Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de jardim da infância

Um Professor de jardim da infância trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jardim da infância

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar afetividade;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • dar banho nos alunos;
    • elaborar cronograma;
    • trocar fralda dos alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • mostrar filmes;
    • atualizar-se;
    • definir atividades pedagógicas;
    • preencher agenda;
    • demonstrar sensibilidade;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • trocar roupa de cama;
    • estabelecer vínculos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • servir alimentação aos alunos;
    • organizar eventos na escola;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • identificar material pedagógico;
    • demonstrar versatilidade;
    • planejar o roteiro de aula;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • definir métodos de avaliação;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • orientar atividades de desenho;
    • contar estórias;
    • supervisionar recreio;
    • demonstrar senso de organização;
    • desenhar;
    • construir regras com os alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar espaços em geral;
    • auto avaliar-se;
    • colar materiais;
    • trabalhar em equipe;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • desenvolver atividades com informática;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • observar a linguagem;
    • demonstrar paciência;
    • limpar material;
    • preencher fichas de avaliação;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • reestruturar estratégias;
    • recortar materiais;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • discutir resultados dos projetos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • observar o raciocínio lógico;
    • servir como referencial de conduta;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • brincar com os alunos;
    • investigar interesse do aluno;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • contornar situações adversas;
    • comprar material pedagógico;
    • selecionar material didático;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • higienizar brinquedos;
    • participar de conselhos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • ler textos;
    • participar da definição do horário;
    • administrar biblioteca circulante;
    • orientar atividades artísticas;
    • organizar sala de aula;
    • modelar massas e argila;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • interagir com a comunidade;
    • trocar roupa dos alunos;
    • escrever letras e números;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • pintar;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • elaborar relatórios;
    • preencher diário de classe;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • organizar material pedagógico;
    • ensinar culinária;
    • supervisionar refeições;
    • demonstrar autocontrole;
    • elaborar estórias com alunos;
    • solicitar material pedagógico;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • orientar higiene pessoal;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • explicar atividades propostas;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • corrigir atividades;
    • utilizar sucata;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • observar a socialização;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • confeccionar material pedagógico;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • alimentar os alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • definir objetivos da ação didática;
    • comentar filmes;
    • registrar observações;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • reciclar material;
    • cantar músicas;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • convocar pais e responsáveis;


    Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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