Salário para o cargo de Secretário bilíngüe de presidência
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe de presidência

Um Secretário bilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,87 e R$ 9.861,49, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.106,87 13.282,49 276,72 5,21
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 7.520,80 90.249,56 1.880,20 35,38
Teto Salarial 9.861,49 118.337,93 2.465,37 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerir suprimentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;

  • Atividades

    • controlar prazos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • digitar documentos;
    • administrar pendências;
    • confeccionar clippings;
    • traduzir documentos;
    • confirmar presença;
    • reproduzir documentos;
    • transmitir recados;
    • elaborar lista de presença;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • capacitar equipe;
    • elaborar atas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • ciceronear visitas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • transcrever textos;
    • dar suporte a expatriados;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • protocolar correspondência;
    • cobrar respostas;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • dar suporte durante o evento;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • cobrar relatórios;
    • demonstrar sensibilidade;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • colher assinatura;
    • preparar sala/local;
    • demonstrar discrição;
    • elaborar relatórios;
    • tomar ditados;
    • cobrar ações;
    • atender pedidos e solicitações;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • identificar o assunto;
    • administrar arquivos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • registrar correspondência;
    • divulgar informações;
    • classificar documentos;
    • acompanhar processos;
    • ordenar documentos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • anotar informações;
    • trabalhar sob pressão;
    • redigir documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • requisitar material;
    • formatar documentos;
    • controlar malote;
    • dar suporte em reuniões;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • pesquisar informações e dados;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • atualizar arquivos;
    • encaminhar certificados;
    • selecionar pessoal;
    • marcar compromissos;
    • levantar necessidades de material;
    • direcionar informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • transmitir fax;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • definir horários;
    • encaminhar documentos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar prestação de contas;
    • datilografar documentos;
    • receber correspondência;
    • administrar conflitos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • demonstrar paciência;
    • escolher cardápio;
    • atender ligações telefônicas;
    • formular pedidos de compra;
    • trabalhar em equipe;
    • cadastrar documentos;
    • preparar apresentações;
    • arquivar correspondência;
    • revisar traduções;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • conferir material;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • ler documentos;
    • elaborar base de dados;
    • programar as atividades da equipe;
    • orientar pessoas;
    • enviar convite ou convocação;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • fornecer informações;
    • enviar correspondência;
    • contornar situações adversas;
    • anotar recados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • reservar sala/local;
    • avaliar a equipe;
    • demonstrar dinamismo;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • cancelar compromissos;
    • elaborar documentação escolar;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • recepcionar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • cotar preços;
    • fazer checklist;
    • secretariar reuniões;
    • fazer ligações telefônicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • identificar a natureza do documento;
    • assinar documentação escolar;
    • encaminhar pessoas;
    • demonstrar senso de organização;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • triar correspondência;
    • administrar estresse;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar proatividade;
    • pesquisar local;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • controlar cronogramas;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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