Salário para o cargo de Administrador de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Administrador de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Administrador de arquivos

Um Administrador de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,18 e R$ 4.549,07, com a média salarial de R$ 2.306,76 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.306,76 27.681,17 576,69 10,72
1º Quartil 1.680,18 20.162,17 420,05 7,80
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,53
3º Quartil 3.469,32 41.631,80 867,33 16,12
Teto Salarial 4.549,07 54.588,87 1.137,27 21,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.747 - 4.740 2.335,28 1.747,34 1.837,00 3.913,05 4.739,60
Barueri - SP 1.822 - 2.343 1.857,60 1.821,84 1.837,00 1.934,74 2.343,41
Fortaleza - CE 1.646 - 3.554 2.296,83 1.645,99 2.341,00 2.934,49 3.554,34
Brasília - DF 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 8.974 3.511,84 1.580,64 2.062,00 7.409,09 8.974,11
Jundiaí - SP 1.837 - 2.247 1.841,54 1.837,00 1.837,00 1.855,50 2.247,44
Belo Horizonte - MG 1.573 - 6.392 3.010,12 1.572,93 2.506,88 5.277,22 6.391,92
Curitiba - PR 1.764 - 4.148 2.186,90 1.764,27 1.816,00 3.425,03 4.148,50
Mesquita - RJ 2.000 - 2.717 2.076,80 2.000,00 2.000,00 2.243,27 2.717,12
Salvador - BA 1.468 - 5.951 2.732,58 1.467,60 2.094,00 4.912,85 5.950,59
Vitoria - ES 2.218 - 6.511 3.627,14 2.217,75 3.300,48 5.375,25 6.510,66
Osasco - SP 1.452 - 4.285 2.064,46 1.451,50 1.614,00 3.538,08 4.285,42
Florianópolis - SC 1.598 - 7.604 3.142,47 1.598,29 2.178,00 6.277,71 7.603,76
Goiânia - GO 1.418 - 2.896 1.686,05 1.418,33 1.500,00 2.390,88 2.895,91
Cuiabá - MT 1.412 - 2.589 1.593,42 1.412,00 1.412,00 2.137,67 2.589,21
Campinas - SP 1.454 - 8.973 2.970,15 1.454,00 1.837,00 7.407,80 8.972,55
São Gonçalo - RJ 1.556 - 2.350 1.721,09 1.556,00 1.696,00 1.940,00 2.349,79
Mairiporã - SP 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Serra - ES 1.467 - 2.998 1.736,59 1.467,00 1.502,00 2.475,09 2.997,90
Porto Alegre - RS 1.514 - 5.875 2.868,78 1.514,25 2.560,50 4.850,50 5.875,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.694 2.105,22 1.696,83 1.837,00 3.050,06 3.694,33
Ceará 1.623 - 3.545 2.288,23 1.623,43 2.341,00 2.927,16 3.545,46
Rio de Janeiro 1.582 - 7.471 3.014,10 1.581,59 2.000,00 6.167,89 7.470,74
Minas Gerais 1.440 - 6.902 2.759,35 1.440,17 1.838,00 5.698,44 6.902,12
Distrito Federal 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Paraná 1.454 - 3.409 1.933,54 1.453,64 1.816,00 2.814,56 3.409,08
Santa Catarina 1.644 - 5.114 2.415,63 1.643,81 1.930,50 4.222,24 5.114,11
Espírito Santo 1.471 - 5.556 2.664,18 1.471,05 2.200,00 4.587,41 5.556,41
Bahia 1.447 - 5.853 2.546,34 1.446,77 1.796,00 4.831,97 5.852,63
Goiás 1.427 - 2.775 1.689,45 1.426,62 1.514,50 2.291,10 2.775,05
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.759,29 1.412,00 1.426,00 2.699,97 3.270,28
Rio Grande do Sul 1.591 - 5.148 2.515,00 1.591,25 2.013,00 4.250,00 5.147,73
Mato Grosso do Sul 1.461 - 2.924 1.743,30 1.461,17 1.594,00 2.413,83 2.923,71
Pernambuco 1.412 - 5.119 2.229,30 1.412,00 1.577,00 4.226,65 5.119,44
Pará 1.449 - 5.743 2.447,16 1.448,83 1.777,00 4.741,67 5.743,25
Tocantins 1.412 - 2.350 1.579,61 1.412,00 1.514,00 1.940,16 2.349,98
Maranhão 1.432 - 4.243 2.040,13 1.431,67 1.668,00 3.503,33 4.243,34
Paraíba 1.430 - 3.945 1.978,42 1.429,67 1.520,00 3.257,00 3.944,98
Rio Grande do Norte 1.520 - 4.204 2.116,83 1.520,00 1.691,50 3.470,67 4.203,78
Piauí 1.498 - 3.252 1.953,32 1.498,00 1.791,00 2.684,77 3.251,87
Amazonas 1.498 - 4.103 2.171,38 1.498,00 1.900,00 3.387,50 4.103,04
Sergipe 1.506 - 6.092 4.075,00 1.506,00 5.030,00 5.030,00 6.092,49


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Administrador de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • comunicar-se;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • conservar acervos;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • ministrar cursos e palestras;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • atualizar-se;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • administrar prazos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • orientar estagiários;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • catalogar documentos/acervos;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • identificar documentos e acervos;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • descrever as características dos acervos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • descartar documentos de arquivo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • elaborar plano de classificação;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • definir o perfil do museu;
    • preparar visitas técnicas;
    • registrar documentos de arquivo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • atender usuários;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • ordenar documentos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • divulgar o acervo;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • planejar a exposição;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • ser meticuloso;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • higienizar documentos/acervos;
    • definir a tipologia do documento;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • avaliar documentação;
    • monitorar as condições ambientais;
    • determinar discurso expositivo;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • proceder com criatividade;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • proceder com flexibilidade;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • evidenciar senso de organização;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • inventariar acervo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • classificar documentos de arquivo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • identificar fundos de arquivos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • preparar material educativo;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • codificar documentos de arquivo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • coordenar exposições;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • participar de conselhos profissionais;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • representar a informação;
    • armazenar documentos/acervos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • organizar monitorias;
    • organizar museus;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;


    Setores que mais contratam Administrador de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de contabilidade
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de microfilmagem
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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