Salário para o cargo de Gerente de apoio e diagnóstico de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de apoio e diagnóstico de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Um Gerente de apoio e diagnóstico de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.470,19 e R$ 19.867,11, com a média salarial de R$ 7.907,77 e o salário mediana em R$ 5.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.907,77 94.893,27 1.976,94 38,51
1º Quartil 3.470,19 41.642,29 867,55 16,90
Salário Mediana 5.800,00 69.600,00 1.450,00 28,25
3º Quartil 15.151,50 181.818,03 3.787,88 73,79
Teto Salarial 19.867,11 238.405,26 4.966,78 96,76


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 32.108 13.861,97 4.270,06 12.413,00 26.508,87 32.108,34
Rio de Janeiro - RJ 3.283 - 22.976 9.475,72 3.282,82 7.199,00 18.969,40 22.976,30
Belo Horizonte - MG 2.506 - 15.844 6.434,09 2.506,13 5.250,00 13.081,33 15.844,49
Brasília - DF 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Salvador - BA 3.507 - 15.526 7.152,44 3.506,51 5.937,00 12.818,26 15.525,87
Fortaleza - CE 3.037 - 13.161 6.276,81 3.037,42 5.921,00 10.865,64 13.160,79
Garanhuns - PE 1.412 - 3.114 2.063,65 1.412,00 2.017,00 2.571,00 3.114,07
Porto Alegre - RS 2.897 - 18.821 8.631,65 2.897,35 8.437,00 15.538,56 18.820,77
Goiânia - GO 2.544 - 14.398 5.955,18 2.543,55 4.599,00 11.887,29 14.398,24
Curitiba - PR 3.789 - 16.697 7.479,40 3.788,55 6.106,00 13.784,77 16.696,53
Santo André - SP 2.107 - 13.676 4.646,49 2.107,00 2.375,00 11.290,92 13.675,90
Recife - PE 2.829 - 14.891 6.514,71 2.829,22 5.143,00 12.294,00 14.890,86
Barueri - SP 3.024 - 21.470 7.824,93 3.024,43 5.000,00 17.726,10 21.470,38
São Luís - MA 2.979 - 12.625 5.666,46 2.978,56 4.680,00 10.423,48 12.625,24
Campinas - SP 2.582 - 16.430 7.257,15 2.582,13 6.138,00 13.565,06 16.430,41
Juiz de Fora - MG 2.874 - 11.473 5.916,02 2.874,33 5.350,00 9.471,93 11.472,69
Uberlândia - MG 3.158 - 14.563 6.335,35 3.158,33 4.763,00 12.023,40 14.563,10
Niterói - RJ 2.654 - 15.030 6.227,69 2.654,44 4.909,50 12.409,10 15.030,27
João Pessoa - PB 2.036 - 8.896 4.036,16 2.035,92 2.928,00 7.344,33 8.895,68
São José dos Campos - SP 2.900 - 18.410 7.149,06 2.900,00 5.000,00 15.199,52 18.410,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.867 - 27.388 10.551,79 2.867,38 7.811,00 22.611,78 27.388,07
Rio de Janeiro 2.809 - 20.972 8.221,73 2.809,35 6.043,00 17.315,00 20.972,45
Minas Gerais 2.285 - 13.703 5.871,15 2.284,86 5.000,00 11.313,27 13.702,97
Rio Grande do Sul 2.334 - 16.665 7.170,04 2.333,53 5.800,00 13.758,93 16.665,23
Pernambuco 1.509 - 9.504 3.644,05 1.509,36 2.571,00 7.846,62 9.504,06
Bahia 2.525 - 14.265 6.397,75 2.525,40 5.560,00 11.777,13 14.264,81
Goiás 2.638 - 13.867 6.036,82 2.637,68 5.000,00 11.448,57 13.866,86
Paraná 2.359 - 15.874 6.443,66 2.358,97 5.046,00 13.105,33 15.873,56
Ceará 2.569 - 12.368 5.809,50 2.569,04 4.851,50 10.210,83 12.367,66
Distrito Federal 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Santa Catarina 2.235 - 12.315 5.606,30 2.234,67 4.889,00 10.167,01 12.314,59
Maranhão 2.494 - 11.959 5.407,09 2.493,95 4.680,00 9.873,16 11.958,67
Espírito Santo 2.647 - 15.321 6.974,95 2.646,80 6.402,00 12.649,34 15.321,26
Mato Grosso do Sul 2.243 - 17.922 6.430,46 2.243,11 3.972,00 14.796,68 17.922,19
Mato Grosso 2.102 - 12.360 5.067,86 2.101,81 3.794,00 10.204,53 12.360,03
Paraíba 1.930 - 8.484 3.804,66 1.930,25 2.800,00 7.004,73 8.484,34
Pará 2.100 - 14.648 5.930,78 2.100,33 4.018,50 12.093,57 14.648,10
Amazonas 2.122 - 17.732 6.913,74 2.122,00 5.767,00 14.639,70 17.732,04
Alagoas 1.595 - 13.549 5.405,95 1.594,80 4.946,00 11.186,30 13.549,18
Sergipe 2.071 - 13.177 5.630,41 2.071,33 4.092,00 10.879,00 13.176,97
Rio Grande do Norte 2.238 - 15.130 6.250,00 2.237,50 5.386,00 12.491,38 15.129,93
Tocantins 2.023 - 14.979 5.851,85 2.023,33 4.750,00 12.366,67 14.978,88
Roraima 3.923 - 19.106 10.201,96 3.922,67 10.612,00 15.774,17 19.106,14
Piauí 1.588 - 15.919 5.592,16 1.588,00 3.949,00 13.142,50 15.918,59
Rondônia 3.064 - 18.960 7.006,41 3.064,25 4.800,00 15.653,75 18.960,29
Amapá 1.414 - 9.814 3.741,21 1.414,00 2.437,50 8.102,67 9.814,19
Acre 1.500 - 6.056 2.845,33 1.500,00 2.686,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • participar em conselhos;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • planejar ações de sensibilização;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • elaborar plano estratégico;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • participar de conferência de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • implementar programas de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • delegar funções;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • aprovar contratações e demissões;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar resultados financeiros;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • prestar auditoria;
    • levantar custo por departamento;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • avaliar programas implementados;
    • definir instruções de serviços internos;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • prestar assessoria;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • planejar ações de educação permanente;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • liderar pessoas;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • contratar auditorias;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • realizar convênios e parcerias;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar empatia;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • planejar ações de capacitação;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar criatividade;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • prestar consultoria;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • calcular custo de tratamentos;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • produzir material técnico-científico;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • definir estratégias de avaliação;


    Setores que mais contratam Gerente de apoio e diagnóstico de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista