Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,93 e R$ 6.955,59, com a média salarial de R$ 2.842,56 e o salário mediana em R$ 1.758,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.842,56 34.110,68 710,64 13,35
1º Quartil 1.509,93 18.119,21 377,48 7,09
Salário Mediana 1.758,00 21.096,00 439,50 8,26
3º Quartil 5.304,63 63.655,53 1.326,16 24,91
Teto Salarial 6.955,59 83.467,04 1.738,90 32,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.823 - 15.996 5.947,38 1.823,48 4.006,50 13.206,26 15.995,82
Brasília - DF 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Belo Horizonte - MG 1.657 - 12.184 4.421,34 1.657,13 2.909,00 10.059,40 12.184,25
Goiânia - GO 1.425 - 6.331 2.531,25 1.424,70 1.700,00 5.227,12 6.331,24
Rio de Janeiro - RJ 1.565 - 17.897 5.926,75 1.564,65 3.500,00 14.775,83 17.896,93
Manaus - AM 1.488 - 7.210 2.858,31 1.488,16 2.000,00 5.952,58 7.209,94
Florianópolis - SC 1.726 - 9.776 4.770,45 1.726,06 4.603,00 8.071,38 9.776,29
Curitiba - PR 1.597 - 8.799 3.396,53 1.597,25 2.200,00 7.264,47 8.798,94
Cuiabá - MT 1.421 - 4.704 2.154,40 1.421,20 1.606,00 3.883,39 4.703,67
Porto Alegre - RS 1.583 - 11.360 4.130,26 1.583,31 2.574,00 9.378,56 11.359,59
Fortaleza - CE 1.436 - 8.151 3.165,07 1.436,30 2.136,00 6.729,19 8.150,59
Campo Grande - MS 1.429 - 4.181 2.057,17 1.428,92 1.625,00 3.451,95 4.181,11
Salvador - BA 1.500 - 9.565 3.877,54 1.500,04 2.769,50 7.896,74 9.564,77
Teresina - PI 1.437 - 5.836 2.975,72 1.436,51 2.853,24 4.818,25 5.836,01
Palmas - TO 1.412 - 3.639 1.865,78 1.412,00 1.500,00 3.004,58 3.639,23
São Luís - MA 1.463 - 8.449 3.667,51 1.462,51 2.810,00 6.975,40 8.448,81
Recife - PE 1.485 - 9.109 3.315,95 1.485,29 2.000,00 7.520,41 9.108,95
Uberlândia - MG 1.438 - 4.097 2.018,06 1.438,31 1.600,00 3.382,45 4.096,93
Belém - PA 1.416 - 6.982 2.836,99 1.416,30 2.100,00 5.764,47 6.982,09
Londrina - PR 1.544 - 4.716 2.264,71 1.544,07 1.800,00 3.893,42 4.715,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.557 - 11.496 4.002,01 1.556,55 2.200,00 9.491,55 11.496,45
Minas Gerais 1.412 - 5.762 2.343,49 1.412,00 1.550,00 4.757,10 5.761,94
Goiás 1.412 - 4.374 2.037,00 1.412,00 1.500,00 3.611,39 4.374,23
Rio Grande do Sul 1.481 - 5.125 2.302,85 1.481,32 1.713,00 4.231,04 5.124,76
Paraná 1.445 - 5.049 2.316,93 1.444,90 1.808,00 4.168,53 5.049,05
Santa Catarina 1.605 - 6.641 2.781,05 1.604,89 1.922,00 5.483,05 6.641,23
Mato Grosso 1.412 - 3.439 1.862,34 1.412,00 1.565,00 2.839,36 3.439,11
Rio de Janeiro 1.469 - 14.496 4.662,38 1.468,59 2.200,00 11.968,00 14.496,00
Distrito Federal 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Mato Grosso do Sul 1.423 - 3.283 1.837,82 1.423,10 1.600,00 2.710,51 3.283,05
Bahia 1.412 - 6.224 2.466,07 1.412,00 1.520,00 5.138,22 6.223,57
Pará 1.412 - 4.128 1.993,92 1.412,00 1.519,00 3.408,47 4.128,44
Amazonas 1.461 - 7.113 2.829,69 1.460,62 2.000,00 5.872,31 7.112,71
Rondônia 1.412 - 3.165 1.775,41 1.412,00 1.506,00 2.612,70 3.164,58
Pernambuco 1.424 - 6.518 2.644,71 1.423,96 1.738,00 5.381,64 6.518,41
Maranhão 1.412 - 6.214 2.473,06 1.412,00 1.500,00 5.130,12 6.213,75
Ceará 1.412 - 7.555 2.911,26 1.412,04 1.802,00 6.237,72 7.555,32
Tocantins 1.412 - 3.232 1.760,61 1.412,00 1.440,00 2.668,18 3.231,79
Espírito Santo 1.423 - 4.923 2.185,19 1.423,49 1.549,50 4.064,16 4.922,63
Piauí 1.413 - 5.579 2.560,92 1.413,29 2.097,00 4.606,44 5.579,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.422 3.157,84 1.412,00 1.956,50 6.953,30 8.422,04
Paraíba 1.413 - 5.295 2.234,75 1.412,57 1.510,00 4.371,24 5.294,58
Alagoas 1.412 - 6.491 2.486,09 1.412,00 1.500,00 5.359,10 6.491,10
Acre 1.412 - 3.945 1.998,23 1.412,00 1.524,00 3.257,05 3.945,04
Sergipe 1.412 - 5.524 2.251,72 1.412,00 1.500,00 4.560,60 5.523,93
Roraima 1.412 - 5.486 2.250,71 1.412,00 1.500,00 4.529,25 5.485,96
Amapá 1.412 - 4.773 2.191,46 1.412,00 1.706,00 3.940,30 4.772,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerir suprimentos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • reproduzir documentos;
    • cancelar compromissos;
    • ordenar documentos;
    • ciceronear visitas;
    • cotar preços;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • requisitar material;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • prestar serviço de intérprete;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar lista de presença;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • tomar ditados;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • direcionar informações;
    • elaborar convites e convocações;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • administrar arquivos;
    • demonstrar iniciativa;
    • cobrar ações;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • identificar a natureza do documento;
    • reservar sala/local;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • anotar recados;
    • capacitar equipe;
    • formatar documentos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • administrar pendências;
    • receber correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • administrar estresse;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • solicitar verbas;
    • demonstrar paciência;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • pesquisar local;
    • colher assinatura;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • transmitir fax;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • elaborar base de dados;
    • administrar conflitos;
    • selecionar pessoal;
    • avaliar a equipe;
    • controlar prazos;
    • anotar informações;
    • demonstrar sensibilidade;
    • formular pedidos de compra;
    • identificar o assunto;
    • classificar documentos;
    • enviar correspondência;
    • acompanhar processos;
    • recepcionar pessoas;
    • triar correspondência;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • pesquisar informações e dados;
    • atender ligações telefônicas;
    • encaminhar documentos;
    • cobrar relatórios;
    • fornecer informações;
    • dar suporte em reuniões;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • redigir documentos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • controlar cronogramas;
    • contornar situações adversas;
    • secretariar reuniões;
    • programar as atividades da equipe;
    • controlar malote;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • transcrever textos;
    • cadastrar documentos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • elaborar documentação escolar;
    • ler documentos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • divulgar informações;
    • trabalhar sob pressão;
    • confirmar presença;
    • transmitir recados;
    • protocolar correspondência;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • orientar pessoas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • escolher cardápio;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • demonstrar dinamismo;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • enviar convite ou convocação;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • revisar traduções;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar proatividade;
    • encaminhar certificados;
    • elaborar atas;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • preparar sala/local;
    • conferir material;
    • encaminhar pessoas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • arquivar correspondência;
    • levantar necessidades de material;
    • datilografar documentos;
    • dar suporte durante o evento;
    • confeccionar clippings;
    • atender pedidos e solicitações;
    • definir horários;
    • demonstrar discrição;
    • elaborar relatórios;
    • traduzir documentos;
    • preparar apresentações;
    • cobrar respostas;
    • marcar compromissos;
    • fazer checklist;
    • dar suporte a expatriados;
    • digitar documentos;
    • registrar correspondência;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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