.566,84 5.531,50
Sergipe 1.082 - 4.813 2.425,43 1.081,56 2.169,40 3.974,01 4.813,44
Acre 1.049 - 2.540 1.307,57 1.049,00 1.069,46 2.096,70 2.539,59
Piauí 1.088 - 5.887 2.232,58 1.087,84 1.229,81 4.860,50 5.887,18
Roraima 1.059 - 1.889 1.220,58 1.059,00 1.184,04 1.559,62 1.889,06


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • participar de lançamento de novos produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • prever vendas;
    • calcular custo do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • entregar produtos vendidos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • contornar situações adversas;
    • obter informações de pré-venda;
    • definir participação no mercado;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • discriminar tipos de serviços;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • analisar potencial de clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • discriminar tipos de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • renovar contratos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • fornecer amostras;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • tomar decisões;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • preencher contrato;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • agendar horário;
    • participar de reuniões;
    • apresentar tabelas de preços;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • implementar estratégias de marketing;
    • receber pagamento do produto;
    • alterar contratos de clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • classificar clientes por potencial;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar confiança;
    • classificar clientes por faturamento;
    • gerar demanda de produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • treinar novos funcionários;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • requisitar assistência técnica;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • contatar clientes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • visitar cliente pós-venda;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar senso ético;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • planejar sequência de trabalho;
    • comunicar as transações realizadas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • trabalhar sob pressão;
    • implantar contratos de serviços;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • divulgar eventos científicos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar criatividade;
    • entrevistar novos candidatos;
    • definir autonomia para negociação;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • atender solicitação de clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • relatar visitas;
    • requisitar material de divulgação;
    • gerenciar verbas;


    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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